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Conceito de Planejamento: O Que é e Como Funciona?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de dezembro de 2017

O conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente, uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.

Muitos profissionais e empresas ainda subestimam a sua importância, porém sem um planejamento estratégico efetivo, dificilmente suas metas e objetivos serão alcançados do modo esperado. Com isso, os indivíduos administram, erroneamente, sua carreira e finanças e as organizações sofrem com a má gestão de pessoas, produtos e serviços.

Isso ocorre porque sem planejamento, ambos tomam decisões erradas e prejudiciais ao seu futuro. Por isso, planejar é a melhor forma de visualizar o estado desejado, sair do estado atual e estimular o desenvolvimento.

Esta ação é fundamental para compreender quais são os nossos pontos de melhoria ou mesmo aqueles aspectos que podem ser potencializados. Deste modo, conseguimos definir, com mais assertividade, quais estratégias adotar e quais os melhores caminhos a seguir em determinada situação.

A importância do planejamento no dia a dia

A partir do momento em que definimos que precisamos ou queremos conquistar alguma coisa, é essencial, fazer um planejamento pessoal ou profissional que nos permita alcançar efetivamente este objetivo.

Se, por exemplo, uma pessoa deseja fazer uma viagem internacional, um MBA numa boa escola, comprar um carro ou casa própria, ou ainda investir num procedimento estético cirúrgico, ela precisa planejar: onde, quando e como realizará esta meta.

Não basta apenas querer e esperar que algo mágico aconteça. É preciso planejar: o que inclui saber de quanto dinheiro precisa, quais as possibilidades (pagamento via cartão de crédito, financiamento bancário, empréstimo, saque da poupança), qual o prazo e quando deseja que isso aconteça.

Esta análise sistêmica das situações é essencial para a tomada de decisões assertivas e para ter êxito em suas ações. Esta fórmula também deve ser seguida pelas organizações, para que tanto seus processos como sua gestão de pessoas seja realizada de modo efetivo.

Isso permite organizar, planejar e fazer um cronograma de todas as atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Um bom planejamento permite às empresas fazer uma boa gestão financeira, administrar e definir quais são os investimentos mais assertivos e melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Possibilita ainda gerir melhor o capital humano (relações interpessoais, liderança, comunicação, produtividade) e oferecer aos profissionais – cursos, dentro do planejado de T&D, treinamento e desenvolvimento, de modo que estes estejam realmente alinhados com os objetivos da empresa.

Atitudes pensadas levam aos resultados projetados. Por isso, lembre-se de planejar suas ações e não se deixe levar apenas pelas circunstâncias. Assuma a dianteira da sua vida, planeje e realize o seu próprio sucesso.

Como desenvolver um planejamento de sucesso

Muitos autores definem o conceito de planejamento como a capacidade de combinar as condições internas (situação financeira, disponibilidade de tempo e conhecimento específico) com as oportunidades encontradas no ambiente externo (situação do mercado, empresas prestadoras do serviço, promoções) para tangibilizar uma meta ou objetivo.

Nesse sentido, o planejamento estratégico funciona como um mapeamento de todos os passos necessários para alcançar o que se deseja. Esse processo pode ser reduzido a três pontos principais:

  • Situação atual – o ponto em que você se encontra neste momento e o que você tem e o que precisa para atingir suas metas e objetivos.
  • Situação desejada no futuro – aquilo que você deseja alcançar, onde quer estar daqui a 1, 5, 10, ou mais anos.
  • Como alcançá-la – o que é preciso que você tenha e desenvolva para alcançar o objetivo almejado. Quais recursos internos e externos serão necessários para a conquista.

Etapas para um planejamento estratégico de sucesso

É fato que um planejamento para ter o sucesso desejado, ele precisa ser bem desenvolvido e detalhado, caso contrário, está fadado ao fracasso. Veja o que necessário que um planejamento estratégico tenha, para que assim os objetivos sejam atingidos.

Análise do Cenário

O planejamento passa pela análise dos cenários externo e interno. Nessa etapa, deverão ser analisadas cuidadosamente todas as variáveis a favor e contra a realização dos objetivos, mapeando os pontos fortes e, principalmente, as limitações e ameaças, que podem ser, tanto questões internas quanto externas. A análise do cenário seria o primeiro ponto do planejamento.

Definição de Objetivos

O segundo ponto são as projeções para o futuro, utilizando como base as informações conseguidas na análise do cenário. Os objetivos devem ser tangíveis, ou seja, quantificáveis ou constatáveis. Lembre-se que sem ter um destino a chegar, qualquer navio está a deriva.

Definição de estratégias

Quando você sabe onde está e para onde deverá navegar, fazer um mapa torna-se bem mais fácil. Podemos entender o conceito de planejamento como um trabalho de cartografia, que mapeia todos os pequenos pontos que deverão ser realizados e possíveis desvios na rota para contornar qualquer problema.

Nesse caso, a materialização do planejamento não será um mapa, mas um “programa de ações”. Esse documento contém um detalhamento de cada uma das estratégias a serem executadas para que os objetivos possam ser alcançados.

Você conhece a 5W2H?

Uma das ferramentas mais conhecidas atualmente, amplamente difundidas em minhas formações de Coaching, e que facilitam ainda mais o processo de elaboração de um planejamento estratégico, é a 5W2H.

Trata-se basicamente de um plano de ação, que pode ser utilizado por empresas e indivíduos, para que sejam determinadas, de maneira detalhada as formas como ocorrerá o alcance dos objetivos. Assim, em uma planilha será inserido o objetivo principal a ser atingido, bem como às seguintes campos e informações:

  • What (O que) – neste campo estarão as informações pertinentes às ações que deverão ser executadas para o alcance do objetivo;
  • Why (Por que) – aqui vão estar as informações referentes aos motivos pelos quais deve-se trabalhar em prol de que o objetivo seja atingido;
  • Where (Onde) – neste estarão as informações que dizem respeito aos locais que serão direta e indiretamente afetados pelas ações a serem executadas;
  • Who (Quem) – quem serão os responsáveis pela execução das ações;
  • When (Quando) – este é o ponto que deve conter o cronograma de ações, com os prazos pré determinados para cada uma delas;
  • How (Como) – a resposta aqui deve ser referente ao método ou aos métodos que serão utilizados para o cumprimento de cada uma das ações;
  • How much (Quanto) – toda ação requer um custo. Sendo assim, será aqui que você vai inserir as informações sobre o custos, gastos e despesas, para que assim seja possível analisar a viabilidade de cada ação.

Veja que trata-se de uma ferramenta que lhe ajuda a ter mais clareza sobre cada uma das etapas de um planejamento estratégico, facilitando assim a sua elaboração, bem como a sua execução do começo ao fim.

Antes de finalizar este artigo, quero compartilhar com você um vídeo em que eu falo sobre como o Coaching pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais com maestria. Assista e deixe seu comentário me dizendo o que você achou:

Espero, verdadeiramente, que este artigo tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a importância de um planejamento e que ele lhe motive a elaborar o seu e a colocá-lo em prática ao longo deste ano que se inicia.

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