Voltar

Comportamento Que Todo Empreendedor Deve Ter

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/Shutterstock Um empreendedor com comportamentos positivos inspira e motiva mais seus funcionários

Para ser um bom empreendedor é preciso, antes de tudo, ter comportamento empreendedor. Na prática, isso quer dizer que além de pensar você também deve agir como um empresário e ter atitudes condizentes com o líder de uma empresa. Por isso, independente do tamanho do seu negócio, é preciso que desde o início você saiba quais são estes comportamentos e siga-os.

Como dono de seu próprio negócio é em você que seus funcionários irão se inspirar para saber como proceder em seu trabalho e também é com você que os fornecedores, sócios e parceiros irão se relacionar mais diretamente. Para sair-se bem, em todos os momentos, você precisa desenvolver uma postura diferenciada, dominar determinados conhecimentos sobre gestão de pessoas e de empresas e ter ações assertivas e congruentes em seu dia a dia.

5 Exemplos de Comportamento Empreendedor

Comunicação Efetiva – O empreendedor deve saber comunicar bem suas ideias e ter uma boa comunicação, ou seja, respeitosa e que não agrida ninguém. Na hora de dar feedbacks ou orientar e delegar as tarefas aos seus profissionais deve ser bem sempre claro, específico e conciso. Isso elimina retrabalhos, diminui erros, cria um ambiente de trabalho mais produtivo, positivo e harmônico e as ações da equipe se tornam mais assertivas.

Liderar pelo Exemplo – Liderança não é o que dizemos, mas sim o que fazemos. O empreendedor deve ter em mente que ele é o líder da empresa e que seus exemplos, forma de pensar, falar e agir; influenciam diretamente nas atitudes e nos resultados dos seus liderados. Faça uma liderança pelo exemplo, esteja atento aos seus comportamentos, compartilhe o seu melhor, tenha congruência em suas decisões e inspire seus funcionários a seguir você voluntariamente.

Visão Inovadora – Um empreendedor é uma pessoa que vê oportunidades onde quase ninguém vê e que faz delas suas chances do seu negócio crescer, expandir sua atuação e aumentar o faturamento. Para isso, um dos principais comportamentos empreendedores é a inovação; que traz ao negócio um diferencial competitivo; agrega valor e o coloca na frente dos demais.

Determinação – Ser empresário é muito bom, mas também é uma ousadia, pois no caminho existem muitas dificuldades e o trabalho sempre exige muito. Entretanto, o que faz toda diferença é a determinação, a vontade de superar os obstáculos, sua atitude para crescer e fazer o seu negócio um sucesso independente aos problemas e tropeços no caminho. Esta vontade de ir além é que acende uma chama no coração do empreendedor e o impulsiona seguir firme em seu propósito, vencer seus medos e adversidades e construir uma grande empresa.

Conhecimento – Quanto mais conhecimentos e experiências práticas você agrega ao seu know how, maiores também são suas chances de gerenciar sua empresa de forma efetiva e cometer bem menos erros nesta administração. Por isso empreendedor, estude sempre, vá a palestras, faça cursos, workshops, leia bons livros, converse com empresários mais experientes e acumule mais e mais informações, de modo que isso lhe dê o subsídio para ser mais assertivo como gestor da sua empresa.

E para você, qual comportamento que todo empreendedor deve ter? Comente e compartilhe sua opinião abaixo e diga qual a atitude que você considera fundamental.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!