se-valorizar-diante-da-vida

Como Se Valorizar Diante da Vida?

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de dezembro de 2017

Seja na vida pessoal ou profissional a autoconfiança é fundamental para conquistar o que desejamos. Para isso, é importante saber como se valorizar e ter a consciência de suas qualidades, dons e talentos. Para isso, investir em autoconhecimento é a chave para deixar de ser uma pessoa insegura, reconhecer seus pontos fortes e melhorar sua autoestima. Ao conhecer todo o potencial que tem, com certeza, se sentirá mais forte para ir atrás da realização dos seus sonhos e metas. Você é capaz, acredite!

A Importância da Autoconfiança Para Ter Sucesso

O primeiro passo para transformar um sonho em realidade é acreditar que ele pode dar certo. Um indivíduo que não tem consciência no seu próprio potencial dificilmente encontrará motivação para isso, já que no fundo não se acha realmente capacitado a conseguir o que deseja. Se você é uma pessoa insegura, saiba que é possível mudar de atitude e se tornar mais confiante.

Para começar a refletir, sugiro que pense em alguém próximo que admire. Tenho a certeza de que tem várias qualidades dessa pessoa para listar, pois a conhece muito bem. E se, por acaso, eu alterar a pergunta e pedir que pense em si mesmo? Você saberia me dizer quais são as suas principais qualidades? Por incrível que pareça, grande parte dos indivíduos conhece mais o valor das outras pessoas do que o seu próprio valor, o que faz com que se sintam inseguros e não enxerguem os talentos que possuem.

Se você passou anos duvidando de suas qualidades e se menosprezando, precisará focar em promover uma verdadeira mudança em seu interior. Esta, por sua vez, deverá começar por sua mentalidade, por seu sistema de crenças de modo que, aos poucos, passe a refletir na mudança e melhoria de comportamento também. A autoconfiança é conquistada quando existe coerência entre o que se pensa, faz e diz e é isso que você deve buscar.

5 Dicas de Como Se Valorizar e Ser Mais Confiante

Existem algumas atitudes que você pode adotar para mudar o seu mindset e substituir a insegurança pela confiança, transformando a forma como se vê. Veja quais são elas e comece a planejar a mudança.

1 – Conheça as Suas Qualidades

Você conseguiria listar dez qualidades que possui? E pontos de melhoria? Se tiver maior facilidade para citar os aspectos a melhorar, é sinal de que realmente precisa trabalhar sua autoconfiança. Além disso, aconselho que deixe de se referir a algumas de suas características como falhas e passe a enxergá-las como pontos de melhoria, pois elas podem perfeitamente serem desenvolvidas e aperfeiçoadas.

Mudar a forma como você se vê é o primeiro passo para tomar consciência sobre o potencial infinito, seja no âmbito pessoal ou profissional. Então, terá motivação para definir as metas que deseja alcançar e as estratégias que irá utilizar para isso. Além disso, aprenderá a valorizar todas suas conquistas, mesmo as menores, pois todas são importantes e fazem parte da sua vida. As grandes vitórias são conquistadas através da experiência adquirida nas pequenas.

2 – Defina Metas na Vida Pessoal e Profissional

Como bem disse o escritor Lewis Carroll, quando não se sabe onde quer chegar, se contentará com qualquer caminho. Então, é importante definir os objetivos que tem, tanto em relação à vida pessoal como profissional. Você tem o desejo de adquirir algum bem, fazer uma viagem, conquistar um novo cargo na empresa em que trabalha? Tudo isso pode ser realizado, basta se planejar e agir.

Ao ter suas metas traçadas e as estratégias que irá utilizar definidas, poderá acompanhar melhor as suas conquistas, tornando-se mais confiante sobre seu potencial. Além disso, o fato de poder visualizar o seu planejamento, fará com que seus sonhos se tornem mais palpáveis, o que é importante para que acredite que eles podem se tornar reais.

3 – Valorize-se

Em tempos de redes sociais, em que tudo parece perfeito, muitas pessoas acabam exigindo o mesmo padrão para a vida real. Contudo, lembre-se que a vida não possui filtros ou ângulos e não pode ser editada. Evite exigir a perfeição de si mesmo e não se compare com o que vê na internet. Valorize sua vida, se enxergue como uma pessoa que tem suas qualidades, e está em processo de desenvolvimento e evolução.

Procure pensar em tudo o que já conquistou e irá perceber o quanto já progrediu e cresceu. É perfeitamente possível se valorizar e, ainda assim, manter-se humilde, tudo é uma questão de equilíbrio. Ter consciência sobre as suas qualidades nada tem a ver com soberba, trata-se de uma questão de autoconhecimento, autovalorização e de preservação da sua autoestima.

4 – Perdoe Suas Falhas

É fato que ninguém gosta de cometer erros, entretanto, eles fazem parte do processo de aprendizado e devem ser vistos como uma oportunidade para adquirir experiência e fazer de forma diferente. Ao invés de se martirizar e se culpar por ter falhado, procure mudar de atitude e pensar em cada lição que pode tirar das situações que viveu.

Muitas pessoas passam a vida se culpando por erros que nem foram tão graves assim e, mesmo que tenham sido, essa atitude não leva a lugar algum. Alimentar a culpa não ajudará, pelo contrário. Então, exercite o perdão e o autoperdão, aprenda a lidar com os erros de forma produtiva, procure sempre enxergar além e dar o seu melhor na próxima tentativa e, assim, terá maiores chances de acertar.

5 – Adquira Novos Conhecimentos

A segurança é adquirida quando se tem convicção sobre as qualidades que se tem. Tenho a certeza de que você tem muitas, entretanto, sempre é possível melhorar, pois não há limites para o conhecimento. Então, uma boa dica é que busque formas de adquirir novos conhecimentos, de todos os tipos, pois o saber nos torna mais – sábios; plenos e confiantes. Seja uma pessoa curiosa, do tipo que gosta de pesquisar e aprofundar o que já sabe e de adquirir novos aprendizados sempre.

Em se tratando da carreira profissional, buscar sempre aperfeiçoar suas habilidades técnicas e comportamentais é extremamente importante para manter seu espaço no mercado competitivo atual. Além disso, estar por dentro do que está acontecendo no mundo, saber mais a respeito de outras culturas, aprender um novo idioma, são atitudes que irão fazer de você uma pessoa mais preparada para a vida.

Por fim, eu convido você a refletir sobre o seu grau de autoconfiança hoje. Acredita que tem total consciência sobre o seu potencial, sobre os seus pontos fortes e de melhoria? Aproveite para fazer um exercício de autofeedback e pense nas atitudes que pode adotar para se tornar uma pessoa cada vez melhor. Empodere-se e valorize sua vida e quem você é!

Copyright: 721090522 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gajus