objetivos-profissionais-curriculum-dicas

Objetivos Profissionais – Exemplos para o seu currículo

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de dezembro de 2017

Em se tratando da apresentação dos objetivos profissionais, o currículo é o cartão de visita de um profissional, e é determinante para transmitir uma boa primeira impressão, garantindo que o candidato seja chamado para uma entrevista de emprego. Por isso, é preciso estar atento a todos os detalhes que compõe este documento essencial para a inserção no mercado ou empresa de interesse.

Acompanhe-me nesta leitura e confira quais são os requisitos  fundamentais que precisam ter em seu currículo, bem como nos objetivos profissionais dele, para que você sempre esteja entre os candidatos chamados para participar do processo seletivo.

Objetivos profissionais no currículo

Cada etapa do currículo requer informações pontuais e assertivas, que auxiliem nas respostas imediatas e favoreçam as chances do candidato ser chamado para uma entrevista pessoal. Entre os diversos campos, consta o tópico objetivo, responsável por responder diretamente para qual cargo, função e porque o profissional deseja determinada área de atuação.

O campo de objetivos profissionais auxilia o RH na identificação das expectativas do candidato, avaliando se elas estão alinhadas com o que a empresa necessita e tem a oferecer. Por isso, é determinante descrevê-lo adequadamente para gerar as oportunidades esperadas.

Ao escrever o objetivo no seu currículo, seja conciso e direto, mantenha o foco na descrição e evite transmitir uma imagem de indecisão e falta de projeção de carreira.

Objetivos Profissionais – Exemplos do que Colocar em seu Currículo

Agora vamos falar do que realmente você pode e deve inserir em seu currículo, para que os avaliadores da empresa para a qual você deseja trabalhar entendam melhor suas pretensões com relação à vaga.

Objetivo profissional para um cargo definido

Nesta área do currículo você vai demonstrar o seu interesse em ocupar um cargo específico dentro da empresa. Assim, o ideal é que você preencha o objetivo profissional da seguinte forma:

  • Desejo atuar como Analista de Marketing;
  • Objetivo atuar como Gerente Comercial;
  • Quero atuar como Consultor de Negócios;
  • Almejo trabalhar como Coach interno.

Objetivo profissional para um cargo indefinido

Neste caso, não existe uma vaga específica para a qual o candidato deseje se candidatar. Aqui o objetivo será preenchido de maneira mais genérica, informando em qual área da empresa o profissional pretende atuar.

  • Quero atuar no setor Comercial;
  • Quero atuar no departamento de Recursos Humanos;
  • Quero trabalhar na área de Comunicação e Marketing;

Objetivo profissional para primeira experiência no mercado de trabalho

Este é um dos casos que geram bastante dúvidas na cabeça das pessoas, visto que tratam-se de indivíduos que nunca tiveram uma experiência, mas desejam ingressar no mercado de trabalho. Nesta situação, é importante ser transparente, informando que se está em busca de uma primeira experiência e que deseja aprender e contribuir para o crescimento da organização com seus aprendizados.

  • Estou em busca do meu primeiro emprego.
  • Procuro uma oportunidade no setor de Atendimento ao Cliente;
  • Busco oportunidade de trabalho e minha primeira experiência profissional na área de Telemarketing.

Dicas extras

Além destes objetivos, que são voltados para situações um pouco mais específicas, existem aqueles que devem ser preenchidos no sentido de deixar clara quais são as intenções do candidato com a empresa a longo prazo. Confira alguns, a seguir:

  • Contribuir para o crescimento da organização, por meio do aprimoramento dos conhecimentos que vou obter, ao ocupar o cargo pretendido;
  • Colaborar com o crescimento e desenvolvimento da organização como um todo, colocando em prática os conhecimentos adquiridos ao longo de minha experiência acadêmica e profissional;
  • Contribuir para que a empresa alcance os resultados que almeja, buscando sempre o desenvolvimento de minhas competências e habilidades profissionais.

Dicas de como fazer um currículo

O currículo funciona como um resumo da vida profissional e acadêmica de cada pessoa, servindo para mostrar suas capacitações e habilidades para as empresas que o indivíduo pretende ingressar. Nele, você coloca suas informações mais importantes, além de dados básicos como nome, telefone e e-mail. Para garantir um currículo profissional, existem algumas dicas que você pode seguir:

Use informações objetivas. Um currículo muito longo pode se tornar cansativo e ainda corre o risco de não atender às expectativas do RH. Lembre-se de colocar apenas os dados relevantes para o cargo que você está se candidatando.

Ao colocar seu e-mail para contato, use uma conta profissional ou uma que contenha seu nome. Evite e-mails pessoais e com nomes engraçados, pois isso pode passar uma postura imatura.

Só coloque fotos caso seja realmente necessário para a vaga. Caso contrário, melhor não. Use uma linguagem clara, evitando termos muito formais ou gírias. Lembre-se de que o objetivo do seu currículo é ser profissional e direto.

Uma dica importante

Antes de finalizar, acredito ser importante compartilhar com você uma última dica, para que você possa obter ainda mais sucesso em sua jornada profissional. O seu currículo deve conter apenas informações que condizem com realidade, ou seja, nada de inventar experiências, técnicas, habilidades ou competências que simplesmente não existem.

Digo isso, pois tudo o que for inventado, em algum momento, quando você já estiver dentro da empresa, precisará ser comprovado. Sendo assim, o que você vai fazer se precisar realizar algo que disse ter conhecimento em seu currículo e durante todo o processo seletivo, porém, na hora da prática, não consegue desenvolver?

Nesse momento, a sua credibilidade profissional será colocada em cheque e você vai precisar se desdobrar para esclarecer a situação. Assim, a minha dica é ser transparente do começo ao fim do processo, para que a sua carreira não seja comprometida no futuro.

E se caso você perder uma oportunidade por não dominar os conhecimentos ou habilidades que a empresa busca naquele momento, não se desespere, pois a vaga certa vai surgir para você muito em breve.

Agora é com você! Seguindo essas dicas e se dedicando às informações de seu currículo, as chances de ser chamado para uma entrevistas serão maiores do que você imagina! Desejo-lhe Boa sorte em sua busca e te convido a compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também possam se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Copyright: 533726257 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockfour