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Conceito de Planejamento: O Que é e Como Funciona?

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Baranq/Shutterstock Planejar é a arte de antecipar e definir as ações que serão realizadas afim de obter os resultados desejados

O conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

Muitos profissionais e empresas ainda subestimam a sua importância, porém sem um planejamento estratégico efetivo, dificilmente suas metas e objetivos serão alcançados do modo esperado. Com isso, os indivíduos administram, erroneamente, sua carreira e finanças e as organizações sofrem com a má gestão de pessoas, produtos e serviços.

Isso ocorre porque sem planejamento, ambos tomam decisões erradas e prejudiciais ao seu futuro. Por isso, planejar é a melhor forma de visualizar o estado desejado, sair do estado atual e estimular o desenvolvimento.

Esta ação é fundamental para compreender quais são os nossos pontos de melhoria ou mesmo aqueles aspectos que podem ser potencializados. Deste modo, conseguimos definir, com mais assertividade, quais estratégias adotar e quais os melhores caminhos a seguir em determinada situação.

A importância do planejamento no dia a dia

A partir do momento em que definimos que precisamos ou queremos conquistar alguma coisa, é essencial, fazer um planejamento pessoal ou profissional que nos permita alcançar efetivamente este objetivo.

Se, por exemplo, uma pessoa deseja fazer uma viagem internacional, um MBA numa boa escola, comprar um carro ou casa própria, ou ainda investir num procedimento estético cirúrgico, ela precisa planejar: onde, quando e como realizará esta meta.

Não basta apenas querer e esperar que algo mágico aconteça. É preciso planejar: o que inclui saber de quanto dinheiro precisa, quais as possibilidades (pagamento via cartão de crédito, financiamento bancário, empréstimo, saque da poupança), qual o prazo e quando deseja que isso aconteça.

Esta análise sistêmica das situações é essencial para a tomada de decisões assertiva e para ter êxito em suas ações. Esta fórmula também deve ser seguida pelas organizações, para que tanto seus processos como sua gestão de pessoas seja realizada de modo efetivo.

Isso permite organizar, planejar e fazer um cronograma de todas as atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Um bom planejamento permite às empresas fazer uma boa gestão financeira, administrar e definir quais são os investimentos mais assertivos e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Possibilita ainda gerir melhor o capital humano (relações interpessoais, liderança, comunicação, produtividade) e oferecer aos profissionais – cursos, dentro do planejado de T&D, treinamento e desenvolvimento, de modo que estes estejam realmente alinhados com os objetivos da empresa.

Atitudes pensadas levam aos resultados projetados. Por isso, lembre-se de planejar suas ações e não se deixe levar apenas pelas circunstâncias. Assuma a dianteira da sua vida, planeje e realize o seu próprio sucesso. Boa sorte!

 

Como desenvolver um planejamento de sucesso

Muitos autores definem o conceito de planejamento como a capacidade de combinar as condições internas (situação financeira, disponibilidade de tempo e conhecimento específico) com as oportunidades encontradas no ambiente externo (situação do mercado, empresas prestadoras do serviço, promoções) para tangibilizar uma meta ou objetivo.

Nesse sentido, o planejamento estratégico funciona como um mapeamento de todos os passos necessário para alcançar o que deseja. Esse processo pode ser reduzido a três pontos principais:

  • Situação atual
  • Situação desejada no futuro
  • Como alcançá-la

Etapas para um planejamento estratégico de sucesso

Análise do Cenário

O planejamento passa pela análise dos cenários externo e interno. Nessa etapa, deverão ser analisadas cuidadosamente todas as variáveis a favor e contra a realização dos objetivos, mapeando os pontos fortes e, principalmente, as limitações e ameaças, que podem ser tanto questões internas quanto externas. A análise do cenário seria o primeiro ponto do planejamento.

Definição de Objetivos

O segundo ponto são as projeções para o futuro, utilizando como base as informações conseguidas na análise do cenário. Os objetivos devem ser tangíveis, ou seja, quantificáveis ou constatáveis. Lembre-se que sem ter um destino a chegar, qualquer navio está a deriva.

Definição de estratégias

Quando você sabe onde está e para onde deverá navegar, fazer um mapa torna-se bem mais fácil. Podemos entender o conceito de planejamento como um trabalho de cartografia, que mapeia todos os pequenos pontos que deverão ser realizados e possíveis desvios na rota para contornar qualquer problema.

Nesse caso, a materialização do planejamento não será um mapa, mas um “programa de ações”. Esse documento contém um detalhamento de cada uma das estratégias a serem realizadas para que os objetivos possam ser alcançados.

Conseguiu entender bem o conceito de planejamento estratégico? Compartilhe o nosso artigo com seus amigos nas redes sociais!

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