O Coaching tem se mostrado como uma das metodologias de desenvolvimento humano mais eficazes do mundo. Trata-se de um processo que visa aumentar o desempenho de pessoas, profissionais, grupos e organizações, impulsionando o alcance de resultados positivos por meio de conhecimentos de diversas ciências, métodos, técnicas e mais de 100 ferramentas extraordinárias.

Quer saber mais a respeito do surgimento e objetivo do Coaching? É só continuar a leitura e conferir!

Como o Coaching surgiu?

Derivada da palavra inglesa coach, Coaching significa treinamento. Esse termo surgiu na Hungria, na vila de Kocs, para denominar um tipo específico de carruagem que foi criado por lá no século XVI. O modelo passou a ser chamado de koczi e, com a sua popularização em outros países do mundo, em inglês acabou se tornando coach.

Tempos depois, por volta de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra coach passou a ser empregada como sinônimo de tutor, que é aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas. Apesar de muitos associarem o termo aos esportes, foi só depois disso que os treinadores, que antes eram chamados de “coachers”, passaram a ser chamados de coaches, o que ocorreu por volta de 1880.

Foi apenas em 1950 que o termo começou a ser empregado na literatura voltada para os negócios como uma competência de desenvolvimento de pessoas. Mas, se formos parar para analisar, cada um dos significados citados tem uma relação com a metodologia Coaching.

No caso da carruagem, por exemplo, trata-se de um meio que leva os passageiros de um ponto A até um ponto B. Assim como o coach faz com seu coachee (cliente), guiando-o por um caminho de desenvolvimento e alcance de objetivos. O mesmo seu aplica aos tutores de estudo e treinadores esportivos que, embora utilizem métodos diferentes, também auxiliam pessoas a se desenvolverem.

Qual é o objetivo do Coaching?

PSC

O Coaching é um processo com começo, meio e fim. O papel do coach é apoiar o coachee na busca por respostas para a concretização de metas e objetivos e, principalmente, no alcance de grandes resultados. Seu maior objetivo é levar o cliente a sair de seu estado atual para chegar ao estado desejado em um curto espaço de tempo.

Para isso, são realizadas as sessões de Coaching, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e têm duração, em média, de uma a duas horas. Durante as sessões, o coach realiza inúmeras perguntas poderosas com o objetivo de estimular o coachee a encontrar, dentro de si mesmo, todas as respostas que precisa para conquistar o que deseja de forma rápida, assertiva e permanente.

Ao final de cada sessão, são indicadas tarefas que devem ser realizadas pelo cliente com o intuito de o aproximar do alcance do estado desejado. Assim, no próximo encontro ele irá compartilhar as experiências que obteve realizando as atividades propostas e alinhar com o coach os próximos passos a serem dados, alguma alteração a ser feita no planejamento e assim por diante.

Todo o processo de Coaching é determinado em comum acordo entre coach e coachee. Porém, para que o seja efetivamente conduzido e os resultados sejam alcançados com sucesso, é preciso haver compromisso de ambas as partes. O profissional deve ter passado por uma formação e ter toda a expertise necessária para aplicar as técnicas e o cliente precisa ter foco e determinação para alcançar o que deseja de forma permanente e tangível.

Diferenciais do processo de Coaching

Existem algumas informações importantes a serem consideradas em relação ao processo de Coaching. A primeira delas é que é o cliente quem determina quais são os objetivos a serem trabalhados. Para chegar a essas respostas, o coach utiliza perguntas poderosas que levam o coachee à reflexão.

O profissional de Coaching incentiva seu cliente a agir e buscar os resultados que deseja, o empoderando e apoiando a mudança. Perceba que o coachee tem um papel central dentro do processo e isso faz toda a diferença para que ele se desenvolva e leve os benefícios obtidos por toda a sua vida.

5 Benefícios do Coaching

Existem diferentes nichos de Coaching que são voltados para diversos tipos de públicos. O Life Coaching, por exemplo, abrange inúmeros aspectos da vida pessoal, como: relacionamentos, saúde, finanças, autoestima, esportes, entre outros. A metodologia também é bastante conhecida pelos benefícios que pode oferecer a empresas e profissionais que desejam alcançar o sucesso na carreira.

Veja, a seguir, cinco benefícios que o Coaching tem a oferecer para a vida daqueles que têm contato com suas técnicas poderosas.

1 – Autoconhecimento

Ao longo das sessões, o coachee irá buscar respostas para os questionamentos levantados pelo coach. Com isso, terá a oportunidade de se conhecer profundamente, identificar suas principais habilidades e pontos que precisa desenvolver.

Essa visão ampla sobre si mesmo é o primeiro passo para o processo desenvolvimento, pois somente após conhecer o estado atual é que descobrimos o que precisa ser feito para se chegar ao estado desejado.

2 – Fortalecimento da autoconfiança

O fato de ir caminhando em etapas em direção ao seu objetivo faz com que o coachee reconheça o seu potencial, o que é ótimo para fortalecer a autoconfiança e a autoestima. Pessoas seguras que sabem o seu valor são muito mais ousadas e, através disso, chegam mais longe.

3 – Novas perspectivas sobre a própria vida

Muitas vezes, um indivíduo está tão preso à sua zona de conforto que se vê sem perspectivas. Então, ao passar pelo processo de Coaching, consegue enxergar além e ver que existem diversos caminhos pelos quais ele pode seguir, tanto em sua vida pessoal quanto na carreira.

4 – Desenvolvimento do foco

Como mencionado ao longo do artigo, o coach propõe tarefas ao seu coachee, para que ele realize nos intervalos entre as sessões. Ao ver o resultado de cada um desses passos e como eles o aproximam do seu objetivo, o indivíduo desenvolve o seu foco, o que impacta positivamente em todas as áreas da vida.

5 – Melhora no desempenho geral

Todos os benefícios citados até aqui, de autoconhecimento, fortalecimento da autoconfiança e do foco, resultam em uma grande melhora no desempenho geral do indivíduo. Como ele vê que suas ações o levaram ao seu objetivo, isso o motiva a se dedicar a tudo o que fizer.

Viu só como o Coaching é uma metodologia fantástica? No IBC – Instituto Brasileiro de Coaching você encontra as melhores formações em Coaching do Brasil. Acesse outros posts do nosso blog e redes sociais para saber mais!