Voltar

Como Ser um Freelancer de Sucesso?

Publicado em | 0 comentários
Freelancer

GaudiLab/Shutterstock Dedicação, foco e profissionalismo: são essenciais para ser um freelancer de sucesso!

Ser um profissional que trabalha como freelancer e, de maneira autônoma, tem sido a escolha de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Os motivos para isso são os mais diversos possíveis, mas dentre eles destacamos – a flexibilidade de horários e as possibilidades de ganhos exercendo seu trabalho sem nenhum intermediário.

Com certeza esta é uma alternativa muito interessante, especialmente, em momentos onde o mercado de trabalho se comporta de maneira instável e precisamos nos manter ativos. Atuar como freelancer também quer dizer que mesmo prestando serviços para uma empresa ou pessoa você não tem nenhum vínculo empregatício com ela.

Por um lado, isso é positivo quando o contratante, por exemplo, não tem condições ainda de contratar o profissional para ser fixo, mas ainda assim, pode contar com sua expertise. Por outro, esta liberdade de escolha permite ao “freela” escolher para quem ele vai trabalhar, quando e como, estipular o seu preço e não ser obrigado a aceitar todas as demandas.

11 Dicas de Coaching Para Ser um Freelancer de Sucesso

Para ser um freelancer de sucesso o caminho é igual ao de qualquer profissional que trabalhe do modo tradicional, pois embora haja algumas particularidades, os comportamentos e a ética esperada são os mesmos. Neste sentido, separei algumas dicas de Coaching. Confira:

1. Cumpra seus compromissos – sempre que marcar uma reunião com um cliente, busque cumprir com suas reuniões de trabalho, sejam elas presenciais ou por meio da internet, por exemplo, e esteja sempre preparado para elas.

2. Respeite os prazos – cumprir os prazos é fundamental para se ter sucesso como freelancer, uma vez que a contratação do serviço é sempre feita de maneira informal, e o cliente conta com o seu profissionalismo e entregas nas datas e prazos corretos. Aprenda a gerenciar o seu tempo.

3. Seja ético – seja sempre uma pessoa congruente, correta, que honra o que diz e que também sabe guardar as informações e dados dos seus clientes. Jamais fale de uma empresa ou pessoa para quem esteja prestando um serviço. Caso haja problemas, resolva diretamente com os envolvidos.

4. Tenha foco e disciplina – não é porque você trabalha sozinho que pode fazer tudo como quer e na hora que deseja. Não é bem assim. Defina seus horários, organize seu espaço de trabalho, tenha foco e disciplina para executar seus “Jobs” e cumprir com os prazos de entregas determinados.

5. Busque atualização – um freelancer faz parte do mercado e, como tal, deve estar sempre atualizado com as novidades de seu escopo de atuação, fazer cursos, treinamentos, especializações. Isso vai agregar valor à sua profissão e ajudar a ter um negócio moderno, atual e diferenciado.

6. Posicione-se como um empreendedor – sim, você é dono do seu próprio negócio e atua diretamente na gestão do seu trabalho. Embora seja o único funcionário, você presta serviços e isso faz de você uma espécie de empreendedor. Posicione-se, então, sempre com muito profissionalismo.

7. Trate seus clientes muito bem- nada mais desanimador do que um freelancer que trata seus clientes com descaso, que não cumpre datas e prazos e é indiferente aos seus parceiros. Lembre-se que consumidores satisfeitos pagam melhor, falam bem de você e dão recomendação do seu trabalho. Por isso cuide bem deles e não deixem que se tornem clientes detratores.

8. Valorize o seu trabalho – não é porque é autônomo que seu trabalho vale menos do que o um de um trabalhador formal. Por isso, valorize-se, honre e respeite sua história e não tenha medo de cobrar o valor justo.

9. Planeje seu futuro – defina quais são suas metas e objetivos como freelancer, quanto quer ganhar, quantos clientes quer atender, quando deseja fazer isso e como. Isso é importante para manter uma constância financeira e trabalhar com foco e determinação para alavancar os seus resultados.

10. Busque equilíbrio – aproveite seus horários mais flexíveis para dedicar-se aos cuidados com sua saúde, família, relacionamentos. Tenha um alimentação saudável, faça exercícios e busque manter seu humor e sua energia sempre positiva e em alta.

11. Ame o que você faz – ao optar por ser um freelancer, busque fazer algo que verdadeiramente tenha congruência com o que você gosta de fazer, com quem é e com o que sonha e almeja fazer como forma de trabalho. Isso é essencial para ser um freela de sucesso e desempenhar um bom papel nesta função.

Gostou das dicas? Quer potencializar seus resultados como freelancer, expandir suas possibilidades e conquistar resultados cada vez mais extraordinários em termos profissionais e financeiros? Invista na formação Professional & Self Coaching – PSC e obtenha todos os recursos para ser o melhor profissional, freelancer e empreendedor que você pode ser.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!