As dinâmicas para jovens, individuais ou em grupo, são excelentes ferramentas utilizadas com o objetivo de avaliar perfis comportamentais, selecionar profissionais adequados a um determinado cargo ou ocupação, entrosar colaboradores e, ainda, desenvolver profissionais e equipes e engajá-las.

Essas técnicas são atividades de fácil aplicação e entendimento, desenvolvidas com objetivos específicos. Por meio delas, os participantes vivenciam diversas situações em que são avaliadas as suas principais características, talentos, aptidões, traços de personalidade, pontos fortes e de melhoria, além de comportamentos em momentos de desafio — como conflitos, tomadas de decisão, entre outros.

Neste artigo, vamos entender melhor para que servem as dinâmicas, conhecer quais são os benefícios dessas atividades junto ao público jovem e conferir 3 exemplos de dinâmicas prática e interessantes. Continue a leitura e saiba mais!

Para que servem as dinâmicas?

Comumente utilizadas durante processos seletivos, as dinâmicas para grupos de jovens podem ser um valioso aliado para empresas e organizações aperfeiçoarem e maximizarem o seu capital humano. Quando realizadas de maneira eficaz, podem ser benéficas e gerar resultados positivos dentro do ambiente corporativo.

Existem diversos tipos de dinâmicas para diversas finalidades, como: recrutar profissionais, promover engajamento, gerar motivação, aumentar o entrosamento de equipes, desenvolver habilidades e competências, organizar projetos, quebrar o gelo, desenvolver líderes etc.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

3 exemplos de dinâmicas para jovens profissionais

PSC

Confira a seguir 3 tipos de dinâmicas para jovens, cada uma com uma finalidade diferente:

1. Dinâmica de entrosamento entre equipes

Nesse modelo de dinâmica, os participantes são dispostos em um círculo, onde cada profissional deve se apresentar dizendo o seu nome, a sua idade, a sua função e uma característica ou qualidade pessoal com a inicial do seu próprio nome. Se desejar, o instrutor da dinâmica também pode pedir para o participante citar a qualidade que o colega anterior falou, estimulando a atenção aos demais participantes e um pouquinho da memória!

Essa atividade é importante para quebrar o gelo e gerar entrosamento entre equipes que ainda não se conhecem, como melhorar a comunicação entre departamentos diferentes ou entre novas contratações.

2. Dinâmica do desafio

Para essa dinâmica, é necessário providenciar uma caixa de bombom embrulhada e uma música animada. Os profissionais são dispostos em círculo e, ao ouvirem a música tocar, cada membro deve repassar a caixa ao próximo até a música parar. Quando a música parar deve-se abrir a caixa e fazer o que for solicitado dentro dela — no caso, comer os bombons.

Dentro da caixa, também pode haver algumas mensagens escritas em papel, contendo atividades positivas (receber uma massagem) e atividades negativas (fazer 5 flexões), estimulando as pessoas a correrem riscos.

O intuito dessa brincadeira é mostrar aos participantes o quanto o medo dos desafios pode nos privar de resultados benéficos e que devemos enfrentá-los a fim de receber uma recompensa positiva no final.

3. Dinâmica da iniciativa

Para essa atividade, o instrutor deve colocar os participantes em um ambiente separado, dividindo-os em pequenos grupos. Em seguida, entregar um bilhete com a seguinte frase: “Estas são as tarefas que devem ser realizadas em 10 minutos. Volto logo”. Neste recado devem estar listadas diversas tarefas, algumas simples e outras mais complexas, como: providenciar uma pinça, um chocolate, um documento com foto, um apontador etc.

O objetivo dessa dinâmica é avaliar o poder de iniciativa dos participantes de irem atrás dos objetos solicitados, bem como o trabalho em equipe, tomada de decisão, entre outros aspectos.

Quais são os benefícios de aplicar dinâmicas aos jovens?

Um líder é alguém que demonstra o que é possível. Os jovens, geralmente, demonstram energia e paixão em tudo o que fazem. Mas, para ser um bom líder, é preciso compreender mais do isso. É preciso ter habilidades. Daí a importância das dinâmicas.

Hoje, é vital ter uma visão global para liderar bem. Também é fundamental ter um modelo ou alguém a quem procurar em tempos de enfrentar crises. O desafio da liderança é ser dominante, embora não rude demais; ser enfático, mas não fraco. As dinâmicas de grupo ajudam os jovens a confiarem nos seus líderes, mas, mais do que isso, a confiarem nos seus colegas e em si mesmos.

Abaixo, citamos algumas das qualidades que são evidenciadas ou estimuladas quando o jovem participa dos treinamentos e dinâmicas.

  • Coragem

Embora muitas características e comportamentos sejam inatos, as pessoas têm a capacidade de aprender ou perder a coragem. Pode parecer clichê, mas é da maior importância fazer um esforço consciente para enfrentar situações difíceis, embaraçosas ou que colocam o indivíduo no centro das atenções. Em um ambiente controlado, as dinâmicas auxiliam nesse processo.

  • Iniciativa

Outra característica importante para começar algo novo é a iniciativa de aproveitar uma nova oportunidade e de ter disposição ao enfrentamento de situações novas. As dinâmicas muitas vezes convidam os participantes a fazer algo que nunca fizeram, o que aumenta o seu repertório mental e fortalece a sua criatividade e a sua inteligência emocional.

  • Poder de decisão

Um jovem com poder de decisão é algo altamente desejável. É muito mais provável que as pessoas depositem a sua confiança em uma pessoa que sabe para onde está indo e que pode tomar decisões claras e coerentes do que confiar em alguém que está paralisado pela indecisão. Algumas dinâmicas fortalecem essa habilidade.

  • Perseverança

Perseverança é a combinação de paixão e trabalho árduo. A perseverança pode ajudá-lo a se redefinir e é uma receita certa para o sucesso. Essa característica consiste em saber lidar com as perdas e em não desistir diante das dificuldades, sendo impulsionada pelo otimismo e pela esperança. Há muitas dinâmicas que exploram essa competência.

  • Responsabilidade

Quando você é um líder pertencente a um grupo, você também é responsável pelas suas ações. Por isso, é importante entender as personalidades das pessoas que trabalham ao seu redor. Cumpra as promessas que você faz, não apenas para os outros, mas para si mesmo. As dinâmicas em grupo estimulam a responsabilidade, pois ajudam as pessoas a perceberem o quanto elas dependem umas das outras, sobretudo no trabalho.

O mundo está mudando rapidamente, e mais líderes jovens são necessários para preencher a lacuna da liderança no topo. Empresas, organizações e governos estão incentivando mais jovens líderes a se mobilizar e a tomar iniciativas para liderar. Essas qualidades são obrigatórias e o ajudarão a tornar-se o jovem líder que você quer ser ou a fazer dos jovens da sua empresa profissionais extremamente competentes.

E você, ser de luz, já conhecia alguma dessas dinâmicas? Já participou de alguma delas no seu ambiente de trabalho? Como foi a experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!