Quando falamos em autoaceitação, o que lhe vem à cabeça? Saiba que este é o primeiro passo para aprender como se aceitar do jeito que é e conquistar maior satisfação na vida, nas relações, no trabalho e em tudo o mais que fizer. A grande questão é que muitas pessoas não sabem como seguir este caminho e passam grande parte de sua existência se recriminando e não se valorizando como deveriam. Assim, ao invés de gostar de si mesmos, esses indivíduos acabam constantemente se sabotando.

Essa falta de autovalorização pode acontecer em decorrência de inúmeros fatores, ou seja, ninguém escolhe simplesmente não gostar de quem é e viver se boicotando. Neste sentido, destacam-se a falta de respeito, de patrocínio positivo ou mesmo de reconhecimento às qualidades e talentos, como elementos cruciais a que a pessoa também não se reconheça ou valorize a si mesma.

Outro ponto importante e decisivo neste processo de autoaceitação é a falta de autoconhecimento, pois quando o indivíduo não se conhece, também não consegue identificar e valorizar seus talentos, competências e habilidades pessoais e profissionais. Também não consegue enxergar com clareza quais são os seus pontos de melhoria e trabalhar para ser a sua melhor versão, para ser a melhor pessoa que ele pode ser para si mesmo.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Como aceitar a si mesmo?

1. Entenda o desenvolvimento pessoal como um processo contínuo

É importante honrar e respeitar a própria história para cada ser humano se aceitar do jeito que é, honrando os seus caminhos, escolhas, aprendizados, derrotas, erros e acertos. É preciso valorizar tudo o que lhe trouxe até aqui.  Mas claro, isso não quer dizer simplesmente “seja como é e esqueça a importância de evoluir”.

Se aceitar como é representa reconhecer os seus talentos e diferenciais, as suas lutas e conquistas, mas acima de tudo, buscar transcender tudo isso a cada dia, identificando e trabalhando os seus pontos de melhoria — aqueles aspectos comportamentais, emocionais ou mesmo técnicos que precisam ser melhorados e tendo um compromisso com o seu crescimento e amadurecimento constantes.

2. Reduza a sua necessidade de aceitação pelo outro

PSC

No trabalho e nas relações afetivas, familiares e sociais, somos muito mais felizes e completos quando não apenas o outro nos reconhece e valoriza quem somos e como somos. Isso faz parte, mas não nos faz completos. Precisamos unir a isso um elemento essencial chamado amor próprio. Ele sim ajuda a nos aceitar como somos e, a nos amar e a nos empoderar na medida certa.  Tudo isso se reflete em nossa autoestima, autoconfiança, empoderamento e na forma de nos relacionarmos com as pessoas à nossa volta e conosco.

A autoaceitação também impacta nos resultados que construímos a partir desta integração entre os nossos pontos fortes e aquilo que ainda precisamos melhorar. Assim, poderemos, todos os dias, assumir um compromisso verdadeiro de sermos os melhores seres humanos — pessoal e profissionalmente — que somos capazes de ser.

3. Não acredite nos padrões impostos pela sociedade

“Homem não pode demonstrar sentimentos”. “O corpo ideal é o corpo magro”. “Pessoas introspectivas não crescem na carreira”. Ao longo da vida, ouvimos uma série de frases como essas, que revelam o quanto a sociedade é capaz de impor padrões físicos e psicológicos para que as pessoas sigam.

Quanto mais uma pessoa for exposta a esses padrões — muitas vezes inalcançáveis —, mais ela verá a si mesma como alguém fora do que é aceitável. É por isso que há tantas pessoas sofrendo com suas aparências físicas ou com o seu próprio jeito de ser. Dia após dia, a televisão, a internet, as redes sociais e os filmes reforçam que as pessoas “têm que ser assim” ou que “não podem fazer isso”.

Esse tipo de ideia limita a liberdade das pessoas de serem quem de fato são e transforma a sociedade num grupo de pessoas cada vez mais iguais umas às outras, sem que de fato sejam felizes. Portanto, modere o tempo que você dedica às revistas, à televisão e às redes sociais. Não acredite no mundo idealizado que essas plataformas exibem, pois ele não é real. Ninguém é tão lindo e feliz quanto aparenta ser nas telas. Viva uma vida autentica, com altos e baixos, mas verdadeira!

4. Viva a sua vida, do seu jeito

Em vários momentos da vida, é natural que as pessoas acabem se comportando desta ou daquela maneira apenas para evitarem entrar em conflitos com as pessoas que amam, especialmente os pais ou companheiros amorosos. Fazer isso uma vez ou outra é natural. No entanto, não podemos sempre renunciar às nossas vontades apenas para agradar ao outro.

Só você sabe o que é ser você. Aliás, há uma frase popular que diz que “Você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra”. Portanto, viva a sua vida, de acordo com aquilo que representa felicidade para você. Não anule a si mesmo apenas para agradar aos outros. No fim das contas, quem terá que arcar com as consequências dos seus atos será só você mesmo.

Seja quem você é e faça aquilo que lhe proporcione alegria de viver. Desde que não ofenda a liberdade do outro, o importante é que você esteja feliz!

5. Autoconhecimento sempre!

“Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo” — José Roberto Marques. Aceitar essa verdade muda completamente a forma como vivemos o nosso dia a dia, as nossas atitudes, os nossos pensamentos e nos faz crescer mais rápido e melhor. Por isso, se você busca ter mais qualidade de vida e também uma relação amorosa consigo mesmo, busque aceitar e valorizar a pessoa maravilhosa que você é.  Olhe-se no espelho, veja quem é e agradeça por isso! Procure também entender as suas imperfeições, mas jamais faça delas desculpas para não evoluir.

Por fim, procure investir em seu autodesenvolvimento e dê o seu melhor para expandir as suas qualidades, talentos e competências. Também coloque foco em eliminar as crenças e comportamentos limitantes que sabotam o seu sucesso e felicidade e busque o seu melhor. Este é o caminho da autoaceitação e a melhor forma para aprender a amar e valorizar quem você é. Permita-se!

Lembre-se: se você cometer erros naquilo que fizer, saiba que eles são completamente naturais, pois não existe sequer um ser humano perfeito. Aprenda com as suas falhas e seja alguém melhor a cada dia. Apenas jamais deixe de ser você mesmo ou de se amar porque comete erros. Todo mundo erra, OK?

E mais: se você deseja acelerar o seu processo de autoconhecimento e melhorar a relação pessoal e profissional consigo mesmo, o processo de Coaching é ideal para você.

Se você gostou deste artigo, não se esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo e de compartilhá-lo por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por lopam