Como se tornar um bom líder de sucesso e não um mau chefe

© Depositphotos.com / pressmaster Direcionar profissionais rumo aos objetivos desejados pela organização não é uma tarefa simples, e exige não somente conhecimento técnico, como disciplina, comprometimento, visão estratégica e outra série de habilidades.

Apesar de serem termos semelhantes no que se refere à hierarquia, há uma grande diferença entre ser líder e ser chefe. Comandar uma equipe exige mais do que apenas atribuir funções e supervisioná-las, responsabilidades inerentes à chefia. É necessário saber inspirar os colaboradores e trabalhar junto com eles para mantê-los sempre motivados e dispostos a oferecer o seu melhor. E essas capacidades só podem ser encontradas em quem exerce efetivamente a liderança.  

Nesse sentido, podemos dizer que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. Distribuir ordens e cobrar resultados é uma responsabilidade de todos os superiores, mas o que destaca um bom líder é a forma como ele faz isso. Ele não somente avalia o processo produtivo, como também participa ativamente de cada etapa, orientando e inspirando os seus liderados a seguirem na mesma direção.

A famosa relação centralizadora em que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, estabelecida pela maioria dos chefes, acaba gerando um sentimento de medo entre os colaboradores. Na maioria das vezes, superiores que seguem esse tipo de conceito, enxergam seus subordinados apenas como números e impõem as suas ordens da maneira como julgam ser melhor. Já o líder é um motivador, conhece todos os membros de sua equipe e sabe valorizar as habilidades de cada um. Por esse motivo, ele desperta o respeito nas pessoas ao seu redor.

O chefe está somente voltado a alcançar os resultados almejados, enquanto o líder sabe que para atingir as metas com mais sucesso precisa investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Ele sabe atribuir tarefas respeitando as limitações de cada um dos seus liderados e os ajuda a superá-las. Por não valorizar apenas os resultados e sim o caminho para que eles sejam obtidos, o líder consegue uma produtividade maior e com mais qualidade.  

Como os resultados são melhores quando elaborados por uma equipe motivada, as empresas estão cada vez mais procurando pessoas com as qualidades de liderança para exercer os cargos de direção. Profissionais proativos, influentes, comunicativos, que saibam orientar e se colocam sempre à disposição para ajudar são os que mais se enquadram nesse perfil.

Apesar de alguns demonstrarem ter vocação para isso, todos podem aprender como se tornar um líder. Se você pretende ocupar um cargo de gestão, precisa desenvolver as habilidades que caracterizam um bom líder. Para isso, você precisa investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais são as principais características de um bom líder?

Exercer um cargo de gestão é um dos objetivos de vários profissionais, mas não é tarefa fácil conduzir os profissionais para alcançar os resultados almejados pela organização. Isso exige muito mais do que apenas conhecimento técnico, mas algumas habilidades fundamentais que somente um verdadeiro líder pode oferecer.

Abaixo, exponho algumas dessas características muito valorizadas no mercado de trabalho que diferenciam os bons líderes dos maus chefes.

Preocupe-se em desenvolver cada um dos membros de sua equipe

Um verdadeiro líder não fica apenas focado em resultados, mas também trabalhar constantemente para desenvolver cada um dos membros de sua equipe. Para isso, ele conhece bem os seus liderados, investe em seu potencial e os ajuda a melhorar os seus pontos fracos. Dessa forma, diferencia-se de um mau chefe porque, ao invés de apenas cobrar as demandas, treina, orienta e busca oportunidades para os seus colaboradores fazerem entregas com mais qualidade.  

Não seja individualista

Outra característica que diferencia um bom líder de um mau chefe é a sua capacidade de se enxergar como um membro de sua equipe e não como alguém diferenciado. Ele não se limita apenas a cobrar resultados e dar ordens, mas sabe que também deve participar ativamente das atividades. Dessa forma, comemora com sua equipe as vitórias, mas se responsabiliza pelos erros. Ele exerce um tipo de gestão focada em ensinar aquilo que sabe, ao mesmo tempo em que fica sempre aberto a aprender com seus subordinados.  

Saiba dar o exemplo

Essa é uma dica preciosa para todos que deseja potencializar sua liderança. Um bom líder deve ser exemplo para seus liderados, para que os comportamentos da sua equipe sejam reflexos de suas próprias ações. De que adianta você cobrar certas atitudes se você mesmo não as consegue segui-las? Com esse comportamento, você motivará e inspirará os seus colaboradores.  

Esteja aberto a contribuições

Seja um líder flexível e aberto a contribuições por parte de sua equipe. Aprenda a ser humilde e ouvir todas as opiniões, sugestões e novas ideias. Assim, seus colaboradores se sentirão importantes e darão o melhor de si em prol de bons resultados.

Dê suporte aos seus liderados

Outra dica importante para ser um bom líder e não um mau chefe é acompanhar seus colaboradores no dia a dia de trabalho. É importante ser flexível e dar autonomia a cada um quando necessário, mas também é imprescindível que você esteja junto com sua equipe, acompanhando as demandas e a evolução de cada um. Seja o suporte que eles necessitam!

Estabeleça um relacionamento de respeito

Honre e respeite a vida de cada colaborador. Lembre-se de que um nível mais alto na hierarquia não dá o direito de desrespeitar e humilhar os outros profissionais. Trate-os da mesma maneira que gostaria de ser tratado, pois eles são parte fundamental da equipe.

Vale lembrar que por trás de todos os resultados alcançados pela empresa estão as pessoas que, no dia a dia, dão o melhor de si em busca de grandes conquistas. Profissionais bem liderados e motivados produzem mais, se empenham mais e, consequentemente, alcançam importantes metas.

Como ser tornar líder com coaching

Existem diversos métodos de aperfeiçoamento para quem deseja aprender como se tornar um bom líder. O coaching é um dos mais eficientes, porque é focado na valorização humana. Por meio dele, os profissionais não aprendem apenas a desenvolver os seus próprios talentos, como também a promover a habilidade individual de seus liderados.

Um caminho que indico para se tornar um bom líder, é o curso Professional Self Coaching (PSC).  Desenvolvido por mim exclusivamente para o perfil dos profissionais brasileiros, esse treinamento o ajudará a conhecer a si mesmo, de modo a desenvolver o seu potencial infinito e combater crenças e comportamentos limitantes. Você sairá desse método preparado para gerir equipes e garantir resultados extraordinários!

E você, quais outras dicas considera importante para se tornar um bom líder e não um mau chefe? Deixe o seu comentário e compartilhe o conhecimento com seus amigos!