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Comportamento Organizacional – Níveis de estudo

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© Depositphotos.com / shoc O tema comportamento organizacional é muito recorrente em meios corporativos dado sua importância para uma gestão assertiva

O tema comportamento organizacional é muito recorrente em meios corporativos dado sua importância para uma gestão assertiva, que busca a manutenção do bom convívio entre os funcionários e a promoção de um ambiente favorável a um bom desempenho.

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional é a análise da conduta das pessoas e as implicações que causam no ambiente de uma organização. Objetiva alcançar maior compreensão acerca da conjuntura empresarial para conceber o desenvolvimento contínuo e seguro de soluções às distintas ocasiões que ocorrem em uma empresa.

Benefícios e importância

Esse estudo do comportamento humano propicia diversos benefícios à empresa, ajudando-a a reter talentos na organização, evitando o turnover, promovendo engajamento e harmonia entre o público de interesse das organizações. Sua importância é percebida em todos os ganhos, e perdas evitadas, que a empresa alcança, através dos benefícios mencionados.

Responsáveis na organização

Dentro da organização, o departamento responsável pelo estudo recorrente do comportamento organizacional é o Recursos Humanos. Atuando permanentemente na função, o departamento pode fornecer aos gestores da empresa a possibilidade de prever e gerir da forma adequada os problemas dos indivíduos ou do grupo.

Níveis de estudo do Comportamento Organizacional

O estudo do comportamento organizacional considera dois níveis distintos como objetos de análise, são eles:

Nível Individual

Toma o indivíduo como objeto de estudo. Seus objetivos, motivações, expectativas, habilidades e competências demonstradas.

Nível Grupal

Aborda as relações interpessoais como tema de estudo. A formação e equipes e suas dinâmicas, comunicação e interação dos profissionais, influência e poder do líder, práticas que auferem desempenho superior, dentre outros aspectos da interação e convivência dos colaboradores.

A partir da compreensão do comportamento organizacional a empresa entenderá bem as questões relacionadas aos seus colaboradores e poderá trabalhar na manutenção das relações interpessoais, na qualificação e incremento das competências individuais, na adoção de práticas que atribuam maior dinâmica e melhor desempenho aos processos.

 

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