Como ser rico? Esta é aquela famosa pergunta que não quer calar. Sua resposta vale “um milhão de dólares” e pode nos fazer alcançar prosperidade, sucesso em nossa vida e carreira e, claro, muito dinheiro.

Porém, quais são as estratégias que devemos seguir para prosperar?  O que devemos fazer e evitar para termos êxito financeiro? Diversos livros trazem este assunto, como por exemplo – Pai Rico Pai Pobre; e são verdadeiros aliados para conquistar a prosperidade que buscamos.

Em primeiro plano, assim como eu, acredito que cada pessoa tem seu próprio conceito de riqueza. Este, por sua vez, se estabelece de diversas formas e, quando falamos que queremos ser ricos, pode ser ricos de saúde, tempo, fé, esperança, amigos, amor, sorrisos, paz e trabalho, por exemplo.

Obviamente que não é apenas isso, pois precisamos pagar nossas contas e ter condições para realizar os nossos sonhos. Assim, outro tipo de riqueza é aquela representada pelo dinheiro, pelo qual temos que nos esforçar e batalhar muito para ganhar.

Para ajudá-lo neste processo, separei 4 superdicas de gestão financeira para você refletir, aprender, seguir e aplicar em seu dia a dia. Confira e inspire-se!

Dicas de Estratégias Para Prosperar Financeiramente

Planeje seus Gastos – Comprar por impulso é um dos principais responsáveis pela derrocada financeira. Se você deseja adquirir algum bem, minha dica é – planeje muito bem antes de comprar. Avalie o valor, as condições de pagamento e suas próprias condições financeiras. Antes de fechar negócio, certifique-se ainda que o valor caiba em seu orçamento, evite os juros altos, negocie o quanto puder e, se possível, sempre busque pagar à vista.

Tenha suas Reservas – Ter uma reserva é fundamental para aqueles momentos de imprevistos, onde somos pegos de surpresa. Por isso, esta deve ficar em separado de seus demais investimentos e funcionar como um fundo de reservas para eventualidades como a perda de emprego ou um conserto importante em casa ou no carro, por exemplo.

PSC

Economize – Economizar é uma tarefa de longo prazo, pois o que hoje deixamos de gastar, amanhã pode nos ajudar a conquistar grandes sonhos e o patamar de vida que desejamos. Este trabalho de formiguinha instrui que devemos economizar, mensalmente, de 20 a 30% do que ganhamos; evitar dívidas e a aquisição de supérfluos. Lembre-se que bons comportamentos financeiros levam à estabilidade e maior equilíbrio na vida.

Escolha Bem seus Investimentos – Inteligência financeira consiste em saber aplicar bem seu dinheiro e fazê-lo se multiplicar por meio de bons investimentos. Para isso, estude o mercado, fale com seu gerente ou peça ajuda de um especialista em investimentos de curto, médio e longo prazo. Cada um destes tem um perfil distinto e pode atender aos mais diversos objetivos. Escolha os que mais se encaixam em suas metas e objetivos.

Hábitos que podem gerar pobreza

Em contrapartida, existem hábitos que nos levam para um outro sentido, capazes de gerar pobreza em nossas vidas.

Fazer apenas o que lhe foi pedido – Pessoas que se empenham verdadeiramente e buscam romper seus limites e alcançar o sucesso é fundamental ir além, fazer mais, mostrar o seu diferencial. Desse modo você definitivamente irá alcançar novos patamares de sucesso na sua vida.

Foco no que não te leva a lugar algum – Nesse caso não estou dizendo que as pessoas não merecem fazer as coisas das quais elas gostam. O que eu quero lhe falar são sobre as pessoas que, embora estejam passando por momentos turbulentos em sua vida financeira não fazem nada para romper esses padrões. Muito pelo contrário, elas negligenciam essas questões e focam em coisas que não irão levá-las a lugar algum.

Ignorar os obstáculos – Negligenciar os obstáculos é extramente prejudicial pois quando você não define bem suas metas, seu planejamento, o modo como irá investir o seu tempo e dinheiro, isso pode provocar uma série de problemas que acumulados geram uma verdadeira bola de neve.

Aprenda a se Relacionar com o Dinheiro – Faça o dinheiro trabalhar para você e não o contrário. Ganhe para investir e reinvestir e não apenas para pagar suas contas de final de mês. Dinheiro investido se multiplica, enquanto que dinheiro mal gasto se perde junto com boas oportunidades de crescimento de seu patrimônio.

Por fim, é preciso entender que mais do que ganhar dinheiro e ficar rico, é essencial encontrar seu propósito de vida e compreender a essência daquilo que realmente dá sentido à sua existência.

Os bens materiais nos dão a estrutura física para nos sentirmos mais seguros e termos condições de buscar nossos sonhos. Porém, sem autoconhecimento, amor próprio, respeito a si e aos outros, eles te transformam em moeda de troca e não num ser humano de valor.

Valorize-se, invista em seu empoderamento e elimine crenças e comportamentos limitantes que te impedem de evoluir pessoal e profissionalmente e enriquecer-se. Para isso, faça a formação Professional & Self Coaching – PSC; desenvolva novas habilidades e competências e encontre a verdadeira riqueza que há em você!