Voltar

Como surgiu e qual o objetivo do Coaching?

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / alexraths O Coaching tem o objetivo de melhor o desempenho das pessoas na sua vida profissional e pessoal.

O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano mais eficaz do Brasil e do mundo. Trata-se de um processo que visa aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações, aumentando o alcance de resultados positivos por meio de conhecimentos de diversas ciências, metodologias, técnicas e mais de 100 ferramentas extraordinárias.

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados “coacheiros”. A partir daí, por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.

No ano seguinte, em 1831, o Coaching passou a ser integrado no campo dos esportes. Foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.

O Coaching é um processo com começo, meio e fim, todos definidos entre coach – profissional que conduz o processo — e coachee (o cliente).

Mas afinal, qual é o objetivo do Coaching?
O papel do coach é apoiar o coachee na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos e, principalmente, no alcance de grandes resultados. Seu maior objetivo é levar o cliente a sair de seu estado atual para um estado desejado em um curto espaço de tempo.

Para isso, são realizadas as sessões de Coaching — que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e têm duração, em média, de uma a duas horas. Durante as sessões, o coach realiza inúmeras perguntas poderosas com o objetivo de estimular o coachee a encontrar, dentro de si mesmo, todas as respostas que precisa para conquistar o que deseja de forma rápida, assertiva e permanente.

Ao final de cada sessão, são indicadas tarefas que devem ser realizadas com o intuito de ficar mais próximo do alcance do estado desejado.

Todo o processo de Coaching é determinado em comum acordo entre coach e coachee. Porém, para que o processo seja efetivamente conduzido e os resultados sejam alcançados com sucesso, é preciso de compromisso de ambas as partes. Além disso, o cliente deve estar totalmente comprometimento, com foco e determinação para alcançar o que deseja de forma permanente e tangível.

Este artigo foi útil para você? Curta e compartilhe com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!