Mulher forte resolvendo seus assuntos pendentes

Lassedesignen/Shutterstock Para se empoderar e ir além é essencial vencer os assuntos pendentes

Quando falamos em Assuntos pendentes eles referem-se a padrões desenvolvidos por nós, em algum momento do nosso passado, que se manifestam com grande frequência no presente, causando interferências negativas em nossos comportamentos, pensamentos e relações interpessoais. Podemos dar a esses comportamentos o nome que preferirmos: assuntos pendentes, assuntos inacabados, relações mal resolvidas, negócios inacabados, negócios mal resolvidos, negócios pendentes, pendências etc.

Todos estes elementos, muitas vezes, se tornam intrusos em nosso dia a dia. É como se respondêssemos a determinadas situações do presente da mesma maneira que o fazíamos no passado, pois muitos de nossos assuntos pendentes provêm de traumas ou incidentes críticos que marcaram as nossas vidas de modo especifico.

Todos já pensamos na possibilidade de modificar alguma coisa, algum fato de nossas histórias de vida, algum momento em que poderíamos ter nos comportado de modo diferente; o que poderíamos ter evitado dizer ou fazer. Isso acontece porque possuímos pequenos fantasmas em nosso dia a dia que nos assombram com marcas de nossas próprias histórias. Ainda que muitas pessoas não falem a respeito de seus fantasmas, eles existem e, cedo ou tarde, aparecerão.

Liberte-se dos Assuntos Pendentes

Os assuntos pendentes são tão poderosos e influentes, que acabam por fortalecer nossas crenças limitantes, nos afastam de nossas metas e objetivos, e podem acarretar sentimento de culpa, nos tornando completamente incapazes de tomar qualquer decisão ou realizar qualquer tarefa que nos possibilite alcançar resultados extraordinários.

Se alguma coisa não foi feita, ela não pode ser terminada, e se não terminamos nada, que resultados podemos esperar em nossas vidas?  Na melhor das hipóteses, podemos esperar resultados frustrantes e o sentimento de incapacidade. Somos todos: o resultado de nossas histórias, de tudo o que nos aconteceu e ainda acontece.

PSC

Até mesmo nossos defeitos e assuntos inacabados compõem quem nós somos. Por outro lado, isso não quer dizer que teremos de passar o resto de nossas vidas sendo “assombrados” por assuntos pendentes.

Como Se Libertar do Passado?

Uma maneira eficaz de nos libertarmos de nossos fantasmas é ressignificando assuntos inacabados, ou seja, podemos modificar a forma como nós percebemos e lidamos com os nossos assuntos pendentes. A partir da mudança de foco a respeito desse determinado evento, podemos ainda modificar nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos em relação a eles.

Embora não seja possível voltar ao passado e mudar o que vivemos, é possível tomar atitudes e praticar ações hoje, que nos ajudem a compreender e a transpor esses obstáculos, de modo a nos lançarmos muito mais longe em direção a nossos objetivos. Independente de qual seja nossa história de vida, por mais difícil que tenha sido, devemos honrá-la e respeitá-la, pois foi graças a tudo o que nos aconteceu que nos tornamos quem somos.

Como o Coaching Pode Ajudar?

No processo de Coaching, por meio de técnicas, ferramentas, perguntas poderosas e tarefas, o coach auxiliará o coachee na resolução de seus assuntos pendentes, ressignificando cada fase da vida: começando pela primeira infância, em seguida a infância, a pré-adolescência, juventude e fase adulta, até chegarem ao estado atual do coachee.

A partir daí, poderão ir além, poderão traçar metas e objetivos para o futuro do coachee, bem como os passos que ele precisará dar para caminhar o caminho rumo ao que deseja.

Para eliminar assuntos pendentes devemos “limpar” a nossa lista de assuntos e coisas por fazer, e que tiram o nosso sono nas madrugadas. Podemos começar fazendo uma lista de todos os nossos negócios inacabados e, olhando para cada item da lista isoladamente, analisar a importância de cada um deles em nossas vidas, os recursos necessários para eliminá-los e em seguida, partir para a ação.

3 Maneiras Práticas e Simples Para Eliminar Assuntos Inacabados

1º. Terminar o que começamos: Simplesmente realizar as tarefas até que estejam finalizadas, sem procrastinar e nem dar desculpas.

2º. Ressignificar: Dar um novo sentido ao acontecimento é deixar que aquilo que até então te acorrentava não seja mais um peso. É libertar-se e seguir e frente.

3º. Deixar pra lá: Analisar as situações e depois de perceber que não eram tão importantes assim, se libertar.