Comunique-se de forma eloquente e cresça na carreira - JRM Coaching

Comunique-se de forma eloquente e cresça na carreira

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de fevereiro de 2015

 

Comunicar-se de forma eloquente é ser persuasivo, expor claramente os argumentos e conseguir atingir seus interlocutores. Confira dicas para desenvolver sua oratória | Créditos da Imagem: autor halfpoint

Atributo cada vez mais valorizado pelas organizações devido à sua relevância para um ambiente de trabalho dinâmico, eficiente e de alto desempenho, a comunicação assertiva é aquela que é realizada de forma clara, bem articulada, concisa e objetiva.

Os indivíduos que dominam a habilidade de se expressar bem demonstram boa desenvoltura, defendem suas ideias de forma mais convincente e conseguem influenciar as pessoas ao seu redor. Por isso, é importante que esse seja um aspecto contemplado em seus planos para incrementar suas competências, a fim de aumentarem suas chances de sucesso em entrevistas de emprego, reuniões, apresentações, negociações e no trato com aos pessoas no dia a dia.

A seguir, relaciono algumas dicas poderosas que vão lhe auxiliar a incrementar sua oratória e quebrar as barreiras impostas pela dificuldade de se expressar.

7 dicas para você se comunicar de forma eficiente

 

Leia mais e procure desenvolver sua escrita

Ao ler algo, você está interpretando o argumento do autor, acompanhando o desenvolvimento do raciocínio e aumentando seu vocabulário. Escrevendo, você estará treinando a sua argumentação, a construção de seu raciocínio e a evitará redundâncias, sendo coeso e objetivo. Se você tem alguma apresentação ou outra ocasião que exigirá exposição de argumentos, prepare, previamente, um texto discorrendo sobre o tema que abordará e assim estará seguro de seus argumentos, organizando-os da melhor forma e certificando-se que nada fique de fora.

Esteja preparado

Como já foi dito, preparar-se para situações que argumentará e desenvolverá uma conversação é muito proveitoso. Adeque seus argumentos para que estejam mais claros e concisos possível, organize-os de forma que você consiga prender a atenção dos interlocutores e surpreendê-los ao concluir a argumentação. Busque sempre vislumbrar possíveis contestações aos seus argumentos e conceba uma resposta prévia.

Escute atenciosamente as pessoas

Assim como a leitura e a escrita, ao se atentar a exposição de argumentos de outra pessoa você será capaz de identificar o modo como ela estrutura seus argumentos, além de realizar uma leitura de seu corpo e interpretar seus sinais.

Atenção ao que o corpo comunica

Os sinais corporais realmente transparecem nosso estado emocional. Atente-se a sua postura, procure demonstrar naturalidade e confiança, exponha as ideias com calma, sem apreensão, olhe as pessoas nos olhos e tente não exagerar na gesticulação das mãos.

Cuidado com o vocabulário

Certas ocasiões exigem que palavras utilizadas informalmente sejam esquecidas. Procure utilizar palavras simples, ser compreensível na exposição de seus argumentos. Atente-se aos erros mais comuns, como redundâncias.

Exemplifique

Ao prover a seus interlocutores exemplos, pessoais ou de estudos de caso, você estará ilustrando seu argumento, esclarecendo-o e provendo uma aproximação maior daquilo que está expondo à vida das pessoas que o escuta.

Confiança!

Confie em você mesmo, não se envergonhe de seus argumentos, suas ideias. Treinando sua capacidade de expressar claramente, você conquistará confiança aos poucos, até estar apto a proferir discursos eloquentes, que vão cativar as pessoas com quem lida em seu dia a dia.

 

E você, gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e os ajude a dominar a arte da fala.