Voltar

Como Traçar o Perfil de Pessoas usando Coaching

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / yekophotostudio Tipos de perfis comportamentais

Para modificar todo e qualquer comportamento, independente de qual seja, é preciso primeiramente identificá-lo, compreendê-lo, tomar ciência de todas as variáveis que o envolvem. Somente após obter este conhecimento amplo, é que se torna possível manuseá-lo, aprimorá-lo, lapidá-lo de maneira favorável ao crescimento contínuo.

Nesse sentido, o gestor que possui essa habilidade, terá em mãos o recurso mais poderoso para conduzir sua equipe a atingir patamares cada vez mais extraordinários.

Visando potencializar a performance de todos os profissionais que atuam com desenvolvimento humano, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, desenvolveu um instrumento que atende justamente a essa necessidade: o Coaching Assessment.

Validado cientificamente pela UFMG, este software foi elaborado pelo IBC fundamentado na metodologia DISC, com foco em atender especificamente as particularidades comportamentais dos brasileiros.

Classificação de Perfis Comportamentais

Conheça previamente os tipos de perfil de pessoas de acordo o Coaching Assessment:

Executor

Determinação, automotivação, independência, proatividade, senso de liderança, são algumas das caraterísticas deste perfil. Com uma visão objetiva e analítica, não desiste de suas ambições, desenvolvendo suas demandas com foco em resultados. Por ter um ritmo acelerado, tende a trabalhar isolado, típico de um empreendedor.

Caso este perfil seja desmoderado seu trabalho pode comprometer processos, detalhes e qualidade.

Comunicador

Relacionamento interpessoal é a maior habilidade deste perfil. São flexíveis, sociáveis, motivados, inspiradores, aglutinadores, persuasivos e formadores de opinião.

Em desequilíbro, o comunicador perde o foco facilmente ou pode se tornar excessivamente emotivo para ganhar a atenção das pessoas.

Analista

Tem percepção aguçada, cauteloso, sutil, precavido, cuidadoso, organizado, preciso e atento aos detalhes. Esse perfil é ideal para trabalhar com processos, procedimentos e parâmetros. Gostam de manter hábitos rotineiros e previsíveis.

Em caso desmoderado, ele pode ser tornar uma pessoa autocrítica demais, desmotivada e desencorajada a encarar novos desafios, o que o faz desperdiçar oportunidades.

Planejador

Calmo, paciente, consistente, tranquilo, observador, disciplinado, comprometido e leal. Este perfil lida bem com atividades repetitivas que exigem prazos, estabilidade e qualidade. Quando este perfil está em desequilíbrio, pode se tornar excessivamente preocupado, temeroso e inseguro.

Além de identificar as oportunidades de melhoria, ter total conhecimento sobre as características comportamentais também possibilita desfrutar o melhor de cada perfil de acordo com suas qualidades e habilidades.

Perfis de Acordo com a Dominância Cerebral

Todos ser humano é único no mundo, pois seus valores, particularidades, preferências, comportamentos e até mesmo a forma de enxergar a vida são influenciados por suas experiências, por grupos sociais e núcleo familiar em que está inserido.

Nesse sentido, voltado para a linguagem cognitiva, suas percepções com relação às pessoas e situações também definem seu perfil de comportamento, este por sua vez, baseado em dominâncias cerebrais, se modificam de acordo as características adquiridas ao longo de sua vida.

Adaptado do trabalho de Ned Hermann, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC desenvolveu um teste comportamental que indica qual a sua dominância: Águia – Idealizador, o Gato – Comunicador, o Lobo – Organizado e o Tubarão – o executor.

Faça aqui o teste e descubra o seu perfil.

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me potencializo!”

Torne-se um analista comportamental e conquiste resultados ainda mais EX-TRA-OR-DI-NÁ-RIOS!

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o teste gratuito com seus amigos

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!