A liderança é, sem dúvida, uma das habilidades mais almejadas pelo mercado de trabalho. A capacidade de gerenciar pessoas, equipes e organizações é uma tarefa complexa e que exige competências e aptidões bem desenvolvidas, além de foco, responsabilidade e total comprometimento.

Liderar é muito mais do que apenas chefiar ou estar à frente de um grupo de pessoas. Ser líder vai muito além e significa motivar, estimular, encorajar, inspirar e incentivar uma equipe a produzir grandes e efetivos resultados, independentemente das circunstâncias.

Nesse caso, destaca-se o líder transformador — uma figura que as empresas têm admirado com cada vez mais frequência. Mas quem é esse líder? Quais são as suas características? Como nós podemos ser líderes transformadores? É o que você vai descobrir neste artigo. Siga em frente e tenha uma boa leitura!

O que é um líder transformador?

Existem diversos tipos de líder, como o líder autoritário, o líder carismático, o líder democrático, entre outros. O líder transformador, por sua vez, se destaca por transformar a si mesmo constantemente e por transformar os outros o seu redor. Ele exerce a sua liderança como um coach, potencializando e instigando o melhor de cada liderado.

O líder transformador conhece os seus colaboradores e está sempre preocupado com as necessidades e o bem-estar de cada profissional. Além disso, ouve cada um deles na essência e respeita as opiniões, ideias e contribuições que possam melhorar o trabalho. Esse líder está sempre inovando e buscando desafiar a sua equipe a descobrir novas soluções para as atividades diárias. Ele tem visão de futuro e está sempre preocupado em produzir mais e melhor.

Ser transformador, porém, não significa agir cada hora de um jeito. Esse líder define regras e processos mais permanentes para a sua equipe. No entanto, ele compreende que há momentos para interferir mais, e momentos para dar mais liberdade à equipe. Por isso, ele lê as circunstâncias e ajusta a sua conduta de acordo com elas. Mais do que isso, ele ensina os liderados a agirem da mesma forma, sempre procurando desenvolver novas habilidades e competências.

Como ser um líder transformador?

PSC

Se você deseja alcançar esse perfil de liderança e se tornar um líder que transforma pessoas e oportunidades, certamente deverá desenvolver novas ideias e atitudes. Para auxiliá-lo nessa nobre missão, confira algumas dicas preciosas.

1. Tenha segurança

Para ajudar, orientar e transformar uma equipe, é necessário primeiro conhecer a si mesmo e ter segurança sobre quem você é, bem como sobre os seus valores, motivações e convicções. Por isso, para se tornar um líder transformador, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento. É conhecendo a si mesmo que você identificará as forças que precisam ser potencializadas, bem com os pontos mais fracos, que ainda precisam ser desenvolvidos, por meio da aquisição de novos conhecimentos.

2. Saiba como a sua equipe enxerga você

Outro aspecto importante para conquistar a liderança transformadora é saber como os seus colaboradores o enxergam e como consideram a sua atuação enquanto líder. Se precisar, não hesite em pedir um feedback dos seus liderados. Essa atitude gera abertura, receptividade e, principalmente, confiança entre você e a sua equipe. Além disso, demonstra que você não deseja ser um líder autoritário, mas sim aquele que constrói junto e que se desenvolve junto com cada membro do seu time.

3. Foque na transformação diária

A capacidade de se transformar diariamente é outra característica importante para aqueles que buscam a liderança transformadora. Por isso, dedique-se a transformar pensamentos, comportamentos e atitudes que realmente produzam grandes resultados, tanto para você quanto para a sua equipe. Verifique as ideias e atitudes que são positivas, bem como aquelas que têm gerado problemas. Proponha essa reflexão para si mesmo e também nos feedbacks junto aos membros da sua equipe.

4. Seja carismático

Essa é uma das principais características do líder transformador, e deve ser desenvolvida constantemente. Ser carismático significa inspirar confiança, respeito, admiração e, principalmente, ser um exemplo que os outros queiram seguir. Se você deseja ver mudanças nos seus liderados, aja exatamente como você espera que eles ajam. Seja carismático, responsável, criativo, empenhado, pontual, assíduo e dedicado. O poder do exemplo é inspirador e contagiante — lembre-se sempre disso!

5. Transforme os membros da sua equipe em líderes

O líder transformador é também aquele que enxerga a sua equipe não apenas como um conjunto de subordinados, mas como potenciais líderes em desenvolvimento. Assim, cabe a você analisar e identificar quais dos seus colegas têm potencial para serem novos líderes, estimulando-os a serem líderes transformadores. Aliás, mesmo para aqueles que não têm vontade de exercer a liderança, também vale a pena explicar as vantagens de ser um transformador de si mesmo e das pessoas ao redor.

6. Estimule o estudo e a capacitação

O líder transformador dá feedbacks e, mais do que isso, incentiva as pessoas a avaliarem o seu próprio desempenho, identificando forças e pontos de desenvolvimento. Esse desenvolvimento, no ambiente de trabalho, é fruto da aquisição de novos conhecimentos, o que se vê em cursos, leituras edificantes, treinamentos profissionais e até mesmo no acompanhamento das tendências e notícias. Por isso, adote esses comportamentos e incentive-os no seu grupo.

Uma dica especial!

Por fim, se você deseja desenvolver ainda mais a sua capacidade de liderança, convidamos você a conhecer o Leader Coach Training – LCT, o mais rápido e eficiente programa de capacitação e treinamento de líderes do Brasil. Essa é uma poderosa formação, que treina, desenvolve, habilita e certifica os profissionais a utilizarem o coaching como estilo de liderança. Participe dessa formação e utilize todos os conhecimentos do coaching na construção de uma liderança verdadeiramente transformadora!

E você, querida pessoa, se considera um líder transformador? Ou ao menos identifica a liderança transformadora no seu ambiente de trabalho? O que pensa a respeito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!