Uma liderança eficiente é uma das principais competências procuradas pelo mercado nos dias atuais. Isso ocorre porque a cada dia surgem novos profissionais das mais diversas áreas, e, diante de tanta concorrência, ter diferenciais é um fator fundamental para se destacar, o que inclui a liderança e as suas competências associadas.

Ser um bom líder é, sem dúvida, a busca constante de muitas pessoas. Mas ser líder não é tão fácil quanto se imagina: essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e lapidada diariamente para alcançar a excelência. Por isso, se você deseja ser líder em algum momento, ou se já exerce essa função, mas deseja melhor continuamente, confira as 8 dicas que separamos a seguir para tornar-se uma grande liderança. Confira!

1. Planeje-se

Um grande líder é aquele que planeja as suas ações antes de executá-las. Por isso, antes de começar qualquer atividade ou delegar qualquer demanda aos seus colaboradores, procure planejar as tarefas e estabelecer prazos para serem cumpridas. Assim, será mais fácil mensurar os resultados.

Além disso, defina as metas da sua equipe e comunique-as a todos os integrantes. É importante que isso seja feito para que haja sintonia e colaboração dentro do time. Esse processo com certeza facilita e acelera a realização das atividades, não apenas dos colaboradores, mas também do próprio líder.

2. Inspire pessoas

Uma das principais características de um grande líder é inspirar pessoas. A atuação desse profissional reflete diretamente nas ações de sua equipe. Por isso, procure dar um bom exemplo e seja inspiração. Assim, o desempenho dos seus colabores será reflexo das suas próprias atitudes.

Diante disso, seja o profissional que você espera que os seus liderados sejam: assíduo, pontual, dedicado, competente, estudioso, proativo e que se relaciona bem com todo mundo. Demonstre as suas competências e mostre por que você chegou a essa posição de liderança. Inspire as pessoas com palavras e com atitudes diariamente!

3. Esteja aberto a contribuições

PSC

Para manter uma equipe engajada e com um bom desempenho, é fundamental promover um ambiente propício à criatividade, à colaboração e à cocriação. Exerça uma liderança democrática e esteja aberto a ouvir novas ideias, sugestões e opiniões.

Deixe que a sua equipe se sinta importante e que faz parte do time, e você verá como essa atitude simples pode impactar positivamente a produtividade. As decisões finais serão suas, mas é importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer, afinal de contas, cada um tem a sua especialidade, e pontos de vista distintos promovem escolhas mais estratégicas.

4. Respeite a sua equipe

Independentemente da hierarquia profissional, o respeito é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, tanto para um líder quanto para os seus subordinados. É uma via de mão dupla: respeite o seu time, e ele o respeitará também.

Lembre-se de que a sua equipe é formada por seres humanos, e não por números ou máquinas de produzir. São pessoas, que têm sentimentos, medos, preocupações, sonhos, objetivos e uma vida fora da empresa. Por isso, seja compreensivo com o momento que cada um vive. Aproxime-se dessas pessoas e mostre que elas podem confiar em você. Seja um líder firme, mas não autoritário ou intransigente.

5. Reconheça o seu time

É importante lembrar que um líder não é líder sem a sua equipe. Por isso, valorizar o trabalho dos profissionais é fundamental para conquistar os resultados almejados. Assim, sempre que possível, procure reconhecer a sua equipe, o que pode ser feito por meio de palavras de incentivo pelos bons trabalhos realizados ou de promoção e aumento de salário.

Lembre-se de que o reconhecimento é um fator fundamental para manter um colaborador motivado e comprometido com o trabalho. Sem motivação, a produtividade cai, e, consequentemente, o desempenho da equipe e potencialmente de toda a empresa caem também. Por isso, motive os seus colaboradores.

6. Ofereça feedbacks construtivos

O feedback é o processo em que o líder avalia o desempenho dos seus liderados e, depois, comunica os resultados obtidos a eles, individualmente. Com muito respeito e ética, apresente a cada colaborador os critérios da sua avaliação e como eles foram avaliados.

Reconheça os pontos positivos, citando também os pontos que precisam ser melhorados. Dê sugestões para que essas melhorias ocorram, como dicas, leituras, cursos e treinamentos. Esse processo deve ser feito de tempos em tempos para que os colaboradores tenham consciência de como o seu trabalho está sendo executado e para manter o ânimo e a motivação em todos eles, de modo que progridam nas suas respectivas carreiras.

7. Comunique-se com clareza

A comunicação é a chave do sucesso de qualquer líder, afinal de contas, tudo o que um líder faz depende dela. Revelar objetivos, delegar tarefas, explicar procedimentos, corrigir erros, prestar auxílio, dar exemplos, avaliar o desempenho, promover feedbacks e motivar as pessoas são as funções das lideranças, sendo que todas elas demandam habilidades em comunicação.

Portanto, a comunicação de um líder precisa ser extremamente clara e paciente. Ele pode demonstrar emoções, seja para alertar, seja para motivar. O importante é certificar-se de que todos tenham compreendido a mensagem e de que não restem dúvidas quanto ao que deve ser feito. Uma comunicação clara previne e soluciona muitos problemas nas empresas.

8. Não microgerencie

Por fim, é necessário ressaltar que por mais que a figura do líder deva ser sempre presente, acessível e comunicativa, ela não deve ser usada para microgerenciar. Microgerenciar é uma atuação problemática, em que o líder controla tudo aquilo que cada funcionário faz, não dando liberdade para que cada um aja da maneira que considera mais adequada.

Todo líder deve supervisionar o trabalho da equipe, focando no alcance dos resultados. Correções devem ser feitas e dicas devem ser compartilhadas, mas isso é diferente de controlar cada pequeno detalhe que o trabalhador faz. Dê liberdade para que o seu time trabalhe e, de tempos em tempos, verifique se o que está sendo feito está ou não dentro das expectativas.

Tornar-se um grande líder não é algo que ocorre do dia para a noite. Na verdade, trata-se de um processo, que é resultado do desenvolvimento de diversas habilidades, competências e atitudes. As dicas acima não esgotam os comportamentos de um grande líder, mas, certamente, são um bom ponto de partida para quem deseja ser bem-sucedido nessa posição!

E você, ser de luz, quais outras atitudes considera essenciais para ser um grande líder? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!