Voltar

Como Ser Empreendedor a Partir do Zero

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/Shutterstock Para começar um negócio do zero e aumentar as chances de sucesso é preciso planejar bem suas ações

Como ser empreendedor? Esta é uma pergunta cada vez mais frequente na atualidade. Isso de deve em parte ao espírito dinâmico do brasileiro, pois no Brasil, três em cada dez pessoas, possuem um negócio próprio. Esta inspiração para empreender faz com que profissionais, das mais diversas áreas, vejam ai uma oportunidade de crescer, colocar em prática suas ideias e ter sucesso à frente de sua empresa.

Porém, se engana quem acha que ser empreendedor a partir do zero é uma tarefa simples. Entretanto, para ter êxito no mundo do empreendedorismo é importante que o futuro empresário tenha em mente que além de sonhar é preciso planejamento, conhecimento, foco, determinação, resiliência e uma vontade enorme de fazer diferente e conquistar grandes resultados.

Sem dúvida o desejo de criar um negócio rentável e duradouro faz parte do imaginário do brasileiro. E para dominar as demais competências e habilidades necessárias para saber como ser empreendedor, trouxe algumas dicas. Confira:

Dicas de Como Ser Empreendedor

Organize suas Ideias – Todo empreendedor começa com uma ideia na cabeça, com um desejo no peito, antes de abrir o seu negócio. Observe ao seu redor e veja quais são as suas oportunidades e onde suas ideias podem se encaixar para atender determinadas demandas ou necessidades das pessoas e do mercado.

Estude – Muitas empresas fecham antes de completar cinco anos de vida. Isso acontece porque grande parte dos empreendedores não sabe como administrar seu negócio e acabam metendo os pés pelas mãos. Para evitar isso, busque adquirir todo tipo de conhecimento possível. Vá ao SEBRAE, faça cursos, participe de palestras e workshops, em especial, com foco naqueles assuntos que você domina menos como, por exemplo, contratação de funcionários, abertura de empresa, ramo, administração financeira ou marketing. Junte isso a sua vontade de empreender e, com certeza, suas ações serão potencializadas.

Planeje – O planejamento para abrir uma empresa é fundamental a todo negócio seja qual for o seu tamanho, pois é isso que vai ajudar o empreendedor a ver o seu empreendimento de maneira geral e ter um guia para administrá-la melhor.  Este plano traz todas as ações de curto, médio e longo prazo e as medidas que precisam ser tomadas para que o empreendimento possa crescer e ter sucesso.

Por fim, para empreender a partir do zero é muito importante ainda que o empreendedor tenha um capital de giro para tocar seu negócio, otimismo e proatividade. Além disso, é essencial ter resiliência para enfrentar as dificuldades, determinação para adequar-se ao mercado e motivação para seguir em frente e conquistar seu espaço e fazer de suas ideias uma empresa bem-sucedida. Aproveite as dicas e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!