Voltar

Conheça a Teoria dos Traços de Liderança

Publicado em | 0 comentários
Teoria dos Traços de liderança

Jirsak/Shutterstock O desejo de liderar é um das características atribuídas ao líder nato segundo a Teoria dos Traços de Liderança. Conheça as outras!

De acordo com a Teoria dos Traços de Liderança certas pessoas naturalmente nascem com determinadas características de que as tornam mais ou menos aptas a liderar. O foco do estudo foi, então, reconhecer as características hereditárias que levam uma pessoa a desenvolver habilidades e competências que se relacionam diretamente com a figura do líder em seu ambiente de trabalho e também fora dele.

Embora esta teoria ao longo dos anos tenha sido muito criticada por estudiosos do comportamento humano, o fato é que até hoje muitos pesquisadores ainda trabalham para identificar o que faz uma pessoa ser um líder nato ou não. Como reflexo disso, vemos tanto dentro como fora da internet inúmeros conteúdos apresentando às características dos líderes, já que esta ainda é uma resposta que muitos profissionais para orientar sua própria liderança.

Entretanto, segundo o antropólogo Francis Galton, 1869, “a liderança é uma exclusividade de um número reduzido de indivíduos, mérito de pouco e reflexo de traços imutáveis que não podem ser desenvolvidos.” Ou seja, você nasce ou não nasce líder. Já no século 20, o professor Administração e Psicologia, da Universidade de Ohio, Ralph Stogdill, defendeu veementemente que a Teoria dos Traços de Liderança não tem nenhum sentido. Quem está certo afinal?

Afinal, a liderança é uma característica nata ou pode ser desenvolvida?

 

O fato é que mesmo sem conhecer quais são as características apontadas pela Teoria dos Traços de Liderança, de modo geral, todos nós acabamos introjetando algumas convicções a respeito deste assunto e passando a observar as pessoas sob esta perspectiva. Assim, é natural que percebamos quando uma criança age diferente, como um pequeno líder; conduzindo as brincadeiras e influenciando os amiguinhos a seguir suas ideias.

Mesmo sem saber se este comportamento vai permanecer em sua vida adulta, consideramos como sendo um indicador de sua personalidade e também de seu perfil de liderança, afinal, todos os outros poderiam estar guiando a brincadeira, mas aquela criança em específico foi quem tomou à frente. Não existe certo ou errado, este é apenas mais um ponto de vista que vale ser observado.

A Teoria dos Traços de Liderança

Segundo a Teoria dos Traços da Liderança existem seis habilidades comuns encontradas nos líderes natos e que se baseiam em três dimensões: personalidade, aspectos físicos e intelectuais e que são:

  • Desejo de liderar
  • Ambição e energia
  • Autoconfiança
  • Honestidade e integridade
  • Conhecimentos específicos
  • Inteligência

Mesmo apresentando estas características, a teoria dos traços de liderança ainda é refutada por muitos especialistas exatamente por não comprovar quais são as habilidades universais, ou seja, quais são aquelas competências que de modo geral todos os líderes possuem. Assim, embora demonstre alguns atributos, suas evidências não são fortes o suficiente para que seja uma mapeador de lideranças definitivo.

Ainda assim, seus preceitos são usados para avaliar e separar as lideranças efetivas daquelas com um desempenho desejável. E você acredita que líderes nascem líderes também? Deixe sua opinião nos comentários.

Ah, e se quiser desenvolver realmente suas habilidades de liderança, conheça o Leader Coach Training e torne-se o melhor líder que você pode ser!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!