Voltar

Como se Tornar um Líder Coach de Sucesso?

Publicado em | 0 comentários

Conheça as 7 principais características de um Líder Coach de sucesso e inspire-se! | Deposiiphotos Conheça as 7 principais características de um Líder Coach de sucesso e inspire-se!

Como sabemos um Líder Coach é um profissional que utiliza métodos, ferramentas e técnicas do Coaching no processo de condução de sua liderança. Pode ser definido ainda como um gestor diferenciado, atento às novas demandas corporativas, sociais e humanas, especialmente, no que tange o desenvolvimento e evolução das pessoas à sua volta.

Ao incorporar o Coaching ao seu trabalho, comportamentos e atitudes, um líder coach tem ainda mais chances de alcançar sucesso em sua carreira. Deste modo, ele pode promover melhorias sistêmicas no ambiente da empresa e fazer com que seus liderados compreendam com mais facilidade a importância do papel de cada um no alcance dos resultados.

Entretanto, como se tornar um líder coach de sucesso? Existe uma fórmula para ter êxito de forma contínua e acelerada? Separei algumas dicas poderosas para que possa entender como criar os caminhos para alcançar uma liderança, verdadeiramente, extraordinária.

7 Dicas para se Tornar um Líder Coach de Sucesso

  1. Vivencie o processo de Coaching – mais que saber utilizar as técnicas e ferramentas, para se tornar um líder coach efetivo, é importante vivenciar e experimentar, na prática, o que é um processo de Coaching. Isso possibilita antes de tudo, “conhecer a si mesmo”, os pontos fortes, de melhoria, trabalhar seu autoconhecimento. Confere ainda maior assertividade em suas atitudes e comportamentos como gestor, e também maior credibilidade na aplicação, formal ou informal, dos princípios do Coaching no dia a dia, com os seus liderados.
  1. Aprenda a Ouvir na Essência – um líder coach deve ser antes de tudo, um bom ouvinte. É muito importante desenvolver a capacidade de ouvir “além das palavras”, captar os sentimentos, gestos, olhares, emoções, e, principalmente, as intenções contidas em cada afirmação ou negação. Isso permite avaliar com mais clareza as mensagens e compreender, avaliar e definir quais as melhores maneiras de lidar com as situações apresentadas por seus liderados e resolvê-las.
  1. Suspenda o Julgamento – para ser um líder justo é fundamental suspender qualquer tipo de pré–conceito com relação aos seus colaboradores. Cada pessoa tem uma razão para ser como é. Cada profissional tem seus pontos fortes e pontos de melhoria e merece ser respeitado em suas diferenças e individualidade. O papel do líder coach é suspender qualquer tipo de julgamento e permitir que todos tenham oportunidades iguais de mostrar suas capacidades e crescer. E mais, é dele a responsabilidade de fazer com que sua equipe incorpore esta mentalidade e aprenda a conviver, da melhor maneira possível, entre si, somando forças e habilidades distintas em prol do resultado comum.
  1. Amplie o conhecimento sobre comportamento humano – quanto mais o líder coach busca conhecer as fontes de motivação; os valores; crenças positivas e limitantes; princípios; âncoras de carreira e os perfis comportamentais dos liderados; mais preparado estará para desenvolver e extrair o melhor de cada profissional sob sua gestão. Por isso mesmo é fundamental sempre investir em leituras e treinamentos que explorem este tema e possam lhe dar mais embasamento sobre o assunto.
  1. Tenha visão sistêmica – um líder coach de sucesso é como uma águia; possui visão diferenciada ao enxergar o negócio e as pessoas sob uma ótica ampliada. Isso permite inovar, criar novos projetos, traçar estratégias mais assertivas para executar as demandas com êxito, antecipar tendências, como também diminuir e evitar problemas interpessoais.
  1. Seja Exemplo (Inspire) - mais do que palavras, são as ações que mostram quem realmente o líder coach é. Não estou falando de um ser humano perfeito, mas sim de um profissional que entende a importância de compartilhar experiências e conhecimentos, de dividir o mérito pelas conquistas e que busca ser correto, conciso e justo com todos os seus liderados.
  1. Busque Evolução Contínua – tenho uma frase que diz – quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Esse é um dos fundamentos de um líder coach de sucesso: buscar progressivamente formas de evoluir como gestor de pessoas e ser humano. Seja por meio de treinamentos de liderança, de Coaching que abordam as facetas do comportamento humano, dentro e fora das organizações, ou ainda de cursos com foco mais técnico, este profissional está incessantemente em busca de desenvolvimento.

Este conjunto de habilidades e competências colabora diretamente para o sucesso do líder coach e faz com que ele seja hoje, um dos profissionais mais desejados por todos os tipos de organizações.

Inspire-se e seja um Líder Coach de sucesso também!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!