Se eu te perguntar quem é você, o que me responderia? Grande parte das pessoas costuma responder a essa questão com informações padrão, como sua profissão, cidade natal, idade, estado civil, se tem filhos. Contudo, esses são dados relacionados à forma como a sociedade as vê e, embora façam parte de quem são; não expressam totalmente a sua essência. Saber quem você é inclui se conhecer por inteiro, incluindo suas qualidades, o que te faz feliz, o que te entristece, o que te move; quais são os seus sonhos e o que tem a melhorar também.

Se reconhecer perante a vida é importante porque é a única forma de escrever a sua história de forma consciente, buscando aquilo que deseja e acredita. Sem o autoconhecimento um indivíduo se torna um mero passageiro que se contenta com a chegada a qualquer destino. Por outro lado, quando ele se conhece verdadeiramente, torna-se o capitão do navio e tem a oportunidade de escolher as direções pelas quais deseja navegar.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente e na Essência!

7 Benefícios de Saber Quem é Você Verdadeiramente

O autoconhecimento é a forma mais poderosa de se desenvolver para alcançar todos os seus objetivos. Afinal, só conseguimos descobrir pontos a serem melhorados em relação a algo quando os conhecemos. Nesse sentido, como sempre digo – quanto mais você se conhecer, mais poderá se curar de suas dores e crenças limitantes e potencializar seus resultados. Veja, então, quais são alguns dos principais benefícios do autoconhecimento.

Autoconfiança: ninguém costuma confiar em pessoas estranhas, certo? Por isso, aqueles que não se conhecem por inteiro costumam se sentir inseguros. Ao descobrir suas qualidades, se sentirá muito mais confiante para ser você mesmo, pois saberá que tem capacidade para realizar tudo o que deseja e que não precisa parecer o que não é para agradar ninguém.

Menos Conflitos Internos: quando as atitudes e palavras estão alinhadas aos sentimentos e valores, não existem conflitos internos e é possível se sentir muito melhor e mais feliz consigo mesmo.

PSC

Melhor Tomada de Decisão: aqueles que não se conhecem por inteiro, costumam sentir dificuldades em tomar decisões importantes. Contudo, quando o autoconhecimento entra em cena, se torna muito mais simples saber o que se quer e espera da vida.

Autocontrole: conhecimento é poder, nesse sentido, quando você se conhece entende o que o motiva a evitar hábitos ruins e a desenvolver bons. Além disso, passa a identificar formas de se motivar e ativar a sua força de vontade.

Tolerância: ter a consciência de que, como qualquer ser humano, tem pontos do seu comportamento a serem melhorados, fará com que se torne muito mais tolerante em relação aos outros e a si mesmo.

Ânimo: descobrir o seu propósito, aquilo que te move, irá permitir que tenha muito mais ânimo para seguir em frente e cumprir a sua missão de vida.

Plenitude: através do autoconhecimento e todos os benefícios que ele traz, conseguirá viver cada momento em plenitude, sem se culpar pelo que aconteceu no passado ou ansiar demais pelo futuro.

Dicas Poderosas Para Descobrir Quem é Você

Você pode ter todos os benefícios do autoconhecimento em sua vida. Coloque as dicas a seguir em prática e descubra quem é você perante a vida e o que pode fazer para se tornar cada vez melhor.

1 – Olhe Para Si de Forma Objetiva

Da mesma forma que tira conclusões ao conhecer uma pessoa, faça o mesmo com você, mas sem julgamentos. Lembre-se que a ideia é conhecer e não colocar defeitos ou se culpar. Pense sobre coisas das quais mais se orgulha em sua vida, conquistas, mudanças, enfim, as experiências pelas quais passou. Reflita, também, em relação à sua infância e o que viveu nessa fase, os momentos felizes, os desafios, as características do seu comportamento que foram mantidas e os pontos em que mudou.

2 – Adote o Hábito de Escrever

Ter um diário para registrar como se sentiu em cada dia ou pelo menos em situações marcantes é um exercício extraordinário de autoconhecimento. Anote os motivos que tem para ser grato, as suas qualidades, quais são os seus maiores desafios na vida pessoal e profissional, algo que tenha te alegrado ou chateado, enfim, tudo o que achar importante. O ato de escrever, além de fazer com que tome maior consciência a respeito de quem é; ajudará a refletir sobre tudo o que acontece ao seu redor.

3 – Peça Feedbacks Para Amigos

Escolha alguns amigos de confiança, que te conheçam bem, e peça feedbacks a eles sobre você. É fundamental que esteja aberto a ouvir sem se chatear ou se sentir inferior. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que todos os seres humanos têm pontos fortes e de melhoria, por isso ninguém é melhor ou pior, somos diferentes e únicos. Ouça com atenção esses feedbacks e compare-os com a imagem que faz a respeito de si. Assim, conseguirá descobrir novas qualidades para valorizar e características a serem aperfeiçoadas.

4 – Desenvolva a Atenção Plena

Grande parte dos indivíduos não se conhece porque vivem de forma automática, sem se atentar para a forma como reagem perante as situações. A atenção plena consiste em focar toda a sua atenção a cada momento vivido, desfrutando dele ao máximo. Além de essa atitude permitir que se conheça melhor, irá te levar a viver o aqui e agora com muito mais atenção, a fim de aproveitar cada experiência de forma plena. No início, pode parecer bastante desafiador deixar o passado e o futuro de lado, porém, com o tempo, irá se acostumar a focar do presente de forma cada vez mais intensa.

5 – Questione-se

Embora ouvir a opnião de outras pessoas, sendo eles conselhos ou críticas, possa te dar uma boa ideia acerca de como os outros te enxergam, para podermos nos conhecer precisamos também adquirir o hábito de nos questionarmos mais. Afinal de contas, será que você vive o que realmente desejou para a sua vida? Suas ações condizem com o que você gostaria de faze? Com os seus valores e ideais? Você está vivendo conforme aquilo que indentifico como missão maior de vida? De acordo com o seu propósito?

Conseguiu perceber? À partir do momento que passamos a nos questionar conseguimos identificar se estamos percorrendo o caminho que irá de encontro com a nossa felicidade.

6 – Invista em Coaching!

O Coaching é uma metodologia poderosa capaz de te ajudar a se conhecer profundamente e, assim, realizar todas as transformações que deseja em sua vida. Através de técnicas e ferramentas extraordinárias, o coach profissional irá apoiar o seu cliente, o coachee, a identificar suas qualidades, pontos de melhoria e, também, crenças limitantes que o estejam impedindo de se desenvolver. É o tipo de investimento que irá impactar positivamente em todas as áreas da sua vida, tornando você uma pessoa mais confiante e consciente do seu poder de ação e realização.

Saber quem é você e se reconhecer perante a vida é essencial para que a sua história seja escrita de acordo com os seus valores, suas crenças e o seu propósito. Assuma a direção do seu destino e descubra todo o potencial que possui e ouse ir além!