Você sabe o que é o Complexo de Cinderela? Bem, este é um tema que vem sendo debatido com bastante ênfase, especialmente, nos últimos anos com o crescimento do movimento pelo empoderamento feminino e também devido ao estudo realizado pela pesquisadora americana, Colette Dowling. Nesse estudo, a escritora percebeu que muitas mulheres – inclusive algumas em posições relevantes em grandes empresas – são acometidas pelo medo da independência. Portanto, compreender o que é o Complexo de Cinderela e como ele é negativo para o processo de empoderamento feminino, é fundamental para o futuro e sucesso das mulheres em suas carreiras e vida pessoal.

O Que é Complexo de Cinderela?

Certamente você conhece a história da Cinderela, a bela jovem que, após a morte de seu pai, vê todo o seu dinheiro tomado pela madrasta que lhe faz de empregada. A menina passa, então, parte de sua infância e vida adulta limpando o chão, cozinhando e realizando inúmeras tarefas domésticas para a madrasta e suas filhas.

No dia do baile real, a garota é proibida de comparecer e surge uma fada madrinha que lhe transforma numa princesa que conquista o Príncipe Azul. Mas sua noite de sonho não dura muito, pois precisa fugir e voltar para sua realidade, quando perde seu sapatinho de cristal. O rapaz, por sua vez, não mede esforços para encontrá-la e, então, se casa com ela, lhe dando uma vida confortável e segura. Percebeu que nessa história a Cinderela só saiu da vida de sofrimento porque conquistou o amor do príncipe por sua beleza?

A pesquisadora atribuiu esse nome ao complexo porque identificou que muitas mulheres ainda vivem esperando ser cuidadas por alguém que resolva todos os seus problemas. Uma forma de ver a vida que é bastante danosa, uma vez que muitas mulheres abrem mão dos seus sonhos para atender às expectativas dos seus “príncipes azuis” ou nem chegam a encontrar alguém para preencher esse lugar e mergulham na frustração.

A Influência na Insegurança Feminina

Mulheres que são criadas tendo como crença essa necessidade de serem protegidas por uma figura masculina tendem a se tornar muito inseguras. Elas acabam, inclusive, não percebendo as qualidades e habilidades profissionais que possuem.  A pesquisadora Colette Dowling identificou que mesmo mulheres no mercado de trabalho e ambiente corporativo podem apresentar alguns traços do Complexo de Cinderela. Essas profissionais podem ter dificuldades de assumir cargos de liderança ou mesmo para conduzir equipes.

Reflexos do Complexo de Cinderela no Empoderamento Feminino

Num momento em que tanto se discute a respeito da necessidade do empoderamento feminino, é essencial combater as crenças distorcidas do Complexo de Cinderela. Mulheres que buscam por igualdade no mercado de trabalho não podem estar sempre convivendo com o sentimento de frustração e de inferioridade. A sociedade precisa ensinar as suas meninas que as soluções para seus problemas estão em suas próprias mãos e não num possível casamento.

A vida amorosa não pode ter peso decisório na vida das mulheres, pois isso transfere um peso bastante significativo para o casal. Tanto a mulher quanto o homem são afetados pelas condições impostas pelo Complexo de Cinderela. Dificilmente uma mulher que não tem as rédeas de sua própria felicidade e realizações, será feliz no âmbito pessoal, emocional e profissional.

PSC

E você, como se vê em relação a este complexo? Já foi ou se sente afetada por ele? Compartilhe sua opinião abaixo e aproveite e compartilhe também este artigo sobre o assunto em suas redes sociais.