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Competição no Trabalho – Pontos Positivos e Negativos

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Alphaspirit/Shutterstock A competição no trabalho é saudável quando estimula os profissionais a se desenvolverem

Desde cedo todos nós somos condicionados a competir para sermos os melhores nos estudos, nos esportes ou mesmo nas paqueras. Quando nos tornamos adultos, isso não muda, e passamos a ser motivados a sermos competitivos também no trabalho.

Por um lado, isto é bastante positivo, uma vez que, a competitividade estimula os profissionais a darem o seu melhor e evoluírem sempre seus conhecimentos. De outro, pode ser fator negativo quando extrapola os limites do bom senso e cria um clima tenso, onde os colaboradores não se respeitam.

Por isso, demonstrarei a seguir, os pontos positivos e negativos da competição no trabalho, de modo, que você encontre um meio – termo e possa destacar-se profissionalmente, sem prejudicar ninguém. Confira e aproveite!

Pontos Positivos da Competitividade

  • Estimula o desenvolvimento técnico e comportamental dos profissionais;
  • Cria um ambiente de criação, inovação e empreendedorismo;
  • Faz com que os profissionais estejam mais atentos ao trabalho dos colegas e busque neles inspiração para evoluir sempre;
  • Aumenta a produtividade e desenvolve a capacidade do colaborador de lidar com crises, de forma rápida e assertiva;
  • Demonstra que a empresa tem bons profissionais e que reconhece o trabalho dos melhores;
  • Desenvolvimento de equipes capazes de lidar bem com a pressão por resultados;
  • Criação de um capital humano de alta perfomance, preparado para atender as necessidades da empresa e mudanças do mercado.

Pontos Negativos

  • Competitividade exagerada, quando os colaboradores sempre se colocam na posição de combate ao colega, que passa a ser seu “inimigo”;
  • Revanchismo entre departamentos e clima pesado no ambiente, onde todos querem o mesmo objetivo, mas trabalham isoladamente;
  • Dificuldade de formar equipes alinhadas e coesas com as metas da empresa;
  • Ambiente propício a boatos e fofocas e onde os colaboradores são invejosos e incapazes de reconhecer o bom trabalho dos colegas;
  • Criação de lideranças inefetivas, ou seja, incapazes de coibir e corrigir os maus comportamentos;
  • Pressão exacerbada por resultados que leva os profissionais a deixarem de lado o respeito ao próximo para cumprirem sãs metas;
  • Desrespeito aos colegas e falta de ética e honestidade ao executar um trabalho, seja ele individual ou em grupo.

Como podemos perceber a competitividade no trabalho tem seu lado positivo e também negativo. Por isso, os gestores devem estar atentos às práticas aplicadas em suas empresas e buscar encontrar um equilíbrio.

Isso permite aos seus profissionais executarem seu trabalho de forma honesta, coesa e produtiva, demonstrar seu potencial, manter sempre um alto desempenho, sem que isso fira a integridade, o trabalho e o espaço do colega.

Fique atento e boa sorte!

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