© Depositphotos.com / A sua postura mental interfere diretamente na motivação interna

O que é a motivação? É acordar todos os dias pontualmente, sem falta, e ir ao trabalho haja o que houver no caminho? Para muitas pessoas é isso, uma conceituação prática, simples e exemplar. Mas, algumas personalidades preferiram ir mais longe, como Maslow, tentando conceituar de forma mais metódica e aprofundada.

O fato é que não é preciso de muito estudo para entender que a sua postura mental interfere diretamente na motivação interna todos os dias (ou nem em todos).

 

ENTENDENDO O QUE É POSTURA MENTAL

Não adiantaria de nada continuar esse artigo sem explicar o que é uma postura mental. Você sabe definir? Uma postura mental é uma forma consolidada de pensar e encarar determinadas situações ao seu redor.

Imagine que alguém está andando, tropeça por descuido em uma pedra e acaba levando um tombo. Essa pessoa que caiu pode encarar a situação de duas maneiras:

– Nossa como eu sou tapado, tanto lugar para andar e tenho logo o azar de topar nesta pedra.

PSC

– Nossa! Levei um baque, mas nada de grave aconteceu. Sou uma pessoa de sorte!

O tombo foi o mesmo, o que mudou de um caso para o outro foi a maneira de interpretar a situação, ou seja, a postura mental.

 

A POSTURA MENTAL INFLUENCIANDO AS SUAS AÇÕES

Então, como você pode ver, a postura mental é uma estrutura de percepção situacional que faz você agir de forma que se adeque ao que, na sua mente, é o correto.

E como falamos de estruturas, de raízes, elas não ficam à vista, são discretas e se misturam aos demais pensamentos e concepções, mas sempre fornecendo uma base para que você pense de uma forma ou de outra.

Através disso, a postura mental influencia as suas ações sem que você perceba. E é aí que chegamos à motivação.

 

QUANDO A MOTIVAÇÃO É APENAS UMA QUESTÃO DE PERCEPÇÃO

Um pequeno teste. Qual é o pensamento mais comum na sua mente: eu não vou conseguir ou dá para ser feito? Dependendo da sua resposta, a sua postural mental pode ser a de um pessimista, conformado, aceitador ou de alguém desafiador, obstinado, prepotente, egocêntrico e arrogante.

Veja que cada lado possui características positivas e negativas. Então, da mesma forma que você se sente desmotivado, saiba que dependendo da percepção acerca da situação em que você se encontra, é possível que as coisas estejam melhores do que aparentam.

Quer mais motivação em sua vida? Então recondicione sua mente!

Gostou do artigo? Deixe-me o seu comentário, e compartilhe essas dicas com seus amigos!