Você conhece a história, ou melhor, a fábula: A Vida de uma Águia? Aposto que você já ouviu falar sobre algo parecido e muitas coisas sobre este fantástico pássaro, que vive em altas montanhas, tem comportamentos bem diferenciados e também lições a nos ensinar. Ficou curioso? Pois bem, vamos conhecer melhor sua trajetória de vida e aprender como e porque a águia consegue transformar-se e renovar-se sempre e de maneira extraordinária.

A Vida de uma Águia

Segundo cientistas, as águias são animais que possuem uma grande longevidade, podendo viver mais de 70 anos, tal qual um ser humano. Entretanto, para chegar a ser uma bela e forte setentona, este pássaro precisa superar a crise dos quarenta e tomar uma importante decisão, que significa o fim ou a continuação de sua jornada evolutiva.

Como qualquer um, com o passar do tempo, seu corpo se transforma e, muitas vezes, começa a apresentar dificuldades para fazer coisas que antes eram muito simples e fáceis. No caso da águia, suas unhas acabam crescendo e se tornando mais flexíveis do que o necessário para caçar suas presas.

Do mesmo modo, o seu bico afiado, antes alongado, com o tempo se curva, o que impede de se alimentar. Se não bastasse tudo isso, as asas também ficam curvadas demais e as penas se tornam mais velhas e pesadas, o que torna a tarefa de voar um tanto quanto complicada e difícil.

Olhando para todos estes problemas, parece que os dias da águia estão contados, não é mesmo?  Como poderia, então, este falcão: voar, caçar e se alimentar? É neste momento que esta belíssima e imponente ave deve tomar a decisão mais importante de sua vida: morrer ou passar por um doloroso processo de transformação com duração de 150 dias. E agora, o que fazer?

Viver! Este é o objetivo deste corajoso animal. Para isso, a águia refugia-se num ninho, no alto de uma montanha, onde esteja segura e começa o seu difícil processo de renovação. O primeiro e mais importante passo a fazer é bater o seu bico velho na parede até arrancá-lo completamente e depois esperar nascer um novo.

Feito isso, é hora usar sua biqueira para arrancar as unhas velhas e rígidas e esperar que nasçam novamente. Por fim, chega o momento de tirar com o bico todas as penas velhas e esperar que nasçam outras novinhas e mais leves. Depois de longos e dolorosos cinco meses de reclusão, dor e sacrifício eis que este corajoso pássaro finaliza seu processo de renovação e sai para o seu tão esperado voo da vitória.

PSC

Esta fábula da vida da águia nos mostra, com exemplos práticos, a importância de termos um tempo para nós mesmos, para renovar as nossas energias, tirar de nós aquilo que não nos faz bem e que está atravancando nosso desenvolvimento e, às vezes, até nossa sobrevivência emocional e física.

Pense nesta história e reflita sobre quais aspectos, de sua vida e carreira, também precisam ser renovados e se você também não está precisando de um tempo para si mesmo.  Caso não saiba como começar este processo de autoconhecimento tão essencial, minha dica é: invista em Coaching e em seu processo de autodescobrimento.

Com este poderoso auxílio, assim com a águia, você terá o apoio de técnicas, ferramentas e métodos para acelerar ou potencializar seus resultados em todos os sentidos. Por isso, pare para repensar sua vida e programe-se para viver o seu melhor e chegar muito bem não só aos setenta, mas aos oitenta, noventa ou mesmo cem anos de idade. Acredite, renove-se e viva cada vez mais que você poderá chegar onde quiser!