Voltar

Conheça a Liderança Autoritária e seus Impactos na Organização

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / alphaspirit Conheça as características do líder autoritário e seus impactos na organização

Os estilos ou tipos de liderança são variados. Como exemplos, podemos citar o líder que é focado apenas na execução, no cumprimento das tarefas, das regras e normas regidas pela empresa. Esse modelo de liderança pode ser denominado como autoritário ou autocrático, pois seu desempenho leva em consideração somente as opiniões do chefe, ou seja, é feito de forma individual, sem ouvir o que os liderados têm a dizer.

Dessa forma, o gestor define o que será feito, como será feito e quem o fará sem perguntar nada a ninguém. Esse tipo de atitude acaba sendo ineficiente, pois tende a trazer insatisfação aos colaboradores, que, por consequência, não desenvolverão um trabalho a contento.

Características da Liderança Autoritária:

    • Liderança com base no poder.
    • Preocupa-se com processos.
    • Os fins justificam os meios.
    • Pouca habilidade para feedback/desenvolvimento dos liderados.
    • Incapacidade de ouvir.
    • Baixa competência para lidar com pessoas

O Líder Ditador

Outra consequência que esse modelo de liderança traz é a falta de mobilização por parte do liderado, pois como o líder autoritário sempre está à frente de tudo, tomando todas as decisões, o colaborador simplesmente não faz questão de participar, faz somente o que lhe mandam. O sentimento de insatisfação predomina e ele acaba se sentindo uma máquina de produção, assim que termina um trabalho já lhe enviam outro, apenas para que ele o execute.

Nesse contexto, esse tipo de gestor é comparado a um ditador, já que, estando ou não presente, sua figura denota cobrança e punição severa em caso de erros. O líder com esse perfil faz elogios, críticas e julgamentos de forma pessoal, desconsiderando os fatores profissionais que devem existir e predominar nas relações de trabalho.

Esse tipo de liderança pode ser utilizada com funcionários novos que ainda não foram treinados e desconhecem as tarefas que irão desempenhar, bem como as regras e normas da empresa. Ela também funciona com pessoas que precisam de acompanhamento constante e de uma grande quantidade de detalhes nas informações e ordens.

É preciso usar esse perfil também quando o liderado tenta desafiar seu superior, desrespeitando-o e não cumprindo com as suas obrigações. Entretanto, o melhor caminho do líder é buscar o entendimento e não a opressão, porém este perfil conciliador e aberto vai de encontro ao modelo mental do líder autoritário, o que conflita diretamente com os seus interesses como gestor.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!