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Comportamento Emocional – Como superar problemas com colegas de trabalho

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Comportamento emocional

Antonio Guillem/Shutterstock Problemas com colegas de trabalho revelam a importância de cuidar do seu comportamento emocional no trabalho

Quando falamos em comportamento emocional no trabalho é natural associarmos isso à qualidade do ambiente e também ao tipo de relacionamento que construímos com os nossos colegas e líderes. Quando nossa relação interpessoal é positiva, este é um dos fatores que mais contribuem para os nossos bons resultados. Entretanto, quando surgem dificuldades neste sentido, a produtividade, motivação e o foco podem ser altamente prejudicados.

Somos o reflexo do que pensamos e mais ainda do que sentimos. Por isso, quando temos problemas com um colega, mesmo sem externalizar verbalmente nossa insatisfação, por meio dos nossos comportamentos, reações, postura corporal e expressões faciais; dá para perceber facilmente que algo ou alguém está nos incomodando.

O pior é que enquanto não resolvemos efetivamente esta questão, o transtorno continua a nos atormentar. Isso, por mais profissionais que sejamos; de um jeito ou de outro acaba prejudicando o nosso humor, dificultando o trabalho em equipe, a disposição, satisfação com o trabalho e os nossos resultados.

Comportamento Emocional x Inteligência Emocional

Se, por exemplo, um colega fez algo que te desagradou muito, tanto física como emocionalmente, estes sentimentos vão acabar se manifestando. Aqui entra uma questão importante e que diz respeito à sua maturidade emocional, ou seja, a sua capacidade de lidar com seus sentimentos e controlá-los.

Na prática chamamos isso de Inteligência Emocional, que é a habilidade de identificar os próprios sentimentos e saber lidar assertivamente com eles. Também é isso que, no dia a dia de trabalho, evita que um profissional exploda com seus colegas de trabalho e aja de modo intempestivo a cada vez que tiver um problema.

Autoconhecimento Profissional

Comportamento Emocional

Gpointstudio/shutterstock Cultivar a inteligência emocional é importante para manter relações positivas com seus colegas

Portanto, é preciso investir em seu autoconhecimento profissional e conhecer na essência qual é o seu comportamento emocional em determinadas situações. Essa é também a melhor maneira para evitar que suas emoções acabem se tornando verdadeiras armas contra você e prejudiquem seu sucesso na carreira.

Ter esta consciência é tornou tão importante que hoje a Inteligência Emocional é uma das competências comportamentais mais estudadas e valorizadas pelas organizações.  Isso acontece porque nenhuma empresa deseja ter colaboradores descontrolados, que não sabem lidar com suas emoções, que são agressivos; explosivos e agem de má fé porque não conseguem lidar com pressão e nem com a competição profissional com seus colegas.

Portanto, se você deseja crescer na carreira cuide do seu comportamento emocional, procure desenvolver sua inteligência neste sentido e resolver de forma madura suas diferenças com os demais. Se ainda que tente a relação com seu colega ainda se mantiver difícil, faça sua parte e mantenha sempre uma postura profissional que favoreça uma convivência positiva e amistosa.

Fique atento a estes insights e busque desenvolver sua inteligência emocional dentro e fora do seu trabalho o mais rápido possível. Para isso, uma boa dica é – invista em Coaching!

 

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