Conheça algumas Dinâmicas de Integração de Grupo

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de outubro de 2015
pessoas mãos dadas

Dinâmicas de Interação – desenvolver e estimular o trabalho em equipe
Créditos da Imagem: Wavebreakmedia   Via: Depositphotos

Dinâmicas de interação são importantes ferramentas para integrar e unir colaboradores e equipes. Isso porque elas têm como finalidade desenvolver e estimular o trabalho em equipe, característica fundamental para a realização de qualquer tarefa ou atividade no meio organizacional. Com elas, os colaboradores irão se conhecer melhor, terão uma visão diferenciada tanto do trabalho que exercem quanto o de seus colegas e, de quebra, ainda estreitarão seus laços, fazendo assim com que tenham respeito mútuo.

Exemplos de Dinâmicas de Integração

Dinâmica para reconhecimento do grupo

Esta dinâmica de grupo tem como objetivo fazer com que os participantes se conheçam, interajam e criem laços que poderão contribuir com as atividades diárias do ambiente de trabalho.

Material utilizado

Folha de papel e caneta

Como é feita?

O condutor da dinâmica deve distribuir um papel e uma caneta para cada um dos participantes, pedindo para que escrevam coisas sobre sua vida pessoal e personalidade. Este processo deve demorar, no máximo, 10 minutos.

Em seguida, o condutor deve recolher as folhas, misturá-las e distribuí-las. Cada participante deve, então, ler as informações escritas e tentar descobrir a pessoa a quem se refere o conteúdo, justificando sua escolha.

Bandeira Pessoal

O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes conheçam suas habilidades e pontos que podem ser melhorados.

Material

Folhas em branco e lápis de cor

Como é feita?

O condutor da dinâmica deve distribuir folhas e lápis de cor, explicando que, assim como cada país possui a sua bandeira, cada um deve fazer sua própria bandeira pessoal a partir de seis perguntas:

  1. Qual é o seu maior sucesso individual?
  2. O que gostaria de mudar em si mesmo?
  3. Quem é a pessoa que você tem mais admiração?
  4. Qual o seu maior talento?
  5. O que você mais aprecia na vida?
  6. Quais as maiores facilidades e dificuldades de trabalhar em equipe?

Cada pergunta deverá ser respondida com um pequeno desenho, símbolo, palavra ou frases curtas. Depois de finalizadas as bandeiras, o condutor deve pedir que cada um apresente e compartilhe o resultado com os demais, ressaltando o que achou mais interessante na bandeira de cada um e o que descobriu sobre si e o grupo.

Toca do Coelho

O objetivo desta dinâmica é quebrar o gelo entre os participantes e promover integração entre a equipe.

Como é feita

O condutor deve dividir a equipe em grupos de três pessoas, sendo que duas devem estar de mãos dadas — simbolizando uma toca — e a terceira no meio, simulando o coelho.

Em seguida, o condutor deve dar um sinal para que os coelhos troquem de toca e, em seguida, para que as tocas também troquem de lugar. Assim, todos acabam se conhecendo e entrando em contato entre si.

Dois Círculos

O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes se conheçam, e funciona principalmente em empresas com grande número de integrantes.

Material utilizado

Música a escolher

Como é feita?

O condutor deve pedir para que as pessoas se dividam e façam dois círculos, sendo um dentro do outro, ambos com a mesma quantidade de pessoas.

Quando a música começar a tocar, cada círculo deverá girar para um lado. Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar a quem que ficou à sua frente. Esta dinâmica deverá ser repetida até que todos tenham se apresentado.

Você achou este artigo interessante? Então contribua deixando seu comentário.