Homem segurando peso e mostrando como ser mais forte psicologicamente

Como ser mais forte psicologicamente? Esta é uma pergunta que não quer calar. Não por acaso, nos dias atuais somos bombardeados constantemente por informações e notícias que nos deixam tristes e até mesmo descrentes em relação ao ser humano e à humanidade. Se não bastasse tudo isso, quando estes acontecimentos envolvem violência ou perdas pessoais, se não soubermos como lidar com eles, nós podemos, inclusive, nos tornar mais frágeis emocionalmente e acabar sucumbindo a tristezas profundas.

Mas então como se fortalecer? Como ter uma mente forte, empoderada e que nos ajude a lidar com tudo isso de forma positiva? Bem, eu acredito que tudo tem a ver com a percepção que temos de cada coisa e ao valor que damos a tudo que acontece.  Somos o reflexo de nossas crenças. Quando elas são positivas no levam além, quando negativas nos paralisam, limitam e sabotam.

Quer se desenvolver e conquistar resultados extraordinários?
Clique aqui e descubra em “O Poder do Autoconhecimento!

Os Significados que Damos

Existem muitos acontecimentos que estão além de nosso poder ou de nossa compreensão humana, ou seja, que não podemos mudar como, por exemplo: a perda brusca de pessoas queridas, catástrofes climáticas que resultam em tragédias e doenças graves, que tiram a nossa saúde ou a de quem amos.

Podemos viver lamentando tudo isso, nos colocando na posição de vítimas, questionando os porquês e sofrendo dia após dia por isso. Por outro lado, podemos mesmo na dor, buscar aprender a lidar com os sentimentos provenientes destas situações, tentar encontrar um sentido positivo e, então, achar nelas forças para seguir em frente.

Não por acaso, mesmo duas pessoas que tenham uma mesma doença, dependendo do significado que dão a ela, respondem de formas diferentes ao seu adoecimento. Uma pode achar que é o seu fim e a outra enxergar tudo como o seu recomeço. Tudo é questão de percepção. Por isso, algo pode tanto nos fortalecer como enfraquecer, depende do modo como vemos tudo.

Como Ser Mais Forte Psicologicamente!

Quando olhamos tudo apenas pelo aspecto negativo, tudo que envolve a situação acaba nos colocando para baixo e nos enfraquecendo psicologicamente. Com isso, acabamos ficando mais suscetíveis a deixar que qualquer acontecimento ruim prejudique os nossos resultados, nossa qualidade de vida, nosso bem-estar emocional e, principalmente, a nossa felicidade.

PSC

Por outro lado, quando aprendemos a ressignificar, ou seja, a dar um novo significado, um sentido positivo ao que nos acontece, mesmo nas piores situações (acredite: é possível!) nos fortalecemos psicologicamente. Isso acontece porque ao invés destas coisas nos afetarem e nos enfraquecerem, elas viram fontes de aprendizado, amadurecimento, crescimento e de evolução pessoal, profissional e espiritual.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Portanto, se você quiser se fortalecer psicologicamente, o melhor caminho é por meio de uma mudança de mentalidade que lhe permita analisar as coisas, por diferentes aspectos, mas sem deixar que sentimentos ruins dominem suas emoções e te façam deixar que acreditar em coisas boas. Quando aprendemos a separar isso, podemos encontrar forças para seguir em frente, sem deixar que tristezas, frustrações ou dificuldades nos façam desistir de acreditar e de ser feliz.