Trabalhar no conforto de casa, definindo seus próprios horários e rendimentos, é o sonho de muita gente. Fugir do estresse do trânsito, não ter que lidar com as pressões do dia a dia de uma organização, evitar conflitos no ambiente corporativo, entre diversos outros benefícios, é um sonho bastante tentador para muitos profissionais.

O modelo de trabalho home office, porém, não é essa maravilha todo que grande parte das pessoas imagina. Isso porque, muitas vezes, o profissional se deixa levar pelo conforto do lar e acaba se perdendo nas tarefas profissionais. A verdade é que, dependendo da situação, trabalhar em casa exige muita mais responsabilidade, compromisso e, principalmente, disciplina, do que aquele trabalho que é desenvolvido dentro da empresa. 

Por saber que, de uma hora para outra, esta se tornou a realidade de muitas pessoas nesses últimos meses, no artigo de hoje vou me dedicar a falar um pouco mais sobre o home office, para que você consiga equilibrar desempenho e produtividade, sem esquecer, é claro, da sua saúde mental. 

Convido você a me acompanhar e conferir!

O que é home office?

O trabalho home office é aquele em que um profissional presta serviços para determinada empresa de maneira remota. Trata-se de uma modalidade em que organizações e indivíduos têm a oportunidade de se conectarem à distância, realizando, independentemente disso, um bom trabalho em conjunto.

Por mais que se trate de um termo vindo da língua inglesa, em que a tradução literal significa escritório em casa, o trabalho do home officer não fica limitado apenas a este ambiente, ou seja, ele pode executar suas atividades em outros locais, como um coworking, uma cafeteria, parques, hotéis, aeroportos, e diversos outros ambientes alternativos, para onde ele possa levar o seu notebook e smartphone, e possa contar também com uma boa conexão de internet. 

PSC

São diversas as profissões que podem aderir a este regime de trabalho, porém as que mais se destacam são as que fazem parte das áreas de marketing, publicidade, design, jornalismo, programação, audiovisual, e muitas outras. 

Tipos de home office

Antes de seguir adiante com o texto é importante falar sobre os tipos de home office existentes:

 

  • Totalmente remoto: é aquele em que o profissional não tem a obrigatoriedade de comparecer à sede da empresa para a qual presta serviço, ou seja, o trabalho e o contato com a organização ocorrem de maneira 100% remota;

 

  • Híbrido: esta é uma categoria que se configura a partir das opções de realização do trabalho de forma tanto remota, quanto dentro do escritório da empresa em determinados momentos e situações.

Como trabalhar em casa com eficiência?

O trabalho remoto, como eu disse, de uma hora para outra se tornou realidade na vida de muitas pessoas e empresas, principalmente nestes dois últimos meses. Tudo isso em decorrência da situação que o mundo enfrenta atualmente, com relação à pandemia de COVID-19

Neste sentido, para aqueles que estão se vendo diante deste novo desafio, não só em suas vidas profissionais, mas também pessoais, é importante saber que alguns fatores são essenciais para que se realize um bom trabalho a partir de casa. 

A seguir, vou falar sobre cada um deles, mostrando o que é necessário para que se trabalhe em casa com eficiência, prezando sempre pela produtividade, sem deixar de lado a saúde mental. Continue comigo nesta leitura e confira:

Ambiente

O primeiro ponto sobre o qual vou tratar aqui com você é com relação ao ambiente escolhido para desempenhar suas atividades. O ideal é que você pense em um cômodo que te ofereça uma boa ergonomia, em uma disposição de móveis adequada, bem como na escolha de uma cadeira que seja confortável, para que assim você não sofra com problemas de saúde no futuro. 

Distrações

Na hora da escolha do ambiente é importante levar em consideração a questão das distrações. Estas precisam ser evitadas ao máximo, para que, dessa maneira, o seu trabalho não seja prejudicado. 

Assim, é importante que, além de eliminar tudo o que possa te distrair, você também deixe claro a seus familiares, que você está em casa trabalhando, ou seja, não pode ser interrompido e não está disponível para realizar nenhuma outra atividade que não seja pertinente ao seu trabalho. 

Lembre-se também de não se deixar interromper por seus pets. Procure sempre deixá-los abastecidos com alimento e água, e brincar com eles na hora do seu intervalo e/ou no final do expediente. 

Silêncio 

Outra forma importante de realizar um bom trabalho a partir de casa é escolher um local que seja livre de muitos ruídos, uma vez que isso vai contribuir para a concentração e consequentemente para a produtividade, de uma forma geral. 

Assim, para que você mantenha-se focado por um período significativo é importante que o local seja mais silencioso e não sofra tanta interferência do barulho da televisão, dos seus familiares conversando, dos carros na rua, de crianças brincando e por aí vai.

Internet

Falei algumas vezes, mas é sempre bom enfatizar sobre a necessidade de se ter uma internet rápida, de qualidade e estável. Assim, é importante que você tenha acesso a um pacote que te ofereça uma boa velocidade, tanto para a realização de downloads, quanto de uploads. 

Claro, que tudo vai depender da atividade que você desempenha e das demandas que precisa atender, mas algo entre 10 e 1 MB, já podem ser suficientes para te ajudar neste processo. 

Planejamento

Com esta mudança de rotina, é importante que você invista em um bom planejamento diário de atividades, para que, dessa maneira o seu dia de trabalho seja realmente e verdadeiramente produtivo. 

O primeiro passo é relacionar todas as demandas, começando pelas obrigatórias e prioritárias e terminando nas menos importantes. Lembre-se sempre de se lembrar de deixar espaço para os imprevistos e de não sobrecarregar a sua agenda, ou seja, evite realizar trabalho nos momentos em que deveria estar descansando, como nos intervalos e depois do expediente, para que isso não venha a prejudicar a sua saúde física, emocional e mental no futuro. 

Horários e organização 

Assim como se você estivesse trabalhando no escritório, dentro da empresa, batendo ponto todos os dias, é fundamental que você determine horários para começar o trabalho, para os seus intervalos, como almoço e lanche, e também para finalizar o expediente. Além disso, agendas, cadernos, papéis, documentos, arquivos e afins, sejam eles físicos ou virtuais, precisam estar devidamente organizados. 

Tudo isso se faz necessário e fundamental, pois é o que vai te ajudar a realizar um bom trabalho, a atender às suas demandas no prazo programado e a continuar tendo um bom desempenho diariamente. 

Intervalos

Eu falei um pouco sobre os intervalos nos tópicos anteriores, mas é algo que merece uma atenção especial da parte de todo e qualquer tipo de profissional que trabalhe em regime de home office. Digo isso, porque são estes pequenos momentos, que vão contribuir para que você dê uma arejada na mente e no corpo, principalmente depois de longos períodos de trabalho, para que assim continue e não sofra com esgotamento mental e físico. 

Assim, o que você deve fazer é tirar intervalos regulares durante a jornada em casa, sendo que o ideal é 5 a 15 minutos, a cada uma ou duas horas de trabalho seguidas. Aproveite para fazer um alongamento, para esticar um pouco as pernas, lanchar, tomar um café, enfim, fazer algo que te ajude a relaxar física e mentalmente, para retornar com o desempenho ainda melhor. 

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de não confundir este momento com procrastinação. Sendo assim, nada de se perder no feed das redes sociais e nem em conversas no WhatsApp. 

Além destas dicas, existem algumas outras que você pode e deve colocar em prática, para realizar um bom trabalho remoto. Confira:

– Evite o uso do celular e redes sociais no horário em que estiver trabalhando;

– Otimize seu tempo;

– Seja uma pessoa organizada;

– Mantenha o foco e disciplina;

– Providencie todas as ferramentas necessárias para o bom andamento do trabalho;

– Tenha uma agenda com todas as suas demandas, prazos e horários;

– Tenha responsabilidade com os serviços que você oferece;

– Não misture suas tarefas. Lembre-se que trabalho é trabalho e, durante seu expediente, evite realizar outras atividades pessoais.

Pontos positivos e negativos do home office

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens do home office:

Vantagens

– Você é seu próprio chefe;

– Independência financeira;

– Redução substancial do estresse causado por fatores como o trânsito, pressão e desgaste dentro do ambiente de trabalho;

– Maior qualidade de vida;

– Ganho de tempo para realizar outras atividades, relacionadas ou não ao trabalho;

– Maior proximidade com a família, por passar mais tempo em casa;

– Redução significativa de custos (transporte e alimentação);

– Fazer seus próprios horários.

Desvantagens

– Intervenções (família, telefonemas, problemas domésticos, entre outras coisas);

– Preconceito do mercado formal;

– Falta de organização e planejamento com os projetos;

– Falta de remuneração fixa e carteira assinada;

– Ambiente de trabalho solitário;

– Falta de recursos necessários (cadeiras adequadas, boa conexão com a internet, impressora, computador de qualidade, etc);

– Falta de limites, prazos e horários;

– Dificuldade de concentração.

 

Se você está planejando sair do mercado de trabalho formal para iniciar um trabalho no modelo home office e não sabe por onde começar, você pode procurar o auxílio do Coaching.

Por meio de sua metodologia, você obterá uma série de conhecimentos, técnicas e ferramentas, que vão te auxiliar a iniciar suas atividades. Você aprenderá, ainda, a desenvolver habilidades e competências fundamentais para a realização do seu trabalho, como estabelecer planejamento de atividades, prazos e metas, dicas de organização, foco, concentração e inteligência competitiva.

Se você tem interesse em conhecer este poderoso processo e compreender como ele pode contribuir para o alcance de bons resultados no trabalho home office, clique aqui e conheça o Professional & Self Coaching – PSC.

Agora me conte, Ser de luz; você já desenvolveu ou trabalha em regime home office? Como foi essa experiência? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e lembre-se de compartilhar este poderoso conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais!

Copyright: https://www.shutterstock.com/