Dizem que “a inspiração vem dos outros. A motivação vem de nós”. Entretanto, como não vivemos isolados e sempre estamos convivendo com outras pessoas, podemos também dizer que o ser humano pode e deve ser motivado por fatores externos. As empresas sabem bem disso e, para tanto, buscam constantemente obter ferramentas para motivar os seus profissionais a irem além.

Nesse sentido, as mensagens de motivação para colaboradores se destacam como um método simples, porém bastante efetivo, quando o objetivo é aumentar a qualidade do clima organizacional e elevar/manter os efeitos benéficos dessa ação importante, no dia a dia dos seus funcionários.

Assim, quanto mais motivados os colaboradores estiverem, mais produtivos, criativos, engajados, focados e comprometidos eles também serão. Esse é um reflexo de como as mensagens positivas podem ajudar a potencializar os resultados do seu trabalho e a qualidade da entrega das suas demandas. Neste artigo, vamos conferir alguns exemplos de mensagens motivacionais e algumas sugestões criativas para a sua utilização no dia a dia corporativo. Continue a leitura e saiba mais!

O poder das mensagens de motivação

A seguir, veja alguns exemplos de frases de motivação que podem ser usadas para motivar a sua equipe de profissionais. São mensagens simples, porém fortes, e que trazem ao trabalhador reflexões sobre a sua capacidade de realização no trabalho e na vida.

Onde colocá-las? Escolha locais da empresa onde as mensagens fiquem visíveis e que sejam acessíveis a todos. Caso a organização tenha programas de endomarketing, os textos podem ser enviados por esse canal, ou mesmo por comunicação em grupo, via WhatsApp.

Sugestões de frases motivacionais

  • “Acredite no seu potencial infinito.” — José Roberto Marques;
  • Você não é derrotado quando perde. É derrotado quando desiste. Não desista.” —autor desconhecido;
  • “A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo.” — autor desconhecido;
  • “A vitória é sempre possível para a pessoa que não para de lutar.” — autor desconhecido;
  • “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se não fizer nada, não existirão resultados.” — autor desconhecido;
  • “Já que você tem que pensar de qualquer forma, pense grande.” — Donald Trump;
  • “Nenhum obstáculo será grande, se a sua vontade de vencer for maior.” — autor desconhecido;
  • “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” — Steve Jobs;
  • “Quando alimentamos mais a nossa coragem do que os nossos medos, passamos a derrubar muros e a construir pontes.” — autor desconhecido

Estes são alguns exemplos de mensagens de motivação que podem ser usadas para motivar os colaboradores de uma empresa e inspirá-los a seguir os seus sonhos e a persistir nas suas metas e objetivos pessoais e profissionais.

6 formas para utilizar as mensagens motivacionais no ambiente de trabalho

PSC

Confira, na sequência, 6 meios criativos para utilizarmos as mensagens motivacionais no dia a dia profissional.

1. Em quadros pela empresa

Uma dica bacana é espalhar essas frases em quadros pelos diferentes departamentos e na própria recepção da empresa. Tornar essas mensagens visíveis permite que elas sejam lembradas com mais frequência, motivando as pessoas ao trabalho no dia a dia. Além disso, em molduras elegantes e com imagens atrativas, essas frases também podem se tornar excelentes objetos de decoração, o que acha?

2. Na comunicação interna

Como citamos acima, as frases motivacionais também podem ser utilizadas nos canais que a empresa utiliza para a comunicação interna. Assim, elas podem ser inclusas nos murais, nos avisos, nos e-mails destinados a todos os colaboradores, na rede de intranet, nas newsletters internas, nos comunicados impressos, e por aí vai. São meios de reforçar a motivação, presenteando os colaboradores com uma bonita reflexão, mesmo que curtinha, em diferentes momentos.

3. Em vídeos institucionais

Os vídeos institucionais são vídeos de pequena ou média duração que servem para apresentar a empresa ao todos os seus stakeholders: colaboradores, investidores, clientes, potenciais clientes, e por aí vai. O objetivo desses vídeos é apresentar o negócio (produtos e serviços) e contar a história e a filosofia por trás da empresa, enaltecendo os seus valores, a sua missão e a sua visão organizacional. Nesse contexto, podemos também utilizar algumas frases motivacionais associadas à filosofia da empresa para motivar esses diferentes públicos.

4. Em eventos corporativos

Eventos corporativos são feiras, exposições, congressos, confraternizações, reuniões gerais, entre outros. Na decoração desses eventos, as mensagens motivacionais também podem aparecer, reforçando os valores da empresa e a ideia de pertencimento a todos os seus membros. Além disso, nos próprios discursos dos líderes aos colaboradores, é possível incluir algumas dessas frases, de modo a reforçar o moral de todos e gerar mais ânimo e coragem para o dia a dia.

5. Em dinâmicas no dia a dia

Algumas empresas fazem pequenas dinâmicas com as mensagens motivacionais. Em algumas delas, colaboradores de recursos humanos colocam pequenos papéis sobre as mesas dos colaboradores, cada um contendo uma mensagem diferente. Em outras empresas, há uma caixa com papéis dobrados, onde cada colaborador pode tirar na sorte uma frase, na hora em que desejar. Além disso, há dinâmicas em que os próprios colaboradores escrevem mensagens motivacionais, a serem sorteadas pelos seus colegas. Deixe a criatividade comandar!

6. Nos processos de feedback

Por fim, nos processos de feedback, também pode ser bacana escrever uma frase motivacional nas avaliações de desempenho dos colaboradores ou reforçá-la oralmente durante a conversa. É um meio criativo de despertar a motivação do profissional para que explore cada vez mais as suas forças e para que trabalhe nos seus pontos de desenvolvimento a fim de melhorar a cada dia.

Palavras positivas sempre são bem-vindas e, no ambiente de trabalho, atuam como uma espécie de bálsamo para substituir as pressões e as dificuldades cotidianas por automotivação, autossatisfação e pelo desejo real de ir, cada vez mais, além na carreira.

E você, ser de luz, utiliza mensagens de motivação no dia a dia de trabalho? Tem alguma frase favorita? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!