Voltar

Como ser um líder transformador

Publicado em | 0 comentários
mão desenhando engrenagens

© Depositphotos.com / everythingposs O líder transformador se destaca por se autotransformar constantemente, e pela capacidade de transformar as pessoas a seu redor.

A liderança é, sem dúvida, uma das habilidades mais almejadas pelo mercado de trabalho. A capacidade de gerenciar pessoas, equipes e organizações é uma tarefa complexa e que exige competências e aptidões bem desenvolvidas, além de foco, responsabilidade e total comprometimento.

Liderar é muito mais do que apenas chefiar ou estar à frente de um grupo de pessoas. Ser líder vai muito além, e significa motivar, estimular, encorajar, inspirar e incentivar uma equipe a produzir grandes e efetivos resultados, independentemente das circunstâncias.

Existem diversos tipos de líder, como o líder autoritário, o líder carismático, entre outros. O líder transformador, por sua vez, se destaca por se autotransformar constantemente, e por transformar os outros o seu redor. Ele exerce sua liderança como um coach, potencializando e instigando o melhor de sua equipe.

O líder transformador conhece seus colaboradores e está sempre preocupado com as necessidades e bem estar de cada profissional. Além disso, ouve cada um deles na essência e respeita opiniões, ideias e contribuições que possam melhorar o trabalho. Este líder está sempre inovando e buscando desafiar sua equipe a descobrir novas soluções para as atividades diárias. Ele tem visão de futuro, e está sempre preocupado em produzir mais e melhor.

Dicas para ser um líder transformador

Se você deseja alcançar este perfil de liderança e se tornar um líder que transforma pessoas e oportunidades, confira algumas dicas preciosas:

Tenha segurança

Para ajudar, orientar e transformar uma equipe, é necessário primeiro conhecer a si mesmo e ter segurança sobre quem você é, bem como seus valores, motivações e convicções. Por isso, para se tornar um líder transformador, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento.

Saiba como a sua equipe enxerga você

Outro aspecto importante para conquistar a liderança transformadora é saber como seus colaboradores te enxergam e como consideram sua atuação enquanto líder. Se precisar, não hesite em pedir um feedback de seus subordinados. Esta atitude gera abertura, receptividade e, principalmente, confiança entre você e sua equipe.

Foque na transformação diária

A capacidade de se transformar diariamente é outra característica importante para aqueles que buscam a liderança transformadora. Por isso, dedique-se a transformar pensamentos, comportamentos e atitudes que realmente produzam grandes resultados, tanto para você quanto para a sua equipe.

Seja carismático

Esta é uma das principais características do líder transformador, e deve ser desenvolvida constantemente. Ser carismático significa inspirar confiança, respeito, admiração e, principalmente, ser um exemplo que os outros queiram seguir.

Transforme sua equipe em líderes

O líder transformador é aquele que enxerga sua equipe não apenas como subordinados, mas como potenciais líderes em desenvolvimento.

Se você deseja desenvolver ainda mais sua capacidade de liderança, convido você a conhecer o Leader Coach Training – LCT, o mais rápido e eficiente programa de capacitação e treinamento de líderes do Brasil. Esta é uma poderosa formação que treina, desenvolve, habilita e certifica os profissionais a utilizarem o Coaching como estilo de liderança.

Este artigo foi útil para você? Então lembre-se de deixar o seu comentário e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.

Comments

comments