Voltar

Como Ter Resiliência no Trabalho?

Publicado em | 0 comentários

Lightspring/Shutterstock Ser resiliente inclui ter flexibilidade e inteligência emocional para encontrar soluções efetivas

Todos os dias em nossa carreira somos desafiados a ir além. Por isso mesmo é essencial desenvolver a resiliência no trabalho para sabermos enfrentar as dificuldades de frente e crescer com elas. Digo isso porque, às vezes, nem tudo vai bem com nossos colegas e gestores, porém, nosso trabalho sempre está sendo avaliado, bem como a nossa produtividade. Por isso, nada de deixar a bola cair!

Mas, como ser forte e resiliente? Isso tem a ver com inteligência emocional? Posso me tornar um profissional com a virtude da resiliência? Para todas estas questões, a resposta é sim! Com certeza, com algumas atitudes, podemos desenvolver esta capacidade e nos tornar colaboradores mais assertivos mesmo em meio a crises e dificuldades. Quer saber como? Continue lendo!

5 Dicas Para Ser Resiliente no Trabalho

  1. Abra-se sua Mente– Todas as adversidades nos trazem não só desafios, mas também oportunidades reais de aprendizado e crescimento. Na prática, isso representa aprender a ouvir os feedbacks, concordando ou não com eles, e tirar algo de positivo deles, como também observar os pontos fortes e de melhoria ao seu redor e buscar inspiração para evoluir suas próprias capacidades.
  1. Faça do Limão: Limonada – Isso quer dizer ser inventivo e usar a sua criatividade para resolver os problemas no trabalho e propor soluções, especialmente, nos momentos de crise, onde realmente sabemos quem está ou não no barco. Seja empreendedor, mostre sua força interior e que você pode e deseja colaborar com os resultados.
  1. Desenvolva sua Inteligência Emocional – Brigar, gritar, chorar, de forma alguma, vai resolver suas adversidades na empresa. Pelo contrário, só irá comprometer sua imagem profissional. Por isso, é essencial desenvolver e aprimorar constantemente suas habilidades e sua inteligência emocional, de modo que isso permita lidar com estes momentos com calma e sagacidade.
  1. Seja Flexível – Por mais que desejemos, nem tudo está ao nosso alcance ou depende de nós na empresa. Por isso, é essencial ter esta consciência e trabalhar com um cenário realista e ser flexível aos próprios limites e as limitações de nossos gestores e colegas. Isso garante mais qualidade de vida no trabalho.
  1. Aprenda a Lidar com as Críticas– Além de mostrar sua capacidade de reconhecer suas falhas, este comportamento mostra que você está realmente disposto a melhorar, vencer as críticas “negativas”, se superar e crescer cada vez mais em sua carreira e como colaborador.

E se você deseja conquistar evolução profissional em todos os sentidos e potencializar ainda mais os seus resultados. Não perca seu tempo. Faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC: desenvolva suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e seja o profissional efetivo e resiliente que toda empresa deseja ser.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!