Se você deseja se tornar uma pessoa campeã, do tipo que realiza todas as suas metas, deve começar pela base, que é a organização. Pequenas atitudes tomadas no dia a dia são capazes de promover grandes e positivas transformações. Após um longo período levando a vida de forma desorganizada, tornar-se uma pessoa organizada pode ser um tanto quanto desafiador, mas claro, não é impossível, pois com disciplina e força de vontade você pode chegar lá!

A Importância da Organização na Vida Pessoal e Profissional

Não existe segredo, a chave da produtividade é a organização. Se você admira aqueles que realizam tudo com o qual se comprometem e acredita que não consegue agir da mesma forma, saiba que é possível. Saiba que ao abandonar comportamentos negativos, como a desorganização e a procrastinação, você conseguirá se tornar uma pessoa muito mais produtiva e feliz.

Ser organizado requer certa dedicação, mas o investimento de tempo que usa para se planejar e organizar será devolvido no futuro, em dobro. Quando dedica alguns minutos para listar as tarefas que precisa fazer e classificá-las por ordem de importância, por exemplo, você acaba sendo recompensado por conseguir concluir tudo dentro do tempo esperado. Dessa forma, pode aproveitar o restante do dia para realizar outras atividades de seu interesse, como passar mais tempo com a família, praticar uma atividade física ou simplesmente relaxar.

Outro tipo de vantagem de ser organizado está no fato de ter maior facilidade para encontrar objetos em casa e no trabalho. Esse benefício vai desde a praticidade para encontrar uma roupa para vestir logo cedo até um documento importante, as chaves do carro e daí por diante. O conceito de organização é bastante amplo e trará vantagens para todos os âmbitos da sua vida.

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Dicas de Como Ser uma Pessoa Organizada

Como disse e repito uma das habilidades que mais pode trazer benefícios para a sua vida é a organização. Então, se você costuma ter dificuldades para se concentrar nas suas atividades e encontrar suas coisas, uma boa dica é que leia atentamente os insights que darei a seguir e comece a colocá-los em prática. Lembre-se, o poder de transformar a sua vida está em suas mãos.

1 – Mantenha os Ambientes Organizados

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Os ambientes são um reflexo de quem vive neles. Então, se a sua casa e o seu local de trabalho estão bagunçados, são grandes as chances de as suas ideias estarem da mesma maneira. Para realizar uma transformação externa é importante perceber o que está te deixando desorganizado internamente e buscar mudar ferramentas para mudar o cenário ao seu redor. Dessa forma, ficará mais fácil se organizar e construir o hábito de ordenar sua vida.

Coloque cada coisa em seu devido lugar. Utilizar cestos e caixas para objetos e pastas para documentos é uma forma prática de organizar a casa e o local de trabalho. Para facilitar, use etiquetas e escreva o que está guardado em cada caixa, por exemplo. Esta organização irá te ajudar a ter mais praticidade no dia a dia e evitará que desperdice o seu tempo tentando encontrar algo em meio à bagunça.

2 – Elimine Coisas Que Não Usa

Ao organizar os ambientes, aproveite para eliminar os itens que não têm utilidade. Acumular roupas, sapatos, brinquedos, papéis e outros objetos que não usa apenas irá te atrapalhar a manter a organização. Além disso, o que não é útil para você pode ser usado por outras pessoas. Então, separe os itens que estiverem em bom estado e faça uma doação para quem precisa. No caso de papéis e embalagens plásticas, encaminhe para um centro de reciclagem, o meio ambiente agradece.

Eliminar coisas que não usa irá ajudar a renovar as energias da sua casa e poderá ser uma ótima oportunidade para repensar o seu comportamento em relação ao consumo. Quando for comprar algo, pense se verdadeiramente precisa daquilo, se irá agregar algum valor e ser realmente útil em sua vida. Essa atitude lhe ajudará a manter as suas finanças mais organizadas e evitará um novo acúmulo de coisas desnecessárias.

3 – Programe o Seu Dia

Registrar as atividades que precisa realizar durante o dia vai mudar a sua rotina e evitar que tenha aquela sensação de que começou muitas coisas, mas que não consegue finalizar nada. No início, pode ser que tenha certa dificuldade para definir o tempo para cada tarefa, mas logo aprenderá a observar e, assim, saberá distribuir melhor as suas horas. O ato de riscar os compromissos realizados no final do dia é extremamente prazeroso e te dará a maravilhosa sensação de dever cumprido.

Em seu planejamento considere também que imprevistos acontecem e que, nem sempre, é possível controlar tudo. Entretanto, quando as atividades são programadas, as chances de algo não sair como o desejado são menores. Se saírem, a organização permitirá que você faça um remanejamento e não seja prejudicado.

4 – Priorize as Tarefas Importantes

Um grande desafio enfrentado pelas pessoas, principalmente no mundo corporativo, é a ideia de que tudo é urgente e “para ontem”. Essa dificuldade em diferenciar aquilo que é realmente importante do que pode esperar ou, mesmo, ser deixado de lado, faz com que os indivíduos se sintam cada vez mais esgotados e sem tempo.

Aprender a classificar cada tarefa e priorizar as que têm maior importância é fundamental para levar uma vida mais produtiva e organizada. Esse é um hábito que poderá ser conquistado ao analisar verdadeiramente cada compromisso que surge, a fim de identificar sua relevância em relação aos seus objetivos e tempo disponível.

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5 – Cuidado Com o “Modo Multitarefa”

No mundo moderno atual, as pessoas estão cada vez mais ocupadas e sem tempo. Com isso, surgiu um conceito de que ser multitarefa é sempre positivo e sinal de produtividade. A verdade é que, se você quer saber como ser uma pessoa organizada e produtiva, deve ter também a sensibilidade em saber identificar quando focar numa atividade só ou em várias ao mesmo tempo.

Às vezes, o esforço que o cérebro precisa fazer para alternar o foco entre várias atividades; causa certa fadiga e estresse, o que, ao invés de positivo, acaba impactando diretamente na diminuição dos resultados. Saiba entender, então, o que merece seu foco total e as tarefas que podem ser realizadas conjuntamente.

Então, ao invés de ler e-mails, falar ao telefone e fazer um relatório de uma só vez, pare e se dedique exclusivamente a cada uma dessas tarefas individualmente. Você verá como gastará muito menos tempo e ainda terá energia para fazer diversas outras coisas e sem comprometer a qualidade e sem deixar tantas coisas pela metade.

A organização é um hábito que pode ser conquistado, mas para isso é necessário que mude o seu mindset, pois as suas atitudes são um reflexo da sua mente e direcionam os seus comportamentos. Tenho a certeza de que os benefícios de investir em organização serão muitos e irão contemplar tanto a sua vida pessoal quanto a profissional. Aproveite minhas dicas e organize-se!

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