Voltar

Use a Curiosidade Para Potencializar seus Resultados

Publicado em | 0 comentários
Curiosidade

Dziurek/Shutterstock A curiosidade começa na infância, mas se não for alimentada positivamente pode perder-se na vida adulta

A curiosidade é o interesse e a necessidade de sempre estar em movimento e conhecer coisas novas. Envolve a exploração, investigação, aprendizagem e observação. O interesse por novas experiências, temas diferentes causam fascinação no curioso e aguçam seu espírito desbravador.

O desejo por novos conhecimentos ou pelo aprimoramento destes impulsiona ainda mais a curiosidade e torna o curioso um indivíduo mais aberto à experimentação. Isso acontece porque para aqueles que são curiosos encontrarem uma resposta, ter um novo aprendizado ou vivenciar uma nova experiência é extrema­mente prazeroso e gratificante.

A força pessoal curiosidade é um dos elementos direciona­dores das ações associadas à busca de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, um indivíduo que apresenta esta característi­ca desde a infância, naturalmente tende a tornar-se um adulto curioso.

Quem tem como característica esta virtude busca sempre respostas diferentes e, por isso, ela pode ser alimentada, tanto por informações positivas como nega­tivas. Um curioso é um questionador nato, entretanto, nem sempre suas perguntas são apropriadas aos contextos apresentados.

Vantagens da Curiosidade

  •  A curiosidade é uma das forças pessoais que contribuem fortemente para a satisfação com a vida em todos os seus aspectos.
  • Contribui para o autoconhecimento, satis­fação pessoal, felicidade, saúde, longevidade e para os bons relacionamentos sociais.
  • Estimula o interesse por levar novidades e fortalece a renovação nos relacionamentos conjugais.
  • A curiosidade estimula o autodescobrimento e a encon­trarmos um sentido maior na vida.
  • A curiosidade ajuda a aceitar e compreender situações novas e incertas e estimula a buscar soluções para estas.
  • É um meio por onde começamos a iden­tificar e explorar nossos hobbies, paixões e interesses ao longo de nossa vida.
  • Pessoas curiosas são naturalmente ligadas a ativi­dades que lhes proporcionam novos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, aprimoramento e novas competências. Isso para elas é tão atrativo porque representa a oportunidade de desenvolverem-se pes­soal e profissionalmente.

Características do Indivíduo Curioso

Este indivíduo se reconhece como uma pessoa superinteressada em novos conhecimentos e experiências de vida que oportunizem seu desenvolvimento como ser humano. Para ele, em todo contexto há sempre uma ótica nova a ser explorada: relações com outras pessoas, na realização de um trabalho ou em visitas a lugares interessantes, por exemplo.

No uso ótimo desta força, sua mente fica em êxtase, por isso busca responder aos seus questionamentos, alimentando sua cu­riosidade com mais e mais respostas, enquanto busca o equilíbrio e o limite para não exceder e perturbar as pessoas ao seu redor com seu ímpeto curioso.

Refletindo sobre a Curiosidade

  • Com quem e em que situações você se sente confortável ou estimulado a expressar sua curiosidade?
  • Como o crescimento para a idade adulta afetou esta virtude em você? Hoje você é mais ou menos curioso?
  • Quando você se questiona sobre algo, o que acontece se alguma impossibilita sua busca?
  • Como esta curiosidade impacta você nos diferentes setores de sua vida?

Subutilização da Força

Em alguns momentos esta força pode ser direcionada mais para aquisição de novos conhecimentos do que para a for­mação de relacionamentos interpessoais. Esse direcionamento único limita a compreensão do outro e sobre o que este faz, pensa, sente, deseja. Estes conhecimentos influenciam diretamente numa melhor aproximação e motivam o interesse em conhecer alguém de forma mais profunda.

No entanto, como diz o ditado, “a curiosidade matou o gato”. Esta metáfora exemplifica como, por outro lado, desta força também pode levar a pessoa a experiências negativas. Deste modo, com base nestes acontecimentos ruins, o curioso pode acabar reprimindo suas curiosidades em determinadas situações.

O curioso pode ainda reprimir sua força pessoal em ambientes onde há centralização e autoritarismo (em casa, no local de trabalho, serviço militar, por exemplo) e, por isso, pode sentir-se desestimulado a alimentar seus questionamentos e conformar-se em apenas em seguir as ordens.

A curiosidade mal aplicada também pode desviar o foco da pessoa de seu objetivo e prejudicar o alcance do resultado almejado. Deste modo, é importante saber identificar os momentos em que ela deve ser explorada ou freada. Por outro lado, a falta de foco na tarefa pode revelar ainda uma falta de engajamento e cu­riosidade com relação à mesma, isso acontece quando o indivíduo se mostra imerso em sua rotina, indiferente ao que acontece ao seu redor e, por isso, já não enxerga a vida de forma ampliada.

Para contornarmos esta situação é preciso superar os males da rotina e buscar reativar a curiosidade através dos elementos que naturalmente a alimentam: exploração, investigação, apren­dizagem e observação, e fazer isso até reencontrar a essência natural do ser curioso.

Dicas Poderosas Para Usar sua Curiosidade Positivamente

  • Liste questões a serem respondidas sobre um assunto interessante.
  • Experimente conhecer um local novo ou realizar uma nova atividade a cada semana.
  • Ouse voltar para casa por um caminho alternativo para explorar e conhecer uma nova área da cidade.
  • Tire férias e priorize conhecer uma nova cidade, cultura ou país todo ano.
  • Procure orientar sua curiosidade para uma atividade que costuma dar pouca importância ou acha desinteressante. Durante a exploração do tema procure direcionar sua atenção para pelo menos três novas características desconhecidas. Isso vai expandir sua mente e agregar novas experiências e conhecimentos.

E você, se considera uma pessoa curiosa? E mais, percebe como sua curiosidade é positiva ou mesmo negativa? Convido você a pensar a respeito e também a compartilhar sua opinião sobre as vantagens de ser um curioso nato.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!