profissional-de-coaching

Como Se Transformar em um Profissional de Coaching

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de fevereiro de 2018

Uma das profissões mais promissoras da atualidade é a de Coach, um profissional que tem como principal objetivo ajudar as pessoas a conquistarem as suas metas e se desenvolverem nas mais diversas áreas. Felizmente, a busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional se tornou uma grande tendência, o que faz com que cada vez mais indivíduos busquem descobrir o seu potencial infinito para ousar ir além.

Se você deseja saber como se transformar em um profissional de Coaching respeitado e de sucesso, continue acompanhando as dicas que irei compartilhar a seguir.

Os Benefícios de Seguir a Carreira de Coach

Para se tornar um coach é necessário fazer uma formação em uma instituição séria, como o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que já formou mais de 25 mil coaches em pouco mais de 10 anos de história e possuiu os melhores e mais completos cursos do mercado. Além de formações completas no que tange os atributos técnicos, métodos e ferramentas, nos treinamentos do IBC, o futuro coach tem a oportunidade de vivenciar na prática como funciona um processo de Coaching, tanto na posição de coach ( profissional que aplica a metodologia) como na de coachee, que é o nome dado ao cliente que contrata o serviço. O maior diferencial do IBC é o Self Coaching, o Coaching com Alma.

A área de atuação também é bastante ampla, e pode ocorrer tanto de forma independente, realizando sessões individuais, quanto em empresas ou, mesmo, de forma agregada a outras profissões. Advogados, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, recursos humanos, administração, entre outros, que investirem em uma formação em Coaching certamente terão muito mais oportunidades em suas carreiras, aumentando o leque de possibilidades, seu retorno financeiro e expandindo suas oportunidades.

Um benefício extraordinário de se tornar coach é o fato de trabalhar com o propósito de ajudar as pessoas a transformarem suas vidas. A satisfação que terá ao ver um coachee se desenvolvendo é algo que realmente não tem preço. Quando ele cresce, você cresce. Quando ele evolui, você evolui também. Por tudo isso, certamente esta é uma profissão que irá te proporcionar muitos momentos de felicidade e realização. Afinal, não há nada mais valioso do que promover o bem e fazer a diferença na vida de outras pessoas e por meio do seu chamado ter a chance de melhorar o mundo.

Dicas de Como Se Transformar em um Profissional de Coaching de Sucesso

Para se tornar um coach de sucesso é importante se atentar a alguns pontos que irei compartilhar a seguir. Ao considerá-los e colocá-los em prática, você estará pronto para atuar com excelência, firmando-se no mercado como um profissional respeitado e altamente eficaz.

Faça a Sua Formação em Uma Instituição Séria

O primeiro passo para se tornar um profissional de Coaching é fazer a sua formação, e é fundamental que seja realizada em uma instituição séria e reconhecida, como é o caso do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Nosso ensino tem qualidade certificada ISO 9001, oferecemos diploma com validade acadêmica e, além disso, somos parceiros da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

Na nossa escola você terá a possibilidade de escolher o curso da sua preferência, voltado para a área na qual pretende atuar, e terá acesso a metodologias extraordinárias e transformadoras. Ao investir em uma formação de Coaching estará não apenas investindo em uma carreira, mas também no seu desenvolvimento pessoal. Então, é fundamental que receba orientações de profissionais realmente capacitados.

Um ponto importante a ser considerado em relação à instituição escolhida é que o seu nome estará atrelado ao dela. O que quero dizer é que, ao realizar a formação em uma escola com uma boa reputação, estará iniciando sua carreira com o benefício de poder se apresentar como coach formado em um local reconhecido pela excelência, o que, certamente, irá lhe proporcionar maior credibilidade perante seus clientes.

Considere a Carga Horária do Curso

A carga horária do curso de Coaching deve ser considerada com atenção, pois ela terá um grande impacto na sua formação. Quanto mais conteúdo teórico e prático tiver acesso, melhor preparado estará para atender os seus clientes. Considere, portanto, a carga horária e invista em sua qualificação.

No IBC, oferecemos a formação em Coaching com a maior carga horária do país, totalizando em 180 horas de muito conhecimento e, também, práticas. São 90 horas de curso presencial, combinando teoria e prática; 36 horas de ensino à distância, que conta com o suporte de profissionais para tirar dúvidas; e 54 horas de projeto prático, a fim de vivenciar todo o conteúdo aprendido no decorrer do curso.

É Importante Se Entregar ao Processo

Como disse anteriormente, durante a formação, você também passará por um processo de Coaching. Então, é fundamental que esteja verdadeiramente entregue, para que suas experiências de vida, tanto pessoais quanto profissionais, possam servir como a base para o início da sua transformação e desenvolvimento. Nesse sentido, quanto mais aberto se mostrar para vencer seus medos e bloqueios emocionais, melhor irá absorver os ensinamentos relacionados à metodologia, suas técnicas e práticas.

Quanto mais próximo estiver dos colegas e facilitadores do curso, mais conhecimento e experiências irá absorver. A formação de Coaching, para que seja efetiva, precisa da entrega verdadeira por parte dos alunos, para que eles sejam o seu próprio material de estudo. Isso tudo irá proporcionar ao profissional muito mais embasamento para quando for atuar no mercado, pois ele terá propriedade ao falar a respeito do processo, já que o vivenciou na essência.

A Importância da Ética

Ao trabalhar com Coach, independente da área em que for atuar, estará lidando com a vida das pessoas, seus sonhos e medos. Nesse sentido, é fundamental que a ética seja um dos pilares do seu trabalho, para que os seus coachees tenham total confiança e possam se entregar verdadeiramente ao processo. Afinal, apenas quando há a real entrega dos envolvidos é que os resultados poderão se tornar reais.

A ética dentro do Coaching se refere a diversos aspectos, como a utilização apenas de procedimentos que façam parte da metodologia, o respeito às individualidades de cada pessoa, o não julgamento e a confidencialidade das informações compartilhadas. Ser um profissional ético certamente irá lhe abrir muitas portas e te ajudar a construir sua imagem de credibilidade e respeito no mercado.

A profissão de Coach é realmente extraordinária e irá lhe proporcionar um grande crescimento pessoal e profissional poderoso. Ter a oportunidade de ajudar as pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas irá lhe render muita satisfação e conferir um propósito especial a sua vida. Tenha isso como seu chamado e torne-se um agente de transformação. Desejo-lhe uma carreira de muito sucesso e que, em breve, possamos nos encontrar em breve em uma das minhas formações online ou presenciais. Venha #Sercoach com o IBC!

Copyright:  530564068 – https://www.shutterstock.com/pt/g/albert84