Ter um ambiente de trabalho em que toda equipe se empenha diariamente em prol da empresa, trabalhe feliz e seja produtiva é o desejo de toda instituição. Nem sempre os colaboradores conseguem dar o seu melhor durante o expediente, e dentre várias razões, a falta de motivação é uma das principais.

Existem diversas maneiras para que a empresa pode trabalhar a motivação entre suas equipes, e é fundamental que ações sejam colocadas em prática para enfrentar esse problema. O setor de gestão de pessoas deve estar sempre atento ao que a empresa pode fazer para que o colaborador seja beneficiado, pois um colaborador satisfeito e motivado é capaz de alcançar resultados extraordinários.

© Depositphotos.com / mangostock Uma equipe motivada é essencial para que os funcionários consigam dar o seu melhor e crescer junto com a empresa.

Confira ótimas dicas para trabalhar a motivação da equipe no trabalho:

Ambiente de trabalho agradável

Ambientes climatizados ou bem ventilados, cores agradáveis, áreas de alimentação amplas, banheiros sempre limpos e toda uma estrutura que propicie um bom expediente para o colaborador devem ser uma preocupação da empresa. Locais desagradáveis desestimulam os trabalhadores, gerando uma visão de um lugar malquisto, em que se tem naturalmente a vontade de ir embora.

Líderes motivadores

A motivação precisa estar na essência de todo bom gestor. Eles são responsáveis por alinhar o propósito dos colaboradores com o propósito da empresa, assim como o engajamento da equipe. Líderes motivadores são aqueles que compartilham suas experiências, possuem foco, iniciativa, confiança na equipe, desenvolvem talentos e lutam diariamente junto ao grupo. Eles devem ser capazes de identificar e potencializar as competências dos colaboradores.

Salários justos

PSC

Os profissionais devem ser pagos de maneira justa pelas suas funções, pois trabalhar o dia todo pela empresa e no fim do mês receber menos que o merecido é um grande fator desmotivador. Salários justos refletem a integridade da instituição, visto que a força humana é que move a empresa para o sucesso.

Oportunidade de crescimento

Durante os meses e anos dentro da empresa, a equipe desenvolve suas capacidades e aprende novas competências, e a consequência disso é a vontade de crescer em suas carreiras. Planos de carreira, promoções, cursos, treinamentos, reconhecimento e a valorização do colaborador são intensos fatores de motivação que, com certeza, fará o colaborador ter mais razões para dar o seu melhor durante o dia a dia de trabalho.

Benefícios

Oferecer benefícios é uma ótima forma de comprometer e ter a admiração dos funcionários pela empresa. É preciso conhecer bem os trabalhadores, suas idades e necessidades, oferecendo benefícios que condizem com os anseios dos colaboradores. A satisfação é maior quando os benefícios também se estendem às suas famílias. Plano de saúde, plano odontológico, auxílio transporte e alimentação, parceiras com estabelecimentos de lazer, seguro de vida e parcerias com instituições educacionais são exemplos de benefícios que agradam o colaborador.

Ações de interação

Gincanas, “happy hours”, comemorações de aniversários e interações positivas entre os funcionários fazem com que o engajamento e a motivação dos colaboradores sejam intensificados. Sentir-se parte da empresa, conquistar amigos dentro do trabalho são razões pelas quais ir trabalhar se torna prazeroso e consequentemente suas funções podem ser realizadas com mais alegria.

Palestras motivacionais

Levar profissionais qualificados para ministrar palestras motivacionais aos trabalhadores pode gerar excelentes resultados. Às vezes a rotina é capaz de desanimá-los, e sábias palavras de motivação podem mudar a realidade da equipe, enxergando o cotidiano de uma maneira mais positiva e feliz.

Aproveite as dicas e trabalhe a motivação em sua equipe no trabalho, um time motivado é capaz de ir muitos mais além!

Esse texto foi útil para você? Mostre aos seus amigos e compartilhe em suas redes sociais!