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A comunicação entre as pessoas no trabalho

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© Depositphotos.com / ridofranz Uma vez que estamos sempre lidando com pessoas, a habilidade de comunicação é fundamental tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Saber se comunicar de forma eficaz é fundamental para qualquer profissional, independente da carreira ou área de atuação. Isso porque lidamos com diferentes pessoas o tempo todo, seja no ambiente de trabalho, entre os amigos ou em casa.

No ambiente corporativo, uma boa comunicação é importante para todas as atividades, tais como: colaborar com novas ideias e sugestões, propor melhorias, vender produtos ou serviços, conduzir reuniões, lidar com clientes, distribuir demandas, coordenar processos, entre outras coisas.

Neste sentido, saber se comunicar e se fazer entendido é essencial para alcançar grandes resultados.

Dicas para uma comunicação eficaz no trabalho

Cuidado com suas palavras
Ao se comunicar no ambiente de trabalho, esteja sempre atento a seu linguajar. Evite utilizar jargões ou gírias demais, e tome cuidado com seu vocabulário para não falar errado e deixar que isso comprometa seu desempenho e sua atuação profissional.

Lembre-se de que, em muitos momentos, você precisa participar de reuniões com gestores, fazer apresentações e lidar com clientes. Por isso, uma comunicação clara, objetiva e livre de erros é essencial.

Exercite sua comunicação
A melhor maneira de exercitar a sua comunicação é falando. Para algumas pessoas, se comunicar pode ser algo completamente tranquilo e natural, mas uma boa comunicação também pode ser desenvolvida.

Se você sente insegurança ou dificuldades em dialogar, é hora de colocar esta habilidade em prática por meio da prática. A melhor forma de perder o medo de falar em público é não ter medo: esteja seguro na hora de contribuir com suas ideias ou defender seu ponto de vista. Fazendo isso, aos poucos você perceberá que estará fluindo melhor em cada apresentação ou conversa que tiver.

Respeite as diferenças
No ambiente de trabalho, você tem que conviver com profissionais diferentes e que possuem criação e ideias distintas das suas. Utilize as diferenças como estratégia para seu próprio crescimento, sempre respeitando a todos. Converse com seus colegas, escute novas opiniões e aprenda com eles. Isto, com certeza, contribuirá muito para sua evolução.

Promova um ambiente de cocriação
A colaboração é essencial dentro do ambiente corporativo. Isso porque ninguém trabalha sozinho, e seu trabalho sempre depende de seus colegas para ser bem-sucedido.

É importante lembrar que cada colaborador é de fundamental importância para o alcance de metas. Por isso, exercite sua comunicação com seus colegas, promova um ambiente propício à cocriação, trabalho em equipe e desenvolva novas ideias em conjunto. Muitas mentes pensam melhor que apenas uma.

Evite os conflitos
Outra dica importante é evitar ao máximo os temíveis conflitos. Claro que algumas divergências de ideias sempre vão surgir, e elas são completamente naturais para o bom andamento dos processos, mas não deixe que as diferenças causem conflitos.

Caso algum problema venha a acontecer, procure resolvê-lo imediatamente e da melhor forma possível. Converse com os envolvidos de forma madura e imparcial e, se isso não resolver, procure seu superior, ele saberá a melhor forma de lidar com estes incômodos.

Fique longe das fofocas
Fofocas existem em todo lugar, inclusive no ambiente de trabalho. Mas é importante evitá-las e ficar o mais longe possível para que elas não afetem seu desempenho e nem manchem sua reputação profissional.

Afaste-se dos comentários maldosos sobre seus colegas e, quando isso não for possível, evite repassar tais informações, guardando-as apenas para você. Não prolongue esta corrente do mal.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe o conhecimento com seus amigos e conhecidos!

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