Voltar

Como se vestir para uma entrevista de emprego

Publicado em | 0 comentários
roupas masculinas formais

© Depositphotos.com / luissantos84 A roupa transmite uma mensagem muito forte, sendo capaz até mesmo de demonstrar autoridade, respeito e profissionalismo.

Finalmente você conseguiu a entrevista de emprego que estava esperando há muito tempo. Além de driblar o nervosismo e a ansiedade, é importante ficar atento a vários detalhes, pois você estará sendo observado de todas as formas, desde a maneira de conversar, se comportar e até mesmo de se vestir.

O processo seletivo é a oportunidade de mostrar que você é o talento certo para a vaga de interesse, e esse argumento deve convencer em todos os aspectos possíveis, inclusive através da vestimenta.

A roupa transmite uma mensagem muito forte, sendo capaz até mesmo de demonstrar autoridade, respeito e profissionalismo. Nesse sentido, é crucial escolher as peças ideais para a entrevista e causar uma boa impressão.

CONSIDERE O PERFIL DO CARGO E A CULTURA DA EMPRESA

O primeiro passo para acertar na escolha do que irá vestir é pesquisar o dress code praticado na empresa em que você participará do processo seletivo. Para isso, acesse o site institucional da empresa, veja fotos compartilhadas nas páginas de redes sociais, caso tenha, e pesquise em outras fontes da internet. Como geralmente as regras de vestimenta das organizações tem ver com a cultura e valores que cada uma pratica, obtenha o máximo dessas informações possíveis. Identifique também se o contratante atua no mercado formal ou informal, pois cada um exige tipos de peças diferentes.

O ambiente também é importante para não destoar do comportamento praticado na empresa em que deseja entrar. Se tiver a oportunidade, verifique como os outros colaboradores se vestem durante o dia a dia de trabalho.

Considere também o perfil do cargo que você deseja ocupar. Nessa perspectiva, terno e gravata podem ser ideais para uma entrevista em uma imobiliária, mas totalmente inadequados para uma agência de publicidade, por exemplo.

CUIDADO COM EXAGEROS

São as suas competências e habilidades que devem estar em evidência durante a entrevista de emprego e não sua vestimenta. Por isso, fique atento para não pecar nos exageros, o que desvia a atenção do entrevistador e faz com que você seja lembrado pela sua aparência e não pelo seu desempenho no processo seletivo.

Mesmo que a empresa e o cargo permitam utilizar roupas mais informais, é indispensável manter a moderação e o bom senso. A regra geral é optar por peças um pouco mais formais do que aquelas que os seus possíveis colegas de trabalho utilizam. As mulheres devem evitar blusas muito decotadas, sapatos muito altos, minissaias e roupas em geral justas ou curtas. Já para os homens, não pega bem utilizar camisas do tipo T-shirt e bermudas. Para ambos os casos também é inadequado o uso de cores muito chamativas, tênis esportivos e acessórios como boné e chapéu.

Ao mesmo tempo, fuja dos excessos. Independente do seu ramo de atuação ser mercado formal ou informal, evite demonstrar superioridade utilizando roupas ou acessórios caros em uma empresa que não tem essa cultura.

O ideal, tanto para homens como para mulheres, é manter a discrição e preferir roupas de cores neutras e sem estampas. Calças jeans são permitidas em locais menos conservadores, mas fuja das opções rasgadas ou desfiadas. Se quiser uma opção certeira para todas as situações, aposte nas calças sociais. Atente-se também aos acessórios: se for usar, que seja algo pequeno e sutil. Essa dica evita que a atenção do entrevistador se prenda aos trajes e acessórios, quando é o que você tem a dizer que deve ser o foco principal.

COLOQUE OS CUIDADOS PESSOAIS EM DIA

Para complementar a boa impressão causada pela vestimenta adequada, atente-se para apresentar uma boa aparência no dia da entrevista. As unhas devem estar limpas, os cabelos penteados e a barba aparada, no caso dos homens.

Tenha moderação ao utilizar perfume, cremes ou outros cosméticos do tipo. Evite produtos com fragrância muito marcante, pois isso pode incomodar as pessoas e até desconcentrar o entrevistador e desviar sua atenção.

As mulheres devem ser muito cautelosas na hora de se maquiar. Uma boa maquiagem favorece a beleza de maneira equilibrada e discreta. Portanto, evite passar sombras e batons de cores fortes, e opte preferencialmente pelo neutro e básico.

PROVE A ROUPA ANTES DA ENTREVISTA

Depois de selecionar a vestimenta que usará no dia da entrevista, prove-a na frente do espelho. Certifique-se de que ela está confortável, afinal você passará um bom tempo no processo seletivo e o bem-estar é necessário para não atrapalhar o seu desempenho. Nessa perspectiva, também é importante escolher os modelos de acordo com a temperatura. Além disso, tanto roupas quanto sapatos devem estar em boas condições.

SEJA VENDEDOR DE SUA APARÊNCIA

Como candidato a uma vaga concorrida, você deve se considerar vendedor de si mesmo. Durante a entrevista de emprego, é necessário mostrar o seu valor e estilo. Por isso, escolha uma roupa que o deixe a vontade e ao mesmo tempo combine com sua personalidade. Lembre-se de que as vestimentas são uma forma de comunicação e elas serão consideradas pelo entrevistador como principal instrumento para formação de sua imagem.

Por fim, tente passar entusiasmo e maturidade profissional por meio de sua aparência. Uma boa postura, firmeza e simpatia são complementos para passar uma boa imagem na entrevista de emprego.

Conte com o processo de Coaching para se autoconhecer e obter sucesso em suas entrevistas de emprego. Um profissional que sabe seus pontos fortes e em que precisa melhorar consegue apresentar os seus potenciais de forma efetiva.

O autoconhecimento também ajuda o indivíduo a escolher empresas e cargos que mais se adequam a seu perfil. Nesse sentido, quando o profissional trabalha com uma atividade que se encaixa com suas habilidades e competências, consegue atingir alta performance e resultados extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!