Voltar

Como trabalhar em casa

Publicado em | 0 comentários
homem no sofá trabalhando e falando ao telefone

StockLite / Shutterstock Trabalhar no conforto de casa é o sonho de muita gente, mas pode não ser tão fácil quanto se imagina.

Trabalhar no conforto de casa, definindo seus próprios horários e rendimentos, é o sonho de muita gente. Fugir do estresse do trânsito, não ter que lidar com as pressões do dia a dia de uma organização, evitar conflitos no ambiente corporativo e não ser subordinado a alguém é um sonho bastante tentador para os profissionais.

O modelo de trabalho home office, porém, não é tão fácil quanto se imagina. Isso porque, muitas vezes, o profissional se deixa levar pelo conforto do lar e acaba se perdendo nas tarefas profissionais. A verdade é que, como em qualquer outro emprego, trabalhar de casa exige muita responsabilidade, compromisso e, principalmente, disciplina.

Pontos positivos e negativos do trabalho home office

Confira quais são as principais vantagens e desvantagens de um trabalho home office:

Vantagens

– Você é seu próprio chefe;

– Independência financeira;

– Redução substancial do estresse causado pela pressão e desgaste do ambiente de trabalho;

– Maior qualidade de vida;

– Ganho de tempo para realizar outras atividades, relacionadas ou não ao trabalho;

– Maior proximidade com a família, por passar mais tempo em casa;

– Redução significativa de custos (transporte e alimentação);

– Fazer seus próprios horários.

Desvantagens

– Intervenções (família, telefonemas, problemas domésticos, pausa para lanches, entre outras coisas);

– Preconceito do mercado formal;

– Falta de organização e planejamento com os projetos;

– Falta de remuneração fixa e carteira assinada;

– Ambiente de trabalho solitário;

– Falta de recursos necessários (cadeiras adequadas, boa conexão com a internet, impressora, computador de qualidade, etc);

– Falta de limites, prazos e horários;

– Dificuldade de concentração.

Dicas para trabalhar em casa

– Cuidado com as distrações;

– Evite o uso do celular e redes sociais no horário em que estiver trabalhando;

– Planeje suas atividades;

– Otimize seu tempo;

– Seja uma pessoa organizada;

– Mantenha o foco e disciplina;

– Estabeleça uma rotina de trabalho;

– Crie um ambiente propício para trabalhar de casa;

– Providencie todas as ferramentas necessárias para o bom andamento do trabalho;

– Inicie suas atividades longe de qualquer tipo de barulho (trânsito, televisão, conversas paralelas);

– Tenha uma agenda com todas as suas demandas, prazos e horários;

– Tenha responsabilidade com os serviços que você oferece;

– Não misture suas tarefas. Lembre-se que trabalho é trabalho e, durante seu expediente, evite realizar outras atividades pessoais;

Se você está planejando sair do mercado de trabalho formal para iniciar um trabalho no modelo home office e não sabe por onde começar,  você pode procurar o auxílio do Coaching, a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade.

Por meio do Coaching, você obterá uma série de conhecimentos, técnicas e ferramentas para te auxiliar a iniciar suas atividades. Você aprenderá, ainda, a desenvolver habilidades e competências fundamentais para a realização do seu trabalho, como estabelecer planejamento de atividades, prazos e metas, dicas de organização, foco, concentração e inteligência competitiva.

Se você tem interesse em conhecer esta poderosa metodologia e compreender como ela pode contribuir no alcance de bons resultados no trabalho home office, clique aqui e conheça o Professional & Self Coaching – PSC.

E você, já desenvolveu ou trabalha em regime home office? Como foi essa experiência? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!