Voltar

Conceito de Qualidade de Vida no Trabalho

Publicado em | 0 comentários

Uber Images/Shutterstock Empresas que investem na qualidade de vida no trabalho beneficiam diretamente os seus profissionais e aumentam seus resultados

O conceito de Qualidade de Vida no Trabalho consiste em ações específicas visando à melhoria contínua dos processos tecnológicos, estratégicos, operacionais e humanos de uma empresa. Na prática, visa oferecer aos colaboradores melhores condições, uma atenção maior, e oferecer um ambiente mais condizente e que favoreça o seu desenvolvimento do profissional durante a realização de seu trabalho.

Durante a Revolução Industrial, o que menos importava era a satisfação dos funcionários, que, muitas vezes, trabalhavam em situações análogas a escravidão e, em locais, que atentavam diretamente contra sua saúde e segurança física e mental. Só a partir da década de 1920, com a criação da Escola das Relações Humanas, que a qualidade de vida no trabalho passou a ser objeto de estudo e de interesse, o que ao longo dos últimos anos trouxe grandes melhorias ao longo do tempo para os trabalhadores.

Pensar na qualidade de vida no trabalho é, então, um grande avanço para os profissionais dentro e fora das empresas, uma vez que defende estilos de vida mais saudáveis, a maior valorização dos profissionais e oferecer-lhes as condições necessárias para que possam realizar suas demandas e tarefas dentro de um ambiente favorável para isso.

Benefícios da Qualidade de Vida no Trabalho

    • Aumento das condições de vida melhores no trabalho
    • Aumento da produtividade
    • Diminuição no índice de faltas (absenteísmo)
    • Aumento da motivação profissional
    • Diminuição das doenças provenientes do trabalho
    • Maior engajamento com a empresa
    • Diminuição da rotatividade de funcionários
    • Melhoria nas relações interpessoais
    • Maior efetividade das lideranças
    • Alinhamento com a cultura organizacional
    • Aumento do índice de felicidade no trabalho

Objetivos da Qualidade de Vida no Trabalho

Ao desenvolver um projeto de qualidade de vida no trabalho a empresa mostra, na prática, que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários e estimula o seu crescimento e desenvolvimento de forma contínua. Além disso, a QVT estimula a saúde no trabalho e práticas mais positivas que impactem no estilo de vida do colaborador e aumente o seu bem-estar e autossatisfação.

Com isso, não apenas o profissional é beneficiado, pois ao incorporar novos hábitos, ele também consegue estendê-los aos seus familiares; o que gera maior qualidade de vida também para as pessoas com quem se relaciona. Por isso, é essencial que as empresas estejam atentas e busquem implantar em seus planejamentos de Gestão de Pessoas, a QVT.

Isto é importante para agregar valor às ações da organização e criar um ambiente positivo, onde os funcionários sintam-se valorizados e possam se tornar mais produtivos e engajados. Invista nesta ideia, invista em qualidade de vida no trabalho!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!