Voltar

Como Ter um Pensamento Sistêmico na sua Organização?

Publicado em | 0 comentários

www.BillionPhotos.com/Shutterstock O pensamento sistêmico ajuda o profissional a ir além em sua carreira, a enxergar as ameaças e eliminá-las, bem como superar os desafios e aproveitar as oportunidades na empresa

Pensamento Sistêmico é uma forma mais ampla de ver o mundo e a realidade à nossa volta. Na prática, este conceito, datado do século XX, nos convida a enxergar todas as coisas de modo mais abrangente. Isso nos permite fragmentar suas partes e analisá-las de modo mais completo, compreendendo assim, todas as faces de uma mesma questão.

À primeira vista esta ideia pode até parecer complexa, mas quando a contextualizamos, com certeza, ela se torna mais simples do que podíamos imaginar. Digo isso porque o conceito de pensamento sistêmico vem sendo amplamente difundido nas empresas e é uma competência comportamental que é cada vez mais exigida no mercado de trabalho.

Neste sentido, podemos dizer que se um profissional, antes de tomar uma decisão importante, busca avaliar todas as suas variáveis, possibilidades e consequências, ele possuiu sim, visão sistêmica. Do mesmo modo é o líder que, antes de delegar uma tarefa mais complexa, estuda e avalia qual, entre os profissionais de sua equipe, é o mais preparado para executá-la.

Por meio destes exemplos podemos perceber que o pensamento sistêmico deve estar presente na conduta de todos os colaboradores de uma empresa. Este comportamento é que permite tomar decisões assertivas, compreender e se relacionar melhor com nossos colegas e gestores e trabalhar olhando para o todo, ou seja, para que todos os resultados sejam plenamente alcançados.

Como Desenvolver o Pensamento Sistêmico

Quando a empresa constrói seu planejamento estratégico, com certeza, a organização está pensando de forma sistêmica. É neste plano que ela define todos seus os objetivos, como também as ações que precisam ser tomadas, em determinado período, para obter o sucesso esperado.

Em nossa vida pessoal, devemos sempre fazer o mesmo, buscar pensar fora da caixa e expandir a nossa mente. Assim, quando nos virmos envolvidos em problemas ou dúvidas, podemos recorrer a nossa visão sistêmica e avaliar de maneira global todas as vantagens e desvantagens que cada situação nos traz.

Entretanto, para desenvolver visão sistêmica é essencial acumular cada vez mais competências comportamentais, técnicas e emocionais. Também é preciso utilizar suas experiências de vida, seus erros e acertos, e todas as suas vivências para construir um banco de dados mental, que lhe permita enxergar todas as dimensões de uma mesma situação e decidir com mais assertividade.

Esta ação te leva a outro patamar pessoal e profissional, onde você pode estar mais preparado para lidar com os desafios diários e vencê-los com mais facilidade. Desenvolva seu pensamento sistêmico e ouse conquistar seus resultados extraordinários.

E você, já possui um pensamento sistêmico? Deixe seu comentário abaixo, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!