Profissional meditando em estado zen em seu trabalho

Luis Molinero/Shutterstock Para entrar no Estado Zen alguns minutos de meditação já são suficientes.

Já pensou em ficar em Estado Zen em seu trabalho? Desenvolver inteligência emocional para lidar com as pressões e ter um tempo diariamente para renovar suas ideias e energias? Pois bem, a meditação no trabalho é um dos artifícios que os profissionais têm usado para serem ainda mais produtivos.

No dia a dia na empresa, temos que atender diversas demandas, lidar com nossos desafios profissionais e com os mais diversos tipos de pressões por resultados. Tudo isso, em mais ou menos proporção, pode nos levar a ficar estressados ou mesmo a perder o autocontrole.

Por isso mesmo, é importante contar com mecanismos que ajudem a lidar com tudo isso da melhor forma possível, bem como a melhorar a qualidade de vida no trabalho e também a aumentar concentração e bem-estar e muito mais.

 O Que é o Estado Zen?

Quando estamos mais relaxados é comum ouvir das pessoas à nossa volta que estamos “Zen”. Sim, mas isso não acontece por acaso. Advinda da cultura chinesa, a palavra Zen é proveniente do universo do Budismo e, consiste numa forma de meditação que nos ajuda a entrar num estado de consciência mais tranquilo.

Por isso mesmo praticar diariamente a meditação é muito benéfico, pois nos permite esvaziar a mente, substituir pensamentos negativos por positivos e ficar mais calmos e tranquilos. Por isso, investir em meditação é bom tanto para a nossa mente como para o corpo e a alma, uma vez que ajuda a equilibrar os três aspectos importantes e a nos tornamos mais efetivos.

Neste sentido, se destacam dois tipos de meditar Zen que podem ser aplicados em sua rotina para ajudar a lidar com suas demandas diárias de forma mais assertiva. O primeiro é chamado Soto, cuja meditação é feita em silêncio. O segundo é Rinzai, que tem uma abordagem diferente, pois estimula a expansão da mente por meio de metáforas.

Entre em Estado Zen no Trabalho!

PSC

Trazendo para o nosso dia a dia profissional, meditar em silêncio pode ser realizado por alguns instantes, como na hora do almoço, por exemplo, ou mesmo antes de chegar ao trabalho. A intenção é que assim, possamos nos conectar a emoções positivas desde cedo ou mesmo mandar embora sensações e pensamentos negativos que acumulamos ao longo do dia.

Como Meditar no Trabalho

Para isso, escolha de preferência um local silencioso (seu carro ou sala de descanso, por exemplo), coloque uma canção tranquila, de preferência instrumental ao fundo, acomode-se de forma confortável em sua cadeira, puff ou banco do carro. Comece fazendo movimentos de respiração pausadamente, inspirando e expirando.

Neste instante, especialmente se tiver estressado, busque não pensar em nada por alguns instantes, esvaziar a mente mesmo. Em seguida, faça o movimento de substituição, trazendo pensamentos e ideias positivas para o lugar daquilo que está afligindo sua mente.

A cada pensamento bom que visualizar sentirá mais e mais bem-estar e tranquilidade. Com isso, também conseguirá ficar mais calmo para tomar decisões da forma racional e não impulsiva, por exemplo. Ah, lembre-se de marcar o tempo para não relaxar demais e perder o horário.

Isso ajuda a ficarmos realmente zen, a nos estressarmos menos com os problemas e a termos mais clareza e inteligência emocional para resolvê-los sem fazer tempestade em copo d’água. Além disso, a meditação aumenta o poder de concentração nas tarefas, a ficarmos mais atentos aos detalhes, a termos pensamentos mais ágeis, pois com a mente aberta, abre-se também um leque de possibilidades não exploradas, o que favorece um bom desempenho também.

Outro benefício de aprender a relaxar na hora certa é conseguir filtrar as energias do ambiente e atrair para si apenas ideias e sentimentos positivos. Isso acontece porque a meditação é sempre guiada para o bem-estar da pessoa, o que condiciona a que tenha comportamentos e crenças congruentes com a paz interior e, exterior, que deseja ter em seu trabalho e vida pessoal.

Isso não quer dizer que você deva ficar “slow”, ou seja, mais devagar ao realizar suas demandas só porque meditou. Muito pelo contrário, sua mente deve estar limpa e seu corpo energizado para que assim possa agir e conquistar os resultados extraordinários em sua carreira.