palestra

Matej Kastelic / Shutterstock Para se dedicar à carreira de palestrante, é muito importante fazer uma autoavaliação completa, listando os motivos pelos quais deseja seguir este caminho.

Quando você acumula grandes experiências em determinada área, profundos conhecimentos técnicos e comportamentais ou tem histórias de grandes superações, conquistas e resultados, você se torna apto a compartilhar tudo isso com outras pessoas e profissionais, iniciando uma carreira como palestrante.

Passos para iniciar a carreira de palestrante

Antes de tornar-se palestrante é muito importante fazer uma autoavaliação profissional completa, listar os motivos pelos quais deseja seguir esta carreira e identificar as possíveis dificuldades, seus diferenciais e oportunidades.

  1. Por que deseja ser palestrante? Quais são as suas reais motivações para começar a dar palestras: financeiras, pessoais, profissionais? Seja bastante honesto em sua resposta e, a partir dela, comece a elaborar seu planejamento de carreira.
  2. Quanto você deseja se dedicar a esta carreira? Ser palestrante exige bastante tempo para viagens, reuniões com clientes, atendimento ao público e dedicação a estudos, aprimoramentos e formatação das palestras. Você está mesmo disponível a mudar sua vida atual e assumir tudo isso?
  3. Quais são os seus diferencias? Quais os elementos que farão uma empresa querer contratar sua palestra? Descubra, defina quais são os seus diferenciais (história de vida, trajetória profissional, forma de se apresentar, bom humor, conhecimentos aprofundados) e destaque-os como argumento de venda.
  4. Qual será seu nicho? Defina qual público e nicho de mercado você deseja atender. Se forem empresas, defina de quais os segmentos, portes e regiões do país. Saber quem é seu cliente e a área de abrangência que deseja trabalhar é essencial.
  5. Qual será a estruture da sua palestra? Cada empresa tem necessidades e capacidades de investimentos diferentes. Por isso, é importante formatar suas palestras levando em conta tudo isso. Crie pelo menos três tipos de produtos distintos, com: palestras de curta e média duração e opções completas.
  6. Qual seu plano de negócio? De posse de todas estas informações, você já terá elementos suficientes para formatar o seu negócio e apresentar-se ao mercado. Defina os canais de vendas, fatia do mercado, estrutura de custos, investimentos em mídia e comunicação, recursos técnicos, logísticos e humanos e também os preços dos produtos.

Invista, ainda, na melhoria contínua de sua oratória, potencializando sua comunicação interpessoal e ampliando seus conhecimentos sobre o comportamento humano. Então, quer saber como fazer isso, de forma rápida e efetiva? Faça o melhor Curso de Coaching do Brasil, aprenda as melhores formas de compartilhar a sua expertise com pessoas e empresas e torne-se um palestrante extraordinário!