mão colocando moeda em cofre

© Depositphotos.com / Rangizzz Economizar dinheiro é, muitas vezes, o caminho para a conquista de seus objetivos.

Economizar dinheiro parece mais fácil do que realmente é. Isso porque não basta apenas gastar menos, é necessário conseguir guardar o dinheiro economizado e resistir às inúmeras tentações de gastá-lo com itens dispensáveis.

Dicas para guardar dinheiro

Veja, abaixo, algumas dicas que podem lhe ajudar a poupar dinheiro:

Tenha um orçamento

Anotar todos os gastos mensais e dividi-los em categorias é fundamental para conseguir guardar dinheiro. Assim, fica mais fácil visualizar onde está o vazamento que leva seu dinheiro aos poucos, bem como quais gastos podem ser cortados sem prejuízo à sua vida.

Tenha objetivos

Quando há um objetivo, você automaticamente tem foco e disciplina. Defina pelo menos três sonhos com prazos diferentes para serem concluídos, como liquidar as dívidas, comprar um carro novo, a casa própria ou mesmo viajar.

Calcule quanto poupar

Divida o valor do seu sonho pelo tempo para conquistá-lo, e lembre-se de guardar este valor em uma aplicação protegida da inflação e de pagamento de juros.

Poupe primeiro

PSC

O valor a ser guardado deve ser reservado assim que receber o salário ou qualquer receita. Deixar para poupar no fim gera o risco de gastar tudo.

Evite os impulsos

Antes de comprar, avalie se você realmente precisa daquilo, se há necessidade da compra ser efetuada naquele momento e se você tem dinheiro para comprar à vista. Esta é uma forma de evitar comprar por impulso.

Compre à vista

Além de evitar juros, o pagamento à vista permite que negocie um preço melhor e tenha possíveis descontos. Você também evita ter que comprometer seu dinheiro por um determinado tempo até pagar todas as prestações.

Guarde 10% do que ganha

Esse é o mínimo para construir independência financeira. Com o passar do tempo, você pode investir em um plano de previdência privada.

Cuidado com o cartão de crédito

O valor do limite do cartão de crédito não deve ultrapassar a metade de sua renda. Evite ter mais de um cartão e, ao utilizá-lo, tenha certeza de que terá dinheiro para pagar toda a fatura.

Cuidado com o cartão de débito

Por ser mais prático, ele acaba sendo mais perigoso. Tenha cuidado para não gastar demais e anote todos os gastos. Sempre que possível, prefira usar dinheiro.

Aproveite liquidações

Abuse de liquidações de fim de estação para comprar roupas de inverno no verão, por exemplo. Mas tome sempre o cuidado de não comprar coisas que não precisa.

Coma em casa

Comer fora de casa é outro gasto mensal que pode ficar maior do que o próprio gasto com a compra do mês. Deixe as saídas para ocasiões especiais e, no dia a dia, prefira levar comida de casa.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.