Voltar

Conheça a Roda das Competências e como esta ferramenta pode ser utilizada

Publicado em | 0 comentários
Roda das Competências

Marinini/Shutterstock A Roda das Competências é uma ferramenta de Coaching que ajuda a fazer uma autoavaliação de suas habilidades!

Como o próprio nome sugere; a Roda das Competências é uma poderosa ferramenta do Coaching que tem o intuito de avaliar o grau e o nível de competências e capacidades de profissionais, colaboradores ou gestores de uma empresa ou organização.

Trata-se de um método que se baseia em avaliar, dentro de uma escala de 1 a 10, diversas habilidades e capacidades profissionais presentes no dia a dia corporativo de um negócio.

Uma ferramenta bastante utilizada para avaliar não só profissionais e equipes como também melhorar aptidões necessárias para a conquista dos bons resultados em qualquer empresa.

Roda das Competências: Como funciona?

A roda das competências é utilizada através de um diagrama em formato circular divididos em oito partes. Cada parte se refere a alguma habilidade a ser mensurada pelo indivíduo.

Em cada competência é utilizada uma série de perguntas poderosas que levam os profissionais a uma mudança de pensamento que verdadeiramente gere uma ação. Confira abaixo:

  1. Empreendedorismo – Em uma escala de 0 a 10 que nota você dá para a sua capacidade de empreender, propor novas ideias em seu trabalho, realizar um novo projeto, desenvolver algo novo em sua vida pessoal ou profissional? O quanto você tem se esforçado para pensar fora da caixa e feito algo inovador em qualquer área de sua vida?

Este questionamento nos leva a refletir e mensurar o quanto estamos estagnados sem que muitas vezes não percebamos.

  1. Comunicação – Em uma escala de 0 a 10 como o seu nível de comunicação tem impactado a vida das pessoas ao seu redor: clientes, amigos, parceiros e colegas de trabalho? Como a sua maneira de se comunicar tem influenciado positivamente outras pessoas e tem te feito crescer enquanto pessoa e profissional?
  1. Desenvolvimento de pessoas e orientação para resultados – Em uma escala de 0 a 10 o quanto você tem alcançado os resultados que almeja? O quanto os resultados tem feito diferença em sua vida pessoal e profissional?
  1. Inovação – De 0 a 10 o quanto você se considera um profissional inovador? O que você realmente tem feito para trazer algo novo, inovador e transformador para o meio onde vive e para o seu ambiente de trabalho?

         5. Relacionamento interpessoal – Como está o seu relacionamento interpessoal? Você convive bem como seus colegas de trabalho, gestores, amigos ou mesmo familiares? O que você pode fazer hoje para melhorar ainda mais a sua convivência coletiva?

  1. Criatividade – Você se considera uma pessoa criativa? O que tem feito, efetivamente e na prática, para potencializar ainda mais o seu lado criativo? O que você tem feito diariamente para aprimorar e desenvolver a criatividade seja em seus projetos pessoais, sociais ou profissionais? O quanto você verdadeiramente acredita que a criatividade é importante para o seu trabalho e sua vida?
  1. Liderança de equipes e trabalho – Você se considera um líder ou chefe? Quais competências de um bom líder você tem desenvolvimento e aperfeiçoado continuamente? O quanto a sua gestão de liderança tem impactado os seus colegas, subordinados e superiores? Você sabe trabalhar em equipe? E gerenciar equipes de forma eficaz?
  1. Orientação para o cliente – Em uma escala de 0 a 10 o quanto o seu cliente tem sido a prioridade em seu trabalho e atividades diárias? O quanto você tem se esforçado para doar o seu melhor visando à satisfação do cliente?

Todos estes questionamentos, também conhecidos como perguntas poderosas, tem um único objetivo: levar os profissionais a refletir sobre cada um destes tópicos, avaliar os pontos positivos e negativos a fim de gerar mudança que transforme não só o profissional em questão como também a equipe, departamentos e a empresa como um todo.

E você, já conhecia a roda das competências? Já utilizou esta ferramenta em algum momento de sua vida profissional? Na formação Professional & Self Coaching – PSC você encontra esta e outras poderosas ferramentas para desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais e uma infinidade de métodos, técnicas e recursos para ir além em todos os sentidos.

Gostou do texto? Deixe o seu comentário e lembre-se de sempre curtir e compartilhar estes poderosos conhecimentos em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!