Voltar

Conceito de Espiritualidade

Publicado em | 0 comentários
Espiritualidade

Kitja Kitja/Shutterstock A espiritualidade vai além da religião, tem a ver com fé, autoconsciência e paz interior

Espiritualidade abrange propósito de vida, crença (principalmente em si mesmo), e pode ser estimada como uma das mais humanistas e sublimes forças de caráter. E humanismo, em seu sentido amplo, quer dizer valorização do ser humano e da condição humana acima de todas as coisas – relaciona-se com a generosidade, compaixão e preocupação em dar valor aos atributos e realizações humanas.

A espiritualidade é definida como o empossamento de crenças coerentes a respeito da acepção do universo e do seu lugar nele, bem como na crença em um propósito maior. Ela não precisa estar ligada à religião, pois religião diz respeito a práticas ligadas a uma doutrina e a espiritualidade está vinculada à expansão de nosso ser por meio do conhecimento da essência do Universo, seja por meio da religiosidade ou não.

A Espiritualidade Vai além!

Em outras palavras, é a característica ou qualidade daquilo que é espiritual. Espiritualidade é uma predisposição humana de procurar acepção para a vida através de conceitos que transcendem aquilo que é tocável, em busca de um sentido de conexão com algo maior que si próprio.

Um indivíduo espiritualizado e amparado em sua fé tem uma consciência bastante maior de si mesmo, do mundo, dos seus pontos fortes e limitações, e das experiências que preenchem a história de vida de cada ser humano.

Esse indivíduo busca exercitar, dia após dia, suas crenças e seus valores morais e éticos, tornando-os presentes em cada pensamento, comportamento e ação, assim como, aplicá-los na efetivação de relacionamentos positivos.

A espiritualidade é um elemento que nos direciona e é de extrema importância na definição do propósito de vida e na construção do legado que um indivíduo quer deixar.

Características de uma Pessoa Espiritualizada:

  • Possui uma percepção diferente e holística da realidade que está à sua volta.
  • Possui facilidade de compreender e aceitar as diferenças.
  • Tem consciência da relevância de viver processos internos como forma de evolução de sua fé e espiritualidade.
  • Sua espiritualidade confere à sua vida a sensação de segurança, autoconhecimento, filiação, pertencimento, liberdade e identificação.
  • A maneira como vive a sua fé inspira e motiva as pessoas ao seu redor.
  • Sua religiosidade influencia diretamente em seus comportamentos e na maneira como define seus objetivos e metas, e direciona suas ações em todos os setores de sua vida.
  • Sente grande identificação com a natureza e, por isso, aprecia o ato de cuidar e contemplá-la.
  • Procura exercitar diariamente sua fé e fazê-la presente em cada pensamento, comportamento e ação, e também aplicá-la na construção de relacionamentos positivos.

A espiritualidade é um elemento direcionador e de vital importância na definição do propósito de vida e na construção do legado que o indivíduo quer deixar.

Espiritualidade e Saúde

Na atualidade, a espiritualidade está sendo muito estudada quando o assunto são as suas relações com a saúde humana. A OMS (Organi­zação Mundial de Saúde) tem embasado as investigações acerca da espiritualidade enquanto comitente do conceito multidimensional de saúde. Isto é, atualmente o bem-estar espiritual está sendo julgado como mais uma perspectiva do estado de saúde, juntamente às pro­porções corporais, sociais e psíquicas.

Pelo fato da espiritualidade ser diretamente ligada às crenças e convicções pessoais e à formação cultural e religiosa de cada indivíduo, a negação dessa diversidade pode levar a excessos, a comportamentos extremados justificados pela fé e, em casos mais drásticos, a guerras.

Essa posição extremista em relação à forma com que outras pessoas, grupos étnicos ou mesmo nações praticam a sua espiritualidade revela que, muitas vezes, mesmo uma pessoa espiritualizada pode estar mais focada em impor sua crença ao outro do que a entender o que há de positivo e semelhante naquilo que a religião do outro prega. O Coaching é totalmente avesso a essa vertente da espiritualidade.

Mesmo os ateus podem ser pessoas extremamente espiritualizadas, mesmo que eles deem outro nome para essa característica.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!