Voltar

Conceito de liderança transformacional

Publicado em | 0 comentários
líder e liderados

© Depositphotos.com / baranq A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa.

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Independentemente da área de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores, tudo isso por meio de seus exemplos e atitudes. O líder transformacional é um gestor que serve como um referencial positivo, cuja maneira com que trata as pessoas, resolve lacunas e alcança resultados é fonte e inspiração para todos.

Com a velocidade das mudanças e a alta competitividade do mercado, as organizações precisam estar preparadas para lidar com os momentos de transição, adaptando-se rapidamente a elas. Desse modo, o perfil do líder transformacional casa perfeitamente com esse cenário, repleto de exigências mutantes e frequentes.

As organizações precisam de líderes realmente capazes de implantar todas modificações necessárias, que culminem no aumento da motivação, do engajamento e, consequentemente, do desempenho dos colaboradores.

Esta capacidade de adaptação é uma das qualidades que destacam o líder transformacional nos momentos de crise. Sua competência em desenvolver soluções inovadoras e diferenciadas frente aos problemas faz com que conquiste a confiança de seus liderados e seja um gestor essencial à empresa.

Principais Competências do Líder Transformacional

Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Steve Jobs são exemplos de líderes que souberam transformar a realidade a seu redor e, com isso, inspirar pessoas a mudar, inovar e engajar-se em prol de um objetivo comum, além de desafiar todos a ir sempre um pouco mais além.

O líder transformacional compreende a importância do seu papel como agente de mudanças organizacionais e sociais. Por isso, não foge de suas responsabilidades e procura oferecer a seus liderados conhecimentos e experiências profissionais e pessoais, instruindo e fazendo com que todos sejam pessoas e colaboradores melhores.

Esse tipo de líder é aquele que sabe a hora de botar a mão na massa e o momento em que deve delegar as tarefas. Isso não significa apenas distribuir os afazeres, mas encontrar quem é a pessoa ideal para realizar cada tarefa, compreendendo as habilidades e competências de cada colaborador.

Saiba quais são as competências mais importante para os líderes transformacionais:

Carisma

O Carisma pode ser entendido como uma atração natural para envolver as pessoas e conquistar sua colaboração para realizar aquilo que foi proposto. Com uma comunicação clara e efetiva, o gestor de mudanças consegue a cooperação e o engajamento de seus liderados mais facilmente.

Visão

Esta habilidade é o que permite ao líder transformacional estar sempre antecipar-se aos problemas, solucionando-os antes que causem maiores danos. Desse modo, consegue o apoio de sua equipe e mantêm todos focados e comprometidos com alcance dos resultados.

Inspiração

Seus exemplos, feitos e atitudes são fonte de inspiração para os profissionais sob sua gestão. Isso cria um ambiente equilibrado, em que os colaboradores têm um referencial positivo para seguir e um modelo em quem se espelhar.

Busca por Desafios

Zona de conforto não combina com liderança. Seu foco está em evoluir continuamente, sempre desenvolvendo ou encontrando novos meios para fornecer oportunidades de desenvolvimento para as pessoas e de crescimento para a empresa.

Leader Coach Training

Embora essas características estejam presentes em todos os grandes líderes transformacionais, a maioria deles não nasceu com todas essas habilidades. A melhor ferramenta para transformar um gestor em um líder transformacional é Leader Coach Training. O programa, que se destaca por sua eficiência, utiliza princípios de coaching para metamorfosear os participantes.

Os profissionais que passam pelo treinamento conseguem desenvolver todo o seu potencial, realizando feitos que antes julgavam ser impossíveis. Todos os gestores que realizaram o treinamento conseguiram bater todas as suas metas, aumentando exponencialmente os lucros da organização. Além disso, esse líderes conseguem cativar e inspirar os membros da sua equipe, fazendo com que eles abracem os seus objetivos e se esforcem ao máximo para que eles sejam atingidos.

Inspire-se em suas ações e mude sua realidade e de outras pessoas, compartilhe esse texto em suas redes sociais!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!