Apreciação da beleza

Sjale/Shutterstock A capacidade de apreciação da beleza permite uma contemplação e interação intensa com a natureza

A Apreciação da Beleza é uma força de caráter que se refere à habilidade de encontrar, reconhecer e ter prazer na existência do “bom” no mundo físico (ambiente) e social (talento e virtude nos outros). A pessoa que percebe e aprecia a beleza e a excelência em diferentes domínios da vida possui a força de caráter identificada como reverência. Esta é uma virtude de transcendência porque ela conecta aquele que a possui com algo maior que ele mesmo, podendo ser arte ou música; o desempenho extraordinário de um atleta; a majestade da natureza; ou o brilho moral de outras pessoas.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Benefícios da Apreciação da Beleza

  • Pessoas com a força da apreciação têm um olhar mais sensível sobre o cotidiano, as pessoas, as artes e a natureza.
  • Indivíduos que apreciam o belo contemplam, com prazer, e de forma diferenciada toda forma legítima de expressão humana e natural.
  • A admiração às diferentes formas de expressão da venustidade e diversidade proporciona ao indivíduo experiências emocionais únicas e extraordinárias.
  • Confere um sentido maior às relações interpessoais e uma interpretação mais aprofun­dada e positiva dos acontecimentos diários.
  • Pode ser utilizada como uma forma para “ressignificar” problemas e sentimentos negativos.

Revelações sobre o Indivíduo

Este indivíduo se reconhece como alguém que sabe admi­rar natural e profundamente a beleza da vida. Possui uma visão sensível e, por isso, faz leituras diferenciadas do ambiente. Sua forma de apreciação da beleza influencia diretamente em suas experiências emocionais e relações sociais.

Mostra-se extrema­mente admirado pela capacidade das pessoas e da natureza de manifestarem suas habilidades e dons naturais. Com isso, sente-se agraciado e feliz por testemunhar momentos em que a beleza salta aos olhos e o surpreende.

Reflexões sobre a Força da Apreciação da Beleza

  • Como a apreciação da beleza influencia em seu estado emocional no dia a dia?
  • O que o leva a crer que sabe apreciar o belo de forma plena?
  • O que sente quando presencia manifestações de beleza?
  • Como seu olhar diferenciado influencia as pessoas a sua volta?
  • Como esta habilidade melhora sua vida?

Subutilização da Virtude

A força de apreciação da beleza permite ao indivíduo am­pliar sua visão de mundo. Entretanto, pode acabar sendo subuti­lizada quando a pessoa apenas “vê”, não procura compreender estas manifestações e tampouco aplicar os aprendizados contidos em cada mensagem. Deste modo, a apreciação ganha apenas à finalidade de observação estática e não de promoção dos conheci­mentos, explícitos e implícitos, contidos em cada manifestação do belo presenciada.

PSC

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Faça o nosso teste!

Formas de Usar a força Apreciação da Beleza

  • Procure apreciar a beleza, mas especialmente tirar destas experiências e lições que lhe ajudem em seu dia a dia.
  • A beleza realmente está nos olhos de quem a vê. Por isso, procure mostrar às pessoas ao seu redor como enxergar a beleza contida em diferentes aspectos de uma situação.
  • Experimente apreciar aspectos de sua própria beleza e comece a ressaltá-los.
  • Use a apreciação da beleza para amparar-se de estímulos positivos em meio a tantas informações negativas.
  • Reconheça sinceramente a beleza das pessoas que es­tão próximas a você e alimente relacionamentos interpessoais mais saudáveis com estas.

E você, como tem exercitado seu olhar, suas relações e sentimentos? O que de belo consegue ver e sentir em você, no mundo e nas pessoas à sua volta? Compartilhe suas reflexões sobre Apreciação da Beleza!