Finalmente chegou o seu tão esperado mês de férias, entretanto, você não planejou nenhuma viagem e nem nada e agora surge aquele dilema de como aproveitar o tempo ocioso e não deixar que este período de folga seja perdido. Fique tranquilo, porque no que depender de mim as suas férias ainda serão maravilhosas.

Para que seu tempo livre não vire um tempo ocioso e para que possa realmente descansar seu corpo e sua mente de forma produtiva e positiva, vou compartilhar com você doze dicas para que possa aproveitar seus dias e voltar ao trabalho completamente renovado. Continue lendo, confira e aproveite!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

12 Dicas de Como Aproveitar o Tempo Ocioso Durante as Férias

Planejar férias pode ser a melhor parte das férias 

Estudos comprovam que grande parte do prazer das férias acontece antes delas, no momento do planejamento. Quando pensamos no divertimento que teremos, sentimos quase o mesmo prazer de estar naquele lugar, mas o pensamento pode durar mais que a experiência em si – então prolongue o período de planejamento para ter prazer por vários meses.

Organize suas ideias 

Antes de fazer qualquer coisa busque lembrar de todas as coisas que você sempre disse que gostaria de fazer quando tivesse suas merecidas férias. Faça uma lista destas atividades (reformar a casa, ver mais seus pais, ficar mais tempo com os filhos, estudar, organizar suas coisas, fazer cursos, cuidar do visual…) defina suas metas e parta para ação!

Faça programas culturais 

Veja o roteiro cultural da sua cidade, identifique os filmes, peças, exposições em cartaz, os shows e eventos que vão acontecer naquele tempo ocioso e preencha este espaço com atividades de seu interesse. Aproveite ainda para ler aqueles livros que estão encostados ou visitar lugares de que goste muito.

Fuja da Rotina 

PSC

Foque nas atividades que te dão prazer. Preencha seus dias com momentos prazerosos. Pesquisas mostram que as pessoas mais felizes durante as férias se cercaram de amigos, praticaram exercícios, fizeram atividades relaxantes, boas refeições e socializaram. Fuja da rotina!

Aproveite a companhia da família e amigos 

Na rotina diária, muitos momentos se perdem em decorrência da falta de tempo para ficar com a família, fazer as refeições juntos, assistir a filmes juntinhos no sofá, passear no parque, ir ao cinema ou ao clube, curtir a noite com os amigos com mais liberdade, por exemplo. Aproveite então para estar mais próximo das pessoas que ama, para visitar seus pais, conversar mais com seus filhos, amigos e estar mais presente. Essa troca vai ser maravilhosa!

Busque inspiração nas férias para o trabalho 

Não se desligar do trabalho não é uma situação boa para quem está de férias. Com certeza poderá estragar seus passeios. Esqueça os e-mails, ligações de trabalho, whatsapp. A ideia é se desligar para descontrair e relaxar. O que é muito pertinente e bacana de se fazer é usar suas experiências vivenciadas durante as férias como insights para seu trabalho, especialmente quando é seu próprio negócio, pode ser algo prazeroso de se fazer durante o período de descanso.

Fracione suas saídas de férias 

um estudo mostrou que nosso cérebro tende a voltar aos níveis de satisfação anteriores às férias com muita rapidez, por isso, em vez de passar um mês inteiro viajando, é melhor fazer várias viagens de até oito dias distribuídas ao longo do ano. Isso também faz com que você tenha vários períodos de descanso.

Cuide de si mesmo 

Sabe aquelas coisas que você quer ou precisa fazer, mas está adiando há tempos: como ir ao médico, fazer seus exames de rotina, resolver questões pendentes no banco, começar a ir à academia, a fazer ioga, meditação ou dar um up grade no visual. Bem, aproveite suas férias, seu tempo ocioso para fazer o que te deixa bem, aquilo que vai lhe dar mais qualidade de vida, resolver seus problemas e conferir mais satisfação aos seus dias.

O inesperado é inesquecível 

Fazer coisas novas “faz bem”. O nosso cérebro, quando é exposto a situações e experiências inéditas, precisa de mais tempo para absorvê-las. Por isso, o tempo parece demorar mais para passar quando estamos na fase da infância que na idade adulta, quando somos expostos a coisas mais corriqueiras. Deixe espaço para o inesperado em suas férias e elas passarão menos rápido.

Faça meditações e cuide do corpo 

Depois que as férias terminam a tendência é que o corpo e a mente fiquem ainda em um ritmo mais desacelerado. A volta ao trabalho pode lhe causar estranheza. Para que isso não aconteça, recarregue suas baterias e esteja pronto para mais alguns meses de trabalho ou estudo. Você deve se sentir renovado, tanto fisicamente, como mentalmente. Para ajudar com isso, os exercícios físicos e as meditações são ótimas atividades. Escolha o tipo de exercício que você mais gosta e atenda às necessidades de seu corpo, uma caminhada, natação, academia. E não se esqueça de cuidar da mente. Medite!!!

Mantenha-se informado com certa distância 

Para muitos profissionais, férias é: fazer o que sempre faz mas em outro ambiente. Não podem se desligar totalmente do trabalho? Ou você é daquelas pessoas que não aguentam ficar totalmente alheio do que está acontecendo na empresa? Se você não se sente bem ficando tão distante, cheque o seu e-mail profissional a cada três dias, ou pergunte para os colegas como andam as coisas. Porém, mantenha uma distância segura: evite ao máximo fazer qualquer tipo de trabalho durante o seu descanso. 

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Faça Coaching 

Aproveite suas férias para fazer aquele treinamento que você está namorando há tempos, um curso de atualização, empreendedorismo, dança ou gastronomia, por exemplo, ou mesmo o seu curso de Coaching, o Professional & Self Coaching – PSC, que vai ajudar em seu desenvolvimento profissional e pessoal em todos os sentidos e te apoiar a conquistar suas metas e objetivos e ter resultados cada vez mais extraordinários em sua vida.

Por fim, invista também seu tempo ocioso em não fazer nada, afinal de contas você está de férias e pode e precisa relaxar também. Coloque seus chinelos, uma roupa leve e confortável e aproveite para fazer o que quiser, até mesmo nada. Isso também vai te dar tempo para pensar em sua vida de forma mais desacelerada. Só não vá se acomodar no sofá; circule, movimente-se e aproveite suas férias da melhor maneira possível, pois você merece!

Deixe seu Comentário!

 

Copyright:  Yuganov Konstantin/Shutterstock