Para modificar todo e qualquer comportamento, independentemente de qual seja, é preciso primeiramente identificá-lo, compreendê-lo e tomar ciência de todas as variáveis que o envolvem. Somente após obter esse conhecimento amplo, é que se torna possível manuseá-lo, aprimorá-lo e lapidá-lo de maneira favorável ao crescimento contínuo.

Nesse sentido, o gestor que possui essa habilidade terá em mãos o recurso mais poderoso para conduzir a sua equipe a atingir patamares cada vez mais extraordinários.

Neste artigo, vamos conhecer melhor o coaching assessment, uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching para traçar o perfil das pessoas. Vamos compreender também os 4 perfis básicos da população, conhecendo as suas principais características. Ficou curioso? Então, é só dar continuidade à leitura a seguir para descobrir qual é o seu perfil!

O coaching assessment

Visando a potencializar a performance de todos os profissionais que atuam com desenvolvimento humano, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC desenvolveu um instrumento que atende justamente a essa necessidade: o coaching assessment.

Validado cientificamente pela UFMG, esse software foi elaborado pelo IBC fundamentado na metodologia DISC, com foco em atender especificamente as particularidades comportamentais dos brasileiros.

Classificação de perfis comportamentais

Conheça previamente os tipos de perfil de pessoas, de acordo o Coaching Assessment:

  • Executor

PSC

Determinação, automotivação, independência, proatividade e senso de liderança são algumas das características deste perfil. Com uma visão objetiva e analítica, não desiste das suas ambições, desenvolvendo as suas demandas com foco em resultados. Por ter um ritmo acelerado, tende a trabalhar isolado, típico de um empreendedor. Esse indivíduo é bastante autoconfiante e se sente produtivo quando age. Gosta de desafios e sente estimulado diante deles. É corajoso e determinado.

Caso esse perfil esteja em desequilíbrio, ou seja, em excesso, o seu trabalho pode comprometer processos, detalhes e qualidade. Além disso, o executor pode tornar-se um pouco ditatorial, tendo dificuldade em lidar com pessoas que pensam diferente de si. O seu perfil dominante pode entender as críticas como inimizades, favorecendo o surgimento de uma competitividade exacerbada. Por isso, é importante manter essas características em equilíbrio para extrair delas apenas o que houver de melhor.

  • Comunicador

Um ótimo relacionamento interpessoal é a maior habilidade deste perfil. São indivíduos flexíveis, sociáveis, motivados, inspiradores, aglutinadores, persuasivos e formadores de opinião. O comunicador expressa as suas ideias com muita clareza, ao falar, ao escrever, ao gesticular, ao utilizar a linguagem corporal etc. Ele é muito eloquente, claro, simpático, carismático e entusiasmado com os projetos com os quais se envolve. Tem uma tendência natural ao bom humor e ao otimismo.

Em desequilibro, o comunicador pode perder o foco facilmente ou pode se tornar excessivamente emotivo para ganhar a atenção das pessoas. Essa pessoa pode conversar demais, atrapalhando a realização prática das atividades. Além disso, é importante que o comunicador compreenda que o processo de comunicação depende não apenas de saber falar, mas também de saber ouvir e processar as ideias das outras pessoas. É importante cultivar esse equilíbrio no dia a dia.

  • Analista

O analista em percepção aguçada, sendo cauteloso, sutil, precavido, cuidadoso, organizado, preciso e atento aos detalhes. Esse perfil é ideal para trabalhar com processos, procedimentos e parâmetros. Os indivíduos que se identificam com ele gostam de manter hábitos rotineiros e previsíveis. Essas pessoas costumam ser meticulosas e identificam questões que passam batido pelos demais, mas que podem fazer a diferença no resultado final de um projeto.

Sem moderação no seu perfil, esse indivíduo pode ser tornar uma pessoa autocrítica demais, desmotivada e desencorajada a encarar novos desafios, o que o faz desperdiçar oportunidades. Quem tem esse perfil predominante precisa compreender que nem tudo está sob o seu controle e que sair das rotinas e dos padrões também pode ter determinadas vantagens. É importante manter controle de tudo aquilo que fazemos, mas não a ponto de limitar os nossos potenciais criativos.

  • Planejador

Calmo, paciente, consistente, tranquilo, observador, disciplinado, comprometido e leal. Esse perfil lida bem com atividades repetitivas que exigem prazos, estabilidade e qualidade. O planejador, como o próprio nome sugere, consegue definir objetivos e planejar adequadamente o seu alcance, definindo tarefas, ordens de prioridades, delegações, critérios avaliativos e recursos necessários. Ele consegue tomar decisões eficazes depois de uma avaliação criteriosa dos prós e contras de cada caminho.

Quando esse perfil está em desequilíbrio, pode se tornar excessivamente preocupado, temeroso e inseguro. Uma pessoa que planeja em excesso pode ser perfeccionista e almejar as condições perfeitas para começar a agir, iniciando um ciclo de procrastinação. Planejar é importante, mas também é necessário colocar em prática o que ficou definido na teoria.

Além de identificar as oportunidades de melhoria, ter total conhecimento sobre as características comportamentais também possibilita desfrutar o melhor de cada perfil, de acordo com as suas qualidades e habilidades.

Perfis de acordo com a dominância cerebral

Todo ser humano é único no mundo, pois os seus valores, particularidades, preferências, comportamentos e até mesmo a forma de enxergar a vida são influenciados pelas suas experiências, por grupos sociais e pelo núcleo familiar em que está inserido.

Nesse sentido, voltado para a linguagem cognitiva, as suas percepções com relação às pessoas e situações também definem o seu perfil de comportamento. Esse perfil, sua vez, está baseado em dominâncias cerebrais, que se modificam de acordo as características adquiridas ao longo de sua vida.

Adaptado do trabalho de Ned Hermann, o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC desenvolveu um teste comportamental que indica qual é a sua dominância: a águia — idealizador, o gato — comunicador, o lobo — organizador e o tubarão — executor. É claro que ninguém é 100% de um perfil e 0% de outro. Todos nós temos essas características, sendo que o que muda é a proporção da sua distribuição, havendo um perfil que predomina.

Faça aqui o teste e descubra o seu perfil.

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me potencializo!”

E você, querida pessoa, se identificou mais com qual dos perfis citados? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!