Voltar

Como Vencer a Ansiedade no Ambiente de Trabalho

Publicado em | 0 comentários
Ansiedade

Tmcphotos/Shutterstock A ansiedade no trabalho pode ser revertida em benefícios para o profissional. Entenda como aqui!

Excesso de demandas, cobranças por resultados, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, autocobrança para conciliar carreira e vida pessoal, desejo por uma promoção ou aumento e por ai vai. Estes são alguns dos fatores que levam à ansiedade no trabalho. Entretanto, você sabe como vencer a ansiedade? E mais, sabe como fazer com que ela seja benéfica e favoreça os seus resultados?

Bem, muitas pessoas acham que estar ansioso é um problema e que isso representa algum problema emocional que pode refletir no desenvolvimento do profissional. De fato isso pode ocorrer, mas vamos falar aqui dos pontos positivos na ansiedade em âmbito comportamental, por exemplo. Digo isso porque em muitos momentos a ansiedade é positiva para a carreira e os resultados do profissional, e um diferencial a mais. Quer saber como? Continue lendo…

Vantagens da Ansiedade no Trabalho

1 – O profissional ansioso é aquele que entrega suas demandas com antecedência e que não deixa seu trabalho para última hora. Também é aquele que obedece aos horários e está sempre pronto para resolver alguma questão pendente, pois observa o ambiente e se prepara para as eventualidades.

2 – A ansiedade positiva aumenta a motivação do colaborador, que sabendo que será recompensado e reconhecido por seu trabalho, o executa com mais detalhismo, comprometimento e satisfação.

3 – Profissionais ansiosos podem ser também mais criativos, pois só ficam contentes quando conseguem solucionar os problemas e ter as respostas que precisam. Isso os torna muito mais dinâmicos e proativos.

4 – A ansiedade também pode ser benéfica quando motiva o colaborador a buscar constantemente novos conhecimentos e habilidades que o ajudem a crescer na carreira e fazer ainda melhor o seu trabalho. Essa fome de vitória é que não os deixa cair numa zona de conforto e os incentiva a buscar evolução sempre.

5 - Profissionais ansiosos querem crescer na carreira, alcançar novos cargos na empresa e acumular o máximo possível de experiências. São ávidos por novidades e costumam aplicar tudo que aprendem em seu dia a dia.

Como podemos perceber se catalisada de modo correto, a ansiedade pode sim ser um reforço positivo nos resultados de todo profissional. O caminho aqui é o do meio, do equilíbrio, e nunca o do exagero, onde por conta dela a pessoa sente-se mais desgastada do que motivada.

Tudo depende do modo como encaramos e utilizamos aquilo que temos ao nosso favor. Se, por exemplo, você se sente ansioso e isso está maltratando você, ressignifique e pense nas formas de substituir este sentimento ruim por pensamentos positivos e ações e emoções idem. Aos poucos e, por meio dos seus resultados, você verá como isso faz todo sentido. Permita-se!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!