Voltar

Conceito e definição de RH

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / peshkova A sigla RH pode fazer referência ao departamento de gestão de pessoas, e também aos seres humanos que compõem a organização.

A sigla RH é associada majoritariamente ao departamento responsável pela gestão das pessoas dentro de uma organização. Mas, ela também faz referência às pessoas da empresa, aos recursos humanos dessa. A relação com o departamento surgiu pela ligação à atividade que, tradicionalmente, desempenha: a de gerir ocapital humano da empresa, ou seja, as pessoas.

A função clássica do departamento de pessoal se limitava à contratação e manutenção de pessoas nas empresas, sem se importar com questões externas ao departamento — que também têm grande importância para as organizações. Diante da necessidade de um departamento que atuasse conjuntamente aos demais setores, surgiu a necessidade de um novo formato de atuação.

Evolução do departamento de recursos humanos: novas definições

As novas demandas das empresas, no que diz respeito à gestão de pessoas, surgiram pela necessidade de alinhar estrategicamente as práticas dos departamentos aos objetivos da organização. À definição de recursos humanos, foi adicionada a noção de integração estratégica com o todo da empresa. Assim, ações como captar, manter, treinar, desenvolver e motivar pessoas, fornecer suporte à criação e a continuidade de planos de carreira, desenvolver métodos para controlar e avaliar sistematicamente funcionários, desenvolver ações motivadoras, gerir as mudanças organizacionais e trabalhar para manutenção de um bom clima e cultura organizacional são as principais atribuições de uma definição atualizada de gestão de recursos humanos.

A conceituação construída acerca do termo recursos humanos vem dos primórdios da organização industrial mundial. Foi no início do século 20 que as principais empresas começaram a pensar ações que provessem melhores condições de trabalho. Nos Estados Unidos, as práticas de recursos humanos surgiram de maneira empírica, antes mesmo de uma construção teórica. Somente no meio do século que surgiu, no Reino Unido, uma instituição ligada exclusivamente à gestão de pessoas. A partir da década de 1960, a gestão de recursos humanos ganhou espaço definitivo nas organizações e nas construções acadêmicas da administração cientifica.

A gestão de recursos humanos tem função essencial no bom andamento das atividades da empresa. Sua atenção especial às necessidades dos colaboradores, ao desempenho de funções estratégicas diversas, à manutenção de um clima organizacional e de ações motivadoras para os funcionários propicia o suporte necessário para as pessoas se desenvolverem profissionalmente e apresentarem melhores resultados.

Gostou deste artigo? Compartilhe nos comentários o que você achou!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!