Um líder eficaz é aquele que consegue aplicar energia em sua equipe, motivando-a e direcionando-a. Todos nós somos líderes em alguma área da nossa vida. Seja no âmbito pessoal ou profissional, sempre há um momento em que nossa liderança pode fazer a diferença.

Ser um líder eficaz é fundamental, não só para alcançar os resultados que buscamos, mas para realizar as metas da equipe, mantê-la motivada e satisfeita com seus propósitos. Para isso, é preciso saber estimular a criatividade dos colaboradores, potencializando suas competências em direção aos objetivos da empresa.

A liderança é como a força que move uma organização para estar alinhada ao seu direcionamento estratégico. Quer saber o que é necessário para se tornar um líder eficaz? É só continuar a leitura!

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

A importância do líder eficaz para o sucesso de uma empresa

Quando uma pessoa é contratada por uma empresa para gerenciar uma equipe, não se torna automaticamente um líder. Afinal, a liderança é algo conquistado e não adquirido. No caso da contratação, o profissional se torna um chefe ou supervisor, e irá se tornar líder com o passar do tempo, conforme for conquistando a confiança dos subordinados.

Geralmente, os profissionais seguem as ordens determinadas pelo chefe porque sentem que essa é a sua obrigação. Já no caso do líder, elas são inspiradas e motivadas a realizar as tarefas. Essa diferença na intenção da equipe, claro, impacta de forma significativa os resultados que serão alcançados.

PSC

Quando as pessoas trabalham porque sentem o real desejo de contribuir com a empresa que as contratou, as chances de sucesso são muito maiores do que se o trabalho fosse motivado apenas pelo salário. Veja que a liderança é algo que está além de cargos e atribuições, ela contagia o ambiente, fortalecendo conexões e gerando motivação.

10 Dicas para ser um líder eficaz

Embora algumas pessoas se mostrem líderes natos, nem sempre é assim que acontece com todos. Para a maioria, é preciso buscar desenvolver as competências necessárias para liderar. Além disso, mesmo aqueles que já são naturalmente assim devem procurar desenvolver suas habilidades. Afinal, a melhoria contínua é uma característica fundamental de um líder eficaz.

Confira, a seguir, algumas dicas fundamentais para liderar com excelência.

1. Compreenda

Se você espera que as pessoas compreendam o que você deseja, bem como sua visão e missão, deve, primeiro, compreendê-las e saber se colocar no lugar de cada uma. Um líder eficaz tem como característica a empatia, que é a capacidade de enxergar o mundo através da perspectiva do outro.

Mesmo que não esteja de acordo com o ponto de vista alheio, é preciso compreender a razão e os motivos da outra parte. A compreensão conecta as pessoas e promove o entendimento, o que é fundamental em um time. Sem compreender os seus liderados, não conseguirá conduzi-los da forma certa.

2. Seja flexível

Um líder precisa ser flexível na sua forma de orientar, além de saber adaptar seu estilo de liderança a cada membro de sua equipe. Isso permite reconhecer que existem liderados que precisam de orientação, enquanto outros de direção ou controle.

A intransigência não tem mais espaço no cenário atual. Hoje, com a velocidade com a qual tudo se transforma, saem na frente aqueles que sabem se adaptar às mudanças com serenidade. Para um líder isso é ainda mais importante porque é ele quem dá o tom de todo o time.

3. Tenha uma comunicação eficaz

O líder eficaz é aquele que sabe a importância da comunicação para o sucesso do time. Afinal, mais do que falar, é preciso dialogar, trocar ideias com a equipe e fazer com que eles se comuniquem entre si.

Um ponto que merece ser mencionado com destaque é a capacidade de ouvir, que é fundamental para que relacionamentos positivos sejam construídos. Líderes que ouvem a sua equipe conseguem tomar decisões e delegar tarefas com muito mais assertividade.

4. Lidere pelo exemplo

Se você busca resultados extraordinários, é importante cuidar da imagem demonstrada à sua equipe. Isso porque é no líder que a equipe busca um exemplo de comportamento ou atitude. Aquela ideia de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não se aplica de maneira nenhuma a esse contexto.

Um chefe que exige pontualidade de todos, mas está sempre chegando atrasado não é um líder de verdade. E isso vale para qualquer tipo de comportamento. Antes de exigir qualquer coisa dos demais, é preciso fazer e demonstrar na prática o que se espera de cada um.

5. Desenvolva capacidades

Conheça as necessidades de sua equipe e, com base nisso, promova ações para supri-las. Todas as pessoas evoluem, para estimular esse processo, ofereça formação, acompanhe com orientação e incentive o diálogo e a geração de ideias. Quanto mais as pessoas se desenvolverem, maiores serão os feitos do seu time.

6. Mantenha uma atitude positiva

A atitude demonstrada por um líder influencia totalmente a equipe. Um supervisor que se mostra estressado ou apreensivo, por exemplo, acaba levando todos a se apresentarem da mesma forma. Dessa maneira, procure sempre manter uma atitude positiva, mas não no sentindo de ignorar os problemas e sim de encará-los com coragem e determinação.

7. Estimule o trabalho em equipe

Já diz o ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma. Sendo assim, o líder eficaz deve sempre estimular o trabalho em equipe. Ele pode fazer isso determinando metas para serem alcançadas em conjunto, delegando tarefas para duplas ou trios e deixando claro para todos que deseja que trabalhem de forma colaborativa.

8. Tenha a integridade como um valor fundamental

Um líder eficaz precisa se mostrar íntegro e ser fiel a esse valor ao longo de sua trajetória. Cumprir o que prometer e tratar a todos igualmente e com respeito são alguns exemplos da aplicação da integridade no dia a dia de trabalho. Lembre-se sempre que as pessoas precisam confiar em você para que te acolham verdadeiramente como líder.

9. Seja um profissional inovador

A inovação é mais uma característica que todo líder eficaz deve ter. Afinal, hoje, não adianta ser ótimo para lidar com pessoas se não houver preparo para inovar e contribuir para o sucesso da companhia.

Para isso, é preciso estar atento ao que está acontecendo no seu setor de atuação, fazer pesquisas e estimular os colaboradores a contribuírem com suas ideias. Quanto mais eles perceberem que são ouvidos, mais estimulados se sentirão a buscarem a inovação.

10. Aperfeiçoe a capacidade de delegar

A delegação de tarefas é uma função do líder que envolve muito mais do que dar ordens. Para delegar com eficácia é necessário conhecer profundamente os liderados. Assim, torna-se possível otimizar as tarefas, direcionando-as de acordo com as aptidões de cada um.

Mesmo que já seja reconhecidamente um bom líder, procure sempre aperfeiçoar a sua capacidade de delegar, assim como todas as outras habilidades citadas até aqui. Quanto mais buscar evoluir, mais estará incentivando a equipe a seguir pelo mesmo caminho.

Você se considera um líder eficaz? Quais das características citadas acha que já possui e quais precisa desenvolver? Deixe sua resposta no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais, para passar o conhecimento adiante!

Imagem: Por RossHelen